A Anthropic anunciou os novos modelos Claude Fable 5.1 e Claude Mythos 5.1, apresentados pela empresa como as suas soluções mais avançadas para programação, análise de informação e resolução de problemas complexos. A nova geração oferece melhor desempenho em várias áreas, mas a melhor notícia é que promete reduzir os custos de utilização.
De acordo com a Anthropic, o Claude Fable 5.1 consegue igualar ou superar os resultados do Fable 5 com níveis de esforço baixos e médios, apresentando ganhos ainda mais significativos em tarefas que exigem raciocínio prolongado. A empresa diz também que o modelo supera versões anteriores da família Claude e alguns dos seus principais concorrentes em vários benchmarks de referência. Os modelos Fable 5.1 e Mythos 5.1 partilham a mesma base tecnológica, diferenciando-se sobretudo pelos níveis de proteção implementados. Enquanto o Fable 5.1 estará disponível para todos os utilizadores, o Mythos 5.1 ficará reservado a empresas e utilizadores norte-americanos integrados nos programas de acesso controlado da Anthropic.
A actualização promete reduzir em cerca de 60% as recusas indevidas relacionados com cibersegurança para utilizadores do Claude Code. Além disso, o Fable 5.1 promete custos até 25% inferiores em cargas de trabalho típicas e reduções que podem atingir os 45% em tarefas mais avançadas baseadas em agentes AI.
Infelizmente, passados os momentos iniciais, os problemas relacionados com o uso excessivo de tokens parecem permanecer e já estar a causar a mesma dose de frustração nos utilizadores que tem acontecido nas últimas semanas - levando a que muitos ameacem, ou concretizem - o fim das suas subscrições do Claude e a mudança para modelos da concorrência que têm tido melhor receptividade.I wrote this post without checking my timelines first.
— Chubby♨️ (@kimmonismus) September 1, 2026
It seems everyone's experiencing the same thing. Fable 5.1 is even worse than Fable 5 when it comes to rate usage.
I'm speechless.
At the same time, I'm running GPT-5.6 Sol Ultra right now and have hardly any problems with… https://t.co/ZcKhNLHl0b
Enquanto isso, também parece estar iminente a chegada de novos modelos da OpenAI, da Google, e da China já chegou nova versão do Qwen3.8 Max que o deixa ao nível do Fable 5.




















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)