2026/06/01

Xiaomi prepara "Privacy Display" por software?

A Xiaomi parece estar a trabalhar num modo de ecrã "privado" por software, para o HyperOS 4.

O Galaxy S26 Ultra estreou um novo ecrã com capacidade de reduzir o ângulo de visualização de todo o ecrã ou de certas zonas do ecrã, e a Xiaomi parece querer replicar isso. A grande diferença é que, em vez de recorrer a novos ecrãs, a Xiaomi parece estar a trabalhar numa solução puramente por software, que deverá ser integrada no futuro HyperOS 4.

No S26 Ultra a Samsung recorreu a um ecrã criado de raiz, que conta com pixeis com ângulos de visão diferenciados. No modo normal são usados todos os píxeis, permitindo a visualização normal; no modo privado são usados os píxeis que apenas podem ser vistos directamente de frente, impedindo que alguém ao lado possa ver esses conteúdos. Mas, parece que a Xiaomi acredita que consegue obter um efeito idêntico usando apenas software - sem se saber exactamente como.
Se se tratasse de um ecrã LCD, seria possível imaginar que a Xiaomi utilizasse combinações de cores que se tornam mais difíceis de ver de lado (transformando a "desvantagem" de alguns tipos de LCD numa "vantagem"), mas com os ecrãs OLED a permitirem ângulos de visualização alargados, isso será mais difícil de replicar. Potencialmente, poderá fazer coisas como reduzir a luminosidade das áreas privadas, para dificultar a sua visibilidade, mas isso será algo que prejudicará tanto quem estiver a tentar ver de lado como o utilizador legítimo, não sendo uma verdadeira alternativa ao nível do ecrºa do S26 Ultra.

Por outro lado, sendo algo que será disponbibilizado através de uma actualização, não terá qualquer custo adicional para os utilizadores, o que se torna num imediato ponto positivo, mesmo que o seu efeito não seja tão eficaz quanto o desejado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)