2009/09/02

Petabytes de Baixo Custo

Numa altura em que eu próprio ando envolvido em procurar soluções de armazenamento fiáveis que evitem dores de cabeça, eis que vou dar com este excelente artigo que fala das soluções encontradas pela BackBlaze para os seus problemas de armazenamento.

Para começar, analise-se a diferença de custos de um petabytes de dados (ou seja: 1000 Terabytes)

Como se pode ver, a diferença de preços entre o custo dos discos e das soluções apresentadas por várias empresas é esclarecedor - e por isso mesmo a BackBlaze decidiu criar o seu próprio sistema (tal como o Google o fez) conseguindo poupanças significativas, e que agora partilha com todos nós.

Para isso conceberam os seus módulos de armazenamento, os BackBlaze PODs, cada um com 67TB por apenas $7,687.


Curiosamente, todo o acesso a estes pods é não é feito via iSCSI, NFS, SQL, ou Fibre Channel, mas sim *exclusivamente* via HTTPS.

Para saberem todos os detalhes e uma lista detalhada de todos os componentes e os seus preços, não deixem de dar um salto a este artigo de como construir armazenamento de larga-escala bom e barato.



Não é que necessite de tanto espaço para mim... mas dá sempre para aproveitar ideias e reduzir as coisas à nossa medida. :)

6 comentários:

  1. É super positivo este tipo de empresas partilharem as soluções e relatarem todo o tipo de problemas e soluções.

    Caso fosse a MS ou a Apple certamente estaria com uma patente em cima e tudo no "segredo" dos deuses.

    ResponderEliminar
  2. Hmm, https? Deverá haver um overhead do caraças nas comunicações :o\

    Por outro lado...é algo inovador :oD

    Gostava de ver benchmarks disso! ;o))

    Eu queria era um sistema de ficheiros distribuído que permitisse instalar um daemon numa máquina, lançar o bixo e "estava pronto" - pronto a funcionar em redes instáveis com alta redundância! Onde o "cliente" que pendurasse nesse "disco partilhado" apenas via o espaço total do disco (variável).

    É claro que algo assim nunca pode ser visto como um disco (de acordo com as definições e implementações actuais do que é um disco) MAS...era bom :oP

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  3. @Luis

    Segundo eles:
    "None of those technologies (iSCSI, no NFS, no SQL, no Fibre Channel) scales as cheaply, reliably, goes as big, nor can be managed as easily as stand-alone pods with their own IP address waiting for requests on HTTPS."

    Mas não esquecer que estão a correr soft deles para gerir tudo isso:

    "... the only access we then allow to this totally self-contained storage building block is through HTTPS running custom Backblaze application layer logic in Apache Tomcat 5.5"

    ResponderEliminar
  4. Novo vídeo de Backblazee: http://www.youtube.com/watch?v=Wm7Rp5u8Q1g
    Vimeo não está funcionando.

    Gleb Budman
    CEO, Backblaze

    ResponderEliminar
  5. @Gleb Budman

    Thanks, updated. :)

    ResponderEliminar
  6. 1 Petabyte são 1024 Terabytes. Tal como um Gigabyte são 1024 Megabytes. Lá por os tipos do marketing não saberes isso, os engenheiros não se podem deixar enganar...

    ResponderEliminar