2008/05/15

Splashtop - A morte do Sistema Operativo?

Nem de propósito, ando eu aqui a discutir o futuro dos sistemas operativos, e a Asus vem confirmar o que eu já dizia há muito.

Ainda ontem, explicava eu a um amigo: o núcleo principal de um sistema operativo eficiente poderia muito bem resisidir numa memória Flash de alta-performance integrada na motherboard (ou num slot), funcionando um pouco como aqueles computadores "antigos" que traziam o Basic no firmware.
Nada disso impedia que muitas mais funcionalidades estivessem presentes no disco rígido, podendo até sobrepôr-se completamente à versão existente no firmware. Mas tal como a BIOS actual - estaria lá, para quem a quisesse usar.

A Asus aproximou-se desse campo há uns tempos atrás, quando anunciou algumas motherboards com uma versão "embedded" de Linux chamada Splasthop, que permite que um utilizador tenha acesso imediato a um mini-sistema operativo, com browser para navegar na net, falar com o Skype, e mais algumas coisas.



Para uma grande parte da população, é mais que suficiente para fazer bastante coisa sem ter sequer que "ligar" o computador. Para quê aguentar longos segundos (ou mesmo minutos) apenas para poder clicar no browser para ver o email?

Embora isto estivesse apenas disponível nas motherboards Asus "topo-de-gama", a Asus demonstrou interesse em integrar o Splashtop em todas as suas motherboards.

Considerando o volume de vendas da Asus, é da maneira que o Splashtop vai ter um empurrão bastante bem-vindo para se aproximar do grande público - em vez de ficar restringido a um mercado bastante mais reduzido de "geeks" interessados nestas coisas.

Poderá a morte do sistema operativo - tal como o conhecemos hoje - mais próximo do que se poderia imaginar?

via [Engadget]

2 comentários:

  1. Na minha opinião, é capaz de ter sucesso, a maioria do pessoal hoje em dia apenas uma msn, browser e mais nada, e jogos é na consola. O ponto forte desse sistema é também a segurança, livres de vírus será mais seguro aceder ao nosso banco online, efectuar compras online, etc.

    ResponderEliminar
  2. Já para não falar no monte de aplicações que cada vez mais se muda para o espaço "Online", como os Google Docs, e até aqueles desktops virtuais que simulam um computador numa página Web.

    Como contrapartida, ficamos cada vez mais dependentes da nossa ligação à net...
    (por algum motivo tenho alguns amigos que já nem aguentam ter apenas uma ligação à net, tendo duas - de diferentes operadores - para servir de "backup"! :)

    ResponderEliminar