Qualquer pode transformar as ideias de jogos em realidade com o Google Playground.
A Google anunciou o Playground, uma nova plataforma que permite criar jogos recorrendo apenas a instruções escritas através de inteligência artificial, inteiramente no browser. Esta ferramenta experimental - que lamentavelmente só está disponível nos EUA por agora - foi concebida para utilizadores sem qualquer experiência em programação. É possível começar do zero, adaptar instruções existentes, assim como testar os jogos de imediato, alterando elementos como as regras, a física, as personagens e os cenários através de comandos em texto.
Depois de concluírem um jogo, os utilizadores podem partilhá-lo através de uma ligação ou publicá-lo na galeria Playground Explore, onde outras pessoas poderão descobri-lo e jogar. Alguns géneros também terão suporte para multijogador e tabelas de classificação dentro dos jogos.
O Playground utiliza os modelos Gemini, Nano Banana e Lyria da Google, combinados com um sistema desenvolvido e aperfeiçoado através dos jogos e testes internos da empresa. A plataforma será gratuita, mas os subscritores do Google One terão limites semanais de tokens mais elevados consoante os respetivos planos.
É uma excelente forma de qualquer pessoa poder revisitar velhas memórias de jogos que já não existem, ou de materializar ideias de jogos que gostava que existissem. A par da promoção das apps vibe coded com acesso directo na Play Store, é uma excelente ideia da Google que faz antever o futuro dos jogos e apps na era AI em que qualquer pessoa poderá criar o que lhe passar pela cabeça. Só é pena que ainda só esteja disponível nos EUA.
2026/10/15
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)