2009/10/12

Noticias do Dia

O que acontece quando uma operadora de telecomunicações não faz backups, alternativas ao gestor de tarefas do Windows, passwords e o Photoshop para o iPhone são os destaques de hoje.


Alternativas ao Task Manager do Windows


Pessoalmente, não vivo sem o Process Explorer do Mark Russinovich, mas se estiverem fartos do Task Manager do Windows, o site Lifehacker apresenta-vos algumas alternativas ao gestor de tarefas do Windows bem interessantes (algumas que eu nem sequer tinha ouvido falar.)

Photoshop chega ao iPhone

Para os fãs da fotografia e manipulação digital de imagens que possuam um iPhone, podem agora usar o Photoshop no iPhone. Esta App é gratuita e permite enviar imagens directamente para a vossa conta Photoshop.com (embora tenha limite de 2GB - se quiserem mais terão que optar por um plano pago no site.)


T-Mobile "limpa" Sidekicks

O Sidekick é um dispositivo que tem vários milhões de clientes em vários países - mesmo se por cá permaneça praticamente desconhecido. Podem pensar nele como uma espécie de "iPhone", já que também depende da ligação à rede para grande parte das funcionalidades.

Assim sendo... e para relembrar a extrema importância dos backups, o que sucederia se a própria operadora perdesse todos os dados relativos aos equipamentos dos seus clientes?

Foi isso mesmo que aconteceu com a T-Mobile e todos os seus sidekicks. Durante o upgrade do sistema de armazenamento, algo terá corrido mal e... o que é certo é que até a venda de novos sidekicks foi suspensa por agora.

Pensava que estas empresas já tivessem noção de que não se pode/deve brincar com os dados dos seus clientes - espero que lhes sirva de lição (e a todos os outros.)


Passwords ou Passphrases?

E para terminar, nada como ler este interessante artigo sobre algo que está presente no nosso dia a dia mas que muitas vezes não damos o devido valor: as passwords.
Goste-se ou odeie-se, fazem parte da nossa vida na Internet; usámo-las para fazer login no email, nos chats, nos blogs, no twitter, nos bancos online... em todo o lado.
Têm a certeza de que a vossa password oferece a protecção adequada?
Mais do uma palavra passe, a melhor opção passa pela utilização de uma frase passe, com um número substancialmente maior de caracteres, onde alguns deles sejam substituidos por números e símbolos.

Portanto, se ainda são daquelas pessoas que utiliza a data de nascimento ou o número do BI como password... mudem-nas já hoje... antes que se venham a arrepender.

7 comentários:

  1. e dps damos com sites q n aceitam passes com caracteres não alfanumericos, ou maiores de 6 caracteres
    pff

    ResponderEliminar
  2. A Adobe deu um grande passo ao fazer o Photoshop mobile... contudo a aplicação, que é gratuita, só existe unicamente na AppStore americana.
    Ainda temos de aguardar até ela aparecer na nossa Store.

    ResponderEliminar
  3. João Sousa12/10/09 15:12

    O caso T-Mobile faz-me pensar duas coisas.

    Primeiro, algo desse género acontecer só se pode dever a uma profunda incompetência. Uma empresa deste género, com tal responsabilidade, não se pode sequer dar ao luxo de ter apenas uma cópia de segurança. Terá que ter uma cópia da cópia e talvez ainda uma terceira cópia. E verificar a sua integridade antes de fazer algo, para garantir.

    Segundo, é mais uma acha para a minha desconfiança na "Cloud", pois nunca gostei da ideia de dar pleno controlo sobre a minha informação a outrem. Só confio nas nuvens para ter uma cópia da minha informação ou, em alternativa, para ter a minha informação da qual possuo uma cópia.

    Mas isto sou eu, que sou neurótico.

    ResponderEliminar
  4. A T-Mobile com uma enooorrrrmmmeeee ajuda da MS!

    Afinal, trata-se da mais recente "inovação tecnológica" ao ancião BSOD. Eis o MASD - Microsoft Azure Screen of Death.

    Claro que a T-Mobile não tem desculpa por não implementar um sistema de backup mas de facto o serviço pertence e é fornecido pela Microsoft-Danger.
    Notavelmente, andam há mais de uma semana a tentar compreender o que aconteceu!
    Suspeita-se de uma alteração do hardware, mais propriamente um upgrade da SAN Hitachi. Sendo este o caso, é deveras alarmante para todos aqueles que pensam em alinhar no Azure!
    Estas "clouds" estão a dar que falar. O "hype" inicial está-se a tornar em "hell"... :-)

    @braço.

    PS: Segue um link interessante:
    http://blogs.computerworld.com/14894/danger_microsoft_loses_t_mobile_sidekick_hiptop_users_data

    ResponderEliminar
  5. Não querendo estar a meter a mão no fogo, eu ainda vou confiando no Gmail pela sua arquitectura ser relativamente bem conhecida... E estamos a falar de um serviço gratuito.

    Para os dados mesmo *sérios* faço como o João Sousa disse: ter em triplicado em casa e usar a cloud como "quadriplicado". :)

    ResponderEliminar
  6. mas n gostaram de uma das threads dos comments, q a MSFT fez isto de proposito para fazer user mudar do SK para o WinMo? lolol
    vindo deles, td e' possivel

    ResponderEliminar