Mostrar mensagens com a etiqueta Perguntas dos Leitores. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Perguntas dos Leitores. Mostrar todas as mensagens

2011/05/07

Perdidos e Achados

A nosso grupo de conversa tem sido local onde qualquer pessoa pode discutir assuntos e partilhar ideias, no entanto ontem uma pergunta algo polémica criou uma enorme onda de contestação - e rapidamente perceberão porquê.

Um participante lembrou-se de perguntar:

Tenho um colega que encontrou um iPhone, e pediu me ajuda para o desbloquear, uma vez que está bloqueado por código e bloqueado à rede XXXXX!

Alguma ideia de como desbloquear ?

Ora, moralismos à parte, a questão rapidamente se pode resumir à um único aspecto, como foi prontamente relembrado pelo meu caro colega e amigo Nelson Cruz:
Segundo o Código Penal:
Artigo 209º
Apropriação ilegítima em caso de acessão ou de coisa achada

1 - Quem se apropriar ilegitimamente de coisa alheia que tenha entrado na sua posse ou detenção por efeito de força natural, erro, caso fortuito ou por qualquer maneira independente da sua vontade é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias.
2 - Na mesma pena incorre quem se apropriar ilegitimamente de coisa alheia que haja encontrado.
3 - O procedimento criminal depende de queixa. É correspondentemente aplicável o disposto nos artigos 206º e 207º.

Ou seja, nem se coloca a questão de um telemóvel/smarthone ser um artigo facilmente identificável, ainda para mais no caso de um iPhone, que provavelmente estará a enviar a sua localização para o respectivo dono - trata-se unicamente de ser, logo à partida, algo ilegal, e que se aplica a qualquer coisa que encontrem, seja ela um valioso gadget ou um simples objecto "sem interesse".

Portanto, se encontrarem um iPhone perdido na rua... a pergunta que devem colocar é: como poderei eu fazer com que ele seja devolvido ao seu legítimo dono o mais rapidamente possível.

2010/12/05

Perguntas dos Leitores: Computador para Edição de Vídeo

A estrear esta nova rubrica  Perguntas dos Leitores surge uma questão do Nuno Choupina, que prentende um computador para edição de vídeo e  imagem:

Estava a pensar montar um computador agora antes do natal para aproveitar o iva que actualmente está em vigor. O problema é que o orçamento não estica e gostava que alguém entendido da matéria me desse uma segunda opinião. O computador vai ter como principal finalidade processamento de video (adobe premiere)  e edição de imagem.

Tinha pensado nesta configuração, à qual estava a pensar fazer um pequeno oc:

AMD Phenom II X6 1055T AM3
Asus M4A88TD-V EVO/USB3
2x GSKILL PC3-12800 4GB Ripjaws CL9 (2x2GB) DDR3
OCZ Onyx Series 32GB SSD 2.5" SATA II
Samsung SpinPoint F3 1TB 7200RPM 32MB SATA 3.5"
Zotac GeForce GTS450 1GB GDDR5 PCI-E
OCZ 500W StealthXStream II
Samsung DVD-RW SH-S223F SATA Black Bulk
Cooler Master Elite RC-333

Preço total +/- 750 €

(...)

O sistema parece-me equilibrado, mas sugeria apenas algumas coisas para consideração:



Quanto ao CPU, por apenas mais 10€ poderás optar pelo Phenom II X6 1075T, de 3.0Ghz.
(Relativamente aos overclocks, não recomendo nada, especialmente para "trabalho" - é preferível ter um sistema estável e consistente do que estar a arriscar com acelerações não recomendadas.)

Já que para tirar proveito dos 4GB terás que ir para um OS de 64bits, talvez não fosse pior considerares já mais alguma ram extra: 8GB, por exemplo. Programas como o Premiere e Photosop agradecem toda a memória que lhes puderes dar, especialmente para trabalhos "pesados".

De igual forma, e mesmo tendo visto que já consideraste um SSD para disco de arranque;  talvez não fosse má ideia preveres um 3º disco;  (mesmo que de menor tamanho), que pudesses usar como disco para ficheiros temporários, paging file, zona de trabalho, etc.
Digo isto porque, há várias operações de edição que poderão ser muito aceleradas com esta configuração (o que considerando o baixo custo actual dos discos, me parece vantajoso) - e até já poderia funcionar como um primeiro nivel de backup para caso de falha de um disco.

Quanto ao local de compra, Portugal, sem dúvida. Tens bastantes lojas por cá que praticam preços bem competitivos, e como referiste, sempre te dão mais descanso em caso de ser necessário activar a garantia.

Uma coisa igualmente importante quando montas um sistema, é fazeres testes intensivos durante os primeiros dias (stress-test, burn-in) para garantir que o sistema funciona sem falhas. Não há nada pior do que ter um computador que depois "se passa" quando estás a meio de um trabalho importante. Para isso já bastam os bugs de software... não precisamos de falhas de hardware a ajudar a festa! :)


E por último, embora não tenhas referido... será preciso não esquecer o monitor. No mínimo um de 24" com resolução FullHD, que já aparecem por aí a preços interessantes... embora te aconselhe optares por um com painel IPS que te dê maior fiabilidade nas cores (é incrível o quanto muitos LCDs ainda falham nesta área). Ao ponto de, tonalidades perfeitamente visíveis num LCD IPS, serem completamente invisíveis noutros LCDs... É algo que para trabalho gráfico seria altamente recomendado, mas como sempre, tudo dependerá do orçamento disponível.