2026/08/14

Suno lança Studio 2.0

O Suno lançou o novo Studio 2.0, que coloca um estúdio de edição musical ainda mais capaz no browser.

Numa altura em que continua a enfrentar processos de direitos de autor de alguns estúdios, e implementando medidas que angustiam os utilizadores (como o limite de downloads), o Suno tenta seguir em frente com nova versão do seu estúdio online.

O novo Studio 2.0 é uma grande actualização da sua plataforma de criação musical com IA, pensada para dar aos artistas maior controlo sobre o processo de produção. A nova versão aproxima o Studio de um DAW tradicional, permitindo trabalhar directamente com MIDI, áudio, efeitos, e automação, em vez de depender apenas de prompts de texto para gerar música. Uma das principais novidades é o suporte para MIDI, que permite importar, gravar e editar clips directamente na timeline. Os utilizadores podem também criar sons com um novo wavetable synth e até utilizar clips MIDI como prompts para gerar novo áudio. Quem não tiver um MIDI controller pode tocar notas através do teclado do computador.


O Studio 2.0 inclui ainda uma nova ferramenta "advanced stem separation", capaz de separar músicas em diferentes componentes com elevada qualidade de áudio, incluindo ficheiros importados de fora da Suno. A plataforma também recebeu efeitos de áudio e a possibilidade de criar plugins personalizados através de um chat integrado. A nova função Automation permite desenhar curvas para controlar parâmetros de faixas e plugins ao longo do tempo.

Para tornar o processo mais rápido, a Suno também adicionou uma Chat bar em beta que funciona como um colaborador virtual, capaz de criar instrumentos e vocais, desenvolver plugins e organizar uma sessão. Os assinantes Premier passam ainda a ter exportação ilimitada de multitracks e stems em 32-bit/48kHz.

É uma boa melhoria para o Suno que, por outro lado, também vai enfrentando modelos AI open-weight de geração de música, que podem correr localmente em qualquer computador, e com qualidade que se vai aproximando da que o Suno permite - como o recém-lançado MiniMax Music3.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)