2009/07/11

iPhone TomTom Car Kit

A chegada do aguardado software de navegação GPS TomTom para o iPhone parece estar a sofrer sucessivos atrasos. Depois de ter sido demonstrado na apresentação da WWDC da Apple, muitos esperavam poder utilizá-lo já nestas férias... mas parece que não será o caso, estando programado apenas para "mais tarde neste Verão", a par do lançamento de um kit automóvel para o iPhone.



A adaptação do TomTom ao iPhone não foi fácil.

Para começar a recepção do próprio sinal GPS no iPhone não é comparável à que existe numa unidade dedicada, introduzindo erros de posicionamento que podem arruinar a experiência. Para além disso o iPhone não possui giroscópios ou hardware que permita estimar a sua posição quando perde o sinal GPS (talvez o acelerómetros e a bússula digital do novo 3GS possam ser usado para esse efeito?)

O LCD de 3.5" do iPhone, grande quando comparado com outros smartphones, é já um pouco reduzido quando comparado os ecrãs de 4.3" e superiores que são agora comuns nos sistemas de navegação dedicados; aliado ao facto da maioria dos possuidores de iPhone não terem suportes nos automóveis que permitam a utilização segura do mesmo enquanto conduzem.

Depois temos ainda os problemas técnicos: uma vez que o iPhone não permite programas a correr em segundo-plano todos os programas são obrigados a encerrar durante uma chamada telefónica, tornado a navegação impossível duirante esse período. Algo que não sucede com uma unidade dedicada, mesmo as que oferecem serviços telefónicos.


É por isso mesmo que a TomTom foi "obrigada" a desenvolver um sistema satisfatório para minimizar estes problemas, recomendando o uso do seu kit automóvel Car Kit TomTom (embora não seja obrigatório utilizá-lo.)
Para começar, este kit inclui um receptor GPS dedicado, com melhor desempenho que o do iPhone. A App TomTom no iPhone utiliza automaticamente este GPS quando está ligado ao kit, melhorando a prestação do sistema ao navegar em áreas problemáticas, como cidades, ou locais onde hajam bastante obstáculos que impeçam uma recepção do sinal GPS satisfatória no iPhone.
O Car Kit inclui também um speaker que proporciona uma melhor qualidade áudio e de maior volume, essencial para as indicações por voz durante a navegação.
Proporciona ainda um local seguro para colocarem o vosso iPhone enquanto conduzem, permitindo ajustar o ângulo, rotação ou posição do mesmo, recarregando o mesmo enquanto estiver conectado.

Possui ainda outras funcionalidades de áudio, com uma ficha de audio out que permite ligar o iPhone e car kit ao vosso sistema de som; um microfone que permite que o usem como um alta-voz bluetooth. (Mesmo com o iPhone fisicamente ligado ao car kit, as chamadas são feitas através  de bluetooth.)



Por isso mesmo, duvido que isto possa chegar até nós a um preço competitivo que não nos faça pensar duas vezes sobre se valerá a pena investir nisto, ou se devemos antes comprar uma unidade dedicada.
Se estamos a falar de um kit que vamos manter instalado no automóvel a maior parte do temp, porque não ter uma sistema de GPS dedicado que não deixa de nos dar indicações quando recebemos uma chamada?

De qualquer maneira, se estão interessados no TomTom para o iPhone podem registar-se no site para receberem informações assim que estejam disponíveis.

6 comentários:

  1. Verdadeiramente estou interessado e' no iPhone. Depois da pré-reserva na Vodafone ainda nao há novidades ?

    ResponderEliminar
  2. Não acho que o GPS do Iphone seja assim tão fraco. Haverá outros produtos do género com um GPS melhor???
    Actualmente tenho instalado o Navigon e para já tem funcionado 5 estrelas. Não é nada de outro mundo, mas o suficiente para o uso que lhe dou.
    Gostava de saber é que produto irá lançar a NDRIVE.

    ResponderEliminar
  3. @Anónimo
    É pena que a Vodafone pareça estar "esquecida"... Não percebo porque motivo têm atrasado tanto.

    @EG
    Não será a questão de ser fraco, mas não será tão optimizado para a recepção GPS como uma unidade dedicada. Algo que poderá piorar ainda mais no caso de ser usado "à balda" no interior de um veículo, em vez de num suporte que ofereça a melhor recepção possível.

    ResponderEliminar
  4. De facto. Nem novas, nem mandadas ! E' estranho a Vodafone nao dizer nada.

    ResponderEliminar
  5. Um telemóvel nunca substitui uma unidade dedicada. Basta ver lado a lado o meu NDRIVE a correr na unidade dedicada e no meu N95. Apesar de funcionar bem no telemóvel as diferenças de performance são brutais. Não só a fluidez é diferente (apesar de fluido em ambos os lados), mas o posicionamento é bem mais tardio no telemóvel. Se eu me encontro a passar uma esquina de uma rua o aparelho dedicado coloca-me nesse local. Já o telemóvel tem atrasos e muitas vezes até indica que estou a passar uma rua que já acabei de cruzar. Um telemóvel é um GPS de desenrrasque, mas não é uma peça dedicada, e como tal não se pode esperar que a substitua a 100%. Mas dai se a usar um receptor externo para compensar isso estamos a brincar... O que vem a seguir? Um ecrã externo? Um telefone externo?

    ResponderEliminar
  6. Mário, não sei como se portava o teu, mas o TomTom no Nokia 6600 corria que era uma maravilha, e nunca me deixou ficar mal (se não contarmos com túneis ehehe) :D

    De resto concordo contigo, que um aparelho dedicado é uma aparelho dedicado! ;)

    ResponderEliminar