2026/09/20

SpaceX desiste da Crew Dragon

A SpaceX não vai manter a cápsula Crew Dragon, forçando a NASA a optar pela cápsula Starliner da Boeing.

A NASA vai reforçar o apoio à cápsula Starliner da Boeing numa altura em que a SpaceX planeia retirar gradualmente a cápsula Crew Dragon. A decisão reduz as opções de transporte dos Estados Unidos, para assegurar uma forma fiável de transportar astronautas para a órbita baixa da Terra e para futuras estações espaciais comerciais após 2030.

A NASA deverá encomendar mais duas missões tripuladas da Starliner, além de ajudar a financiar correcções técnicas nos propulsores da nave e apoiar a sua certificação para lançamento num novo foguetão. Actualmente, a Starliner utiliza o Atlas V da United Launch Alliance, mas esse foguete também está a aproximar-se do fim da sua vida operacional. A Starliner continua marcado pelos problemas da sua primeira missão tripulada em 2024. Fugas de hélio e falhas nos propulsores obrigaram a nave a regressar à Terra sem a tripulação, deixando os astronautas da NASA Sunita Williams e Barry Wilmore por mais alguns meses na Estação Espacial Internacional até regressarem numa cápsula Crew Dragon. Apesar dos contratempos, a NASA e a Boeing continuam a trabalhar na resolução dos problemas técnicos para obter a certificação completa da nave.

Entretanto, a NASA atribuiu à SpaceX um novo contrato de 946 milhões de dólares para realizar mais três missões tripuladas à Estação Espacial Internacional, prolongando a utilização da Crew Dragon até 2030. No entanto, com a reforma da ISS prevista para o final da década e o desenvolvimento de novas estações espaciais privadas em curso, a agência espacial considera essencial ter uma segunda opção operacional. Neste momento, a Starliner continua a ser o principal candidato para assumir esse papel no futuro, não sendo ainda previsível saber quando é que uma futura versão tripulada da Starship poderá também servir de alternativa para essa função (neste momento ainda nem sequer entrou em órbita, algo que a SpaceX diz que irá tentar no próximo voo, que poderá ocorrer ainda este mÊs).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)