2008/09/16

Usabilidade ou Funcionalidade?

Todos nós queremos o máximo de funcionalidades nos nossos aparelhos, mas quase sempre isto acaba por ser inimigo da usabilidade (facilidade de utilização.)

Mas até que ponto é que as pessoas preferem algo simples de usar versus algo cheio de funções? Funções essas que provavelmente nem vão usar - mas isso é outro assunto...

Não tenho nada contra as funcionalidades extra, desde que isso não interfira com as funções básicas do aparelho.

Vejamos o caso da evolução dos menus de utilização de um dos gadgets de maior sucesso nos últimos anos: o iPod.

[Imagem: Gizmodo]

De um menu originalmente fácil de entender e usar, com meia dúzia de opções, passamos para um menu que é um autêntico pesadelo.

Não quero com isto dizer que a crescente procura de mais e melhores funções seja impossível de conjugar com a simplicidade - a Apple demonstrou isso muito bem com o interface usado no seu iPod Touch e iPhone - que --imagine-se-- permitem ouvir música com apenas 2 toques, menos do que os agora necessários num iPod "clássico."

Felizmente os fabricantes estão agora bem conscientes disto: uma longa lista de funções já não é suficiente para convencer os consumidores; é necessário que essas funções sejam realmente fáceis de usar.

Após anos a treinar as pessoas para usarem este tipo de equipamentos, começamos a assistir ao processo inverso - programar os equipamentos para que se adaptem a um uso fácil e intuitivo.
Veja-se a revolução que o iPhone foi na altura, ao ser lançado apenas com um botão - resolvendo instantâneamente a questão que atormenta milhares de pessoas que querem usar os seus aparelhos: "Mas em que botão devo carregar?"

Finalmente os interfaces de interligação "homem-máquina" começam a ser factor preponderante na escolha dos produtos - e espero que programadores e fabricantes não se esqueçam disso.

Porque, a verdade é que ninguém quer ser obrigado a ler um manual de instruções para começar a usar um aparelho. Ler o manual, sim... admite-se, se for para aprender a lidar com opções avançadas; mas para o uso básico e essencial isso tem que ser de aprendizagem instantânea.

2 comentários:

  1. Mesmo assim continuam intuitivos de usar.
    Obviamente que com a evolução teria de ter mais formas de o "afinar" consoante o gosto pessoal de cada um e algumas mais funcionalidades.

    Mesmo assim não pretende fazer tudo como o tenta a concorrência... radio FM por exemplo, etc.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso, nos menus até tens mais essas opções - so que estão escondidas e só aparecem quando ligas o periférico respectivo: rádio FM, o pedómetro da NIKE, etc. :)

    Se fossemos a contar com essas opções, então... ui... :)

    ResponderEliminar