2026/07/25

Antropic lança Claude Opus 5

A Antropic lançou o Claude Opus 5, que promete estar ao nível do Fable 5 mas a preço bastante mais reduzido.

A Anthropic revelou o Claude Opus 5, o novo modelo AI que sucede ao Opus 4.8 e promete oferecer um desempenho muito próximo do Claude Fable 5, mas por cerca de metade do custo. Em vez de um salto nas capacidades, o objectivo foi criar um modelo acessível para utilização diária, combinando maior eficiência com melhorias significativas em várias áreas.

Segundo a Anthropic, o Claude Opus 5 apresenta ganhos em programação baseada em agentes, resolução de problemas complexos, investigação científica, raciocínio multidisciplinar e utilização do computador. O modelo também produz resultados visuais de maior qualidade e é mais eficaz a verificar o próprio trabalho e a aperfeiçoar respostas até concluir uma tarefa. Um dos exemplos dados é um túnel de vento interactivo, com o qual os utilizadores podem brincar:



Na área da cibersegurança, o Opus 5 aproxima-se do desempenho do Mythos 5 na identificação de vulnerabilidades, embora continue significativamente atrás na exploração dessas falhas. A Anthropic relembra que o modelo não foi treinado especificamente para tarefas de cibersegurança, ao contrário do Mythos 5, cujo acesso continua limitado a organizações seleccionadas.

O Claude Opus 5 já está disponível em todas as plataformas da Anthropic. Passa a ser o modelo predefinido para os utilizadores do Claude Max e o modelo mais avançado disponível no Claude Pro. O preço mantém-se inalterado face ao Opus 4.8, com um modo Fast opcional que oferece uma velocidade até 2.5x superior para quem necessita de respostas mais rápidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)