2009/05/13

JVC apresenta Camara de Video de 8K

A JVC pode apenas recentemente ter terminado a produção de leitores/gravadores VHS, mas se pensam que eles não estão preparados para o futuro... estão bem enganados.

Ora vejam esta câmara de vídeo JVC com 8K de resolução.

Para referência, não se esqueçam que a maioria das emissões de "alta-definição" que chegam a nossas casas são apenas 1280x720p. E mesmo quando consideramos os filmes em Blu Ray, estamos a falar de uma imagem de 1920x1080p (aproximadamente equivalente ao cinema digital 2k.)

Nos estúdios e cinemas melhor equipados, trabalha-se com qualidade 4k (4096 x 2048.)

No entanto, esta câmara da JVC permite captar uns incríveis 8912 x 4320 - quatro vezes mais píxeis que o standard  4k de cinema digital. Por este andar, já não falta muito para termos um IMAX digital! :)

Isto quer também dizer que a minha velhinha TV de 50" com 1280x720, poderia ser esticada para os 350" (quase 9 metros de diagonal!) mantendo a mesma densidade de pixeis. :)


Ainda bem que a alta-definição convencional começa a democratizar-se e a ficar de baixo custo, tal como aconteceu com o DVD na sua altura (lembram-se de quando era necessário ter placas aceleradoras MPEG2 para se poder ver um DVD de forma fluida num computador? ehehe ;)

2 comentários:

  1. Não vás muito mais longe. Experimenta editar e aplicar efeitos de distorção, sobreposição de videos (layers), e outras montagens em videos 1080p AVCHD 24 Mbits ou mais e pré-visualizar os resultados em tempo real num computador topo de gama sem acelerações CUDA (o DXVA2 deixa de ser opção mal tenhas layers no video).
    Ah... pois... não dá! Precisas de uma gráfica que te acelere isso. Uma Nvidia com suporte Cuda, dado que mais ninguém suporta isso ainda.
    Em www.pcmanias.com há um artigozinho sobre o CUDA.

    ResponderEliminar
  2. O CUDA apenas vem permitir fazer isso em hardware mais acessível (e tirar partido da enorme potência que os GPUs actuais têm, e que passam a maioria do tempo desaproveitados).

    Não te esqueças que há anos que se trabalha em formato digital (quem se pode esquecer do Video Toaster no Amiga?) mas eram coisas reservados para um segmento "profissional".

    ResponderEliminar