2010/02/16

Asus O!Play Air HDP-R3

A ASUS teve a gentileza de me enviar um media player O!Play AIR HDP-R3 para análise, e depois de vários dias a utilizá-lo, eis as minhas considerações.


Este O!Play Air é um dos mais recentes modelos de Media Players capaz de ler filmes FullHD 1080p que se tornaram populares nos últimos anos.
Quem me acompanha por aqui há algum tempo sabe que sempre fui fã dos Popcorn Hour, e mais tarde - com o surgimento dos leitores sem disco interno - dos WD TV.





Este leitor da Asus dispensa igualmente o armazenamento interno, recorrendo a uma panóplia de portas e métodos de acesso a conteúdos noutros dispositivos:
  • USB (2 portas)
  • Ethernet
  • Wifi (b/g/n)
  • Multi card reader (SD, MMC, CF, MS, MS DUO)
    e até...
  • eSATA (numa ficha partilhada com USB)

Quanto aos formatos suportados, não deverão ter problemas com qualquer conteúdo que lhe atirem:
  • Divx/Xvid, MKV, TS, VC-1, MOV, MPEG, H.264, Full HD 1080p, FLV, DTS, AC3, Dolby Digital, AAC, WAV, WMA,  MP3, FLAC, OGG e até Real Video RM/RMVB.
  • Nas fotos: JPEG, BMP, GIF, TIFF, PNG.

Os factores que o separam da concorrência são: a inclusão de WiFi N (os outros leitores deste tipo nem costumam vir com WiFi - alguns deles recorrendo a adaptadores WiFi via porta USB) e o eSata.

Estranhamente, embora o suporte para ficheiros .ts apareça como sendo suportado, não funcionou com um .ts de teste de codificação a 22Mbits que aqui tinha.
No entanto, tal poderá dever-se ao bitrate "exagerado" e incomum, e não deverá ser factor impeditivo para a maioria das utilizações, sendo que os formatos mais utilizados por quem procura este tipo de aparelhos serão os DIVX e os MKV em H.264 com bitrates bem mais reduzidos .

Quanto às saídas, poderão encontrar saídas digitais: HDMI e SPDIF; e também analógicas: video e audio (sempre úteis quando apenas se tem um Televisor mais "antigo" à disposição.)


[Material fornecido com o O!Play - Cabo AV, comando, manual, CD, fonte de alimentação]

Infelizmente, um dos componentes críticos estava em falta: o cabo HDMI. No meu caso não foi grande problema, já que tenho "um caixote" cheio de cabos de todos os tipos já para prevenir este tipo de coisas, mas... para a maioria das pessoas que compre este O!Play Air e vá a correr para casa com vontade de o experimentar no seu televisor de alta-definição, pode ser um "balde de água fria." (No entanto, esta é a prática corrente no mercado.)

[Cabo HDMI - NÃO INCLUIDO!]


Uma vez que existia um firmware mais recente (1.06p) no site da Asus, tive também oportunidade de ver que tal se processava o processo de actualização. Embora o manual não seja muito explícito nessa parte (não diz se devemos utilizar o ficheiro comprimido ou descomprimido) basta extrair o ficheiro "install" de dentro do zip e colocá-lo na raiz de uma Pen USB.

Update: já está disponível a versão 1.09p que introduz algumas novidades que acrescentarei em breve. Podem encontrar as mais recentes actualizações para o Asus O!Play Air aqui.

Depois basta aceder ao system menu, que a par da versão actual exibirá também a nova versão existente na PEN, e permitirá fazer a actualização.
Estranhamente, da primeira vez que tentei fazer a actualização, o O!Play simplesmente fez um reset, ficou "desligado" alguns segundos, e depois voltou a ligar-se; quando fui verificar a versão, estava ainda a anterior. Repeti o procedimento, e desta vez o reset levou-me para um ecrã diferente, com uma barra de progresso a indicar a actualização do firmware.

Um pequeno aparte sobre o comando - seria agradável ter um método alternativo de controlo, para os casos em que o comando fique sem pilhas, esquecido em qualquer lado, ou que se avarie. Na impossibilidade de colocar teclas no aparelho, não seria mal pensado permitir a ligação de um teclado USB para esse efeito.

[Ecrã principal do O!Play]

O passo seguinte foi "passear" pelas configurações para ver que tal estavam: seleccionar o modo 16:9, HDMI com a resolução correcta (720/1080 a 50/60HZ, ou mesmo os 1080p a 24fps), áudio SPDIF raw (deixando isso a cargo do amplificador), e ligar-me via WiFi à minha rede.
(O processo de introdução da chave de acesso é feita com os códigos hexadecimais... seria mais prático poder optar pela introdução de "texto" directamente via um teclado qwerty virtual.)

[Ecrãs de configuração do Asus O!Play Air]

Estando ligado à rede, rapidamente pude aceder às pastas partilhadas (quer em Windows, quer em Linux). E aqui começaram a notar-se as limitações deste tipo de aparelhos: a selecção do ficheiro a ver, seja ele vídeo/música/foto, torna-se impraticável se tiverem centenas de ficheiros.
Mesmo com a possibilidade de saltar de fazer "página abaixo", deslocar o cursor até à foto número 1000 no meio de 2000 fotos é tarefa que irá demorar bastante tempo. Para quem tiver ainda mais milhares de ficheiros multimédia, será uma frustração.
Seria agradável ter um método de pesquisa, ou um método de navegação mais adequado a estes casos.

Outro pormenor: no meu computador Linux tenho hábito de usar symlinks - uma espécie de "atalhos" - na pasta partilhada para aceder a outras pastas que quero aceder temporariamente. O O!Play air não reconhece esses "atalhos". O problema pode ser resolvido partilhando as pastas em questão, mas... fica o aviso.


Tendo-se seleccionado um ficheiro com um vídeo de formato reconhecido, este começa imediatamente a ser mostrado em formato "preview" (opção que pode ser desligada nas configurações.)


Quanto à qualidade de reprodução do vídeo, o O!Play não demonstrou qualquer problema a ler filmes nos mais variados formatos (incluindo 1080p), nem mesmo nas cenas "mais puxadas" com muita acção em todo o ecrã (factor para o qual contribui o WiFi N quando em modo wireless, já que uma ligação a 54Mbits não seria suficiente nestes casos). Seleccionar entre diferentes pistas de áudio ou legendas (SRT, SUB, SMI, SSA) também é feito facilmente graças a dois botões dedicados no comando.



Temos também acesso a funções de fast-forward em diferentes velocidades, saltar para a frente a intervalos de 1, 5, 10 minutos (conforme seleccionarmos nas configurações), e fazer zoom em partes da imagem - mesmo com o vídeo a decorrer - e que inclui até um zoom de 0.9x que poderá reverlar-se útil em televisores que façam um overscan agressivo que corte as margens da imagem.



A função de visualização de fotos é também interessante, uma vez que permite ver as vossas fotos directamente de um cartão de memória, e em FullHD (certamente já se terão apercebido que ver as fotos em "low-def" num LCD FullHD não é lá muito... bonito.



O O!Play permite fazer um slideshow das fotos (e ordená-las pela data presente nas informações EXIF), com vários efeitos configuráveis, incluindo o sempre agradável efeito de movimento "Ken Burns". Permite também copiar as fotos (ou outros ficheiros) de um dispositivo para o outro; por exemplo, do cartão de memória para um disco disco USB.

[Cópiar ficheiros de um dispositivo para outro]

Quanto ao áudio, não aprofundei todas as capacidades. Existe um botão no comando que selecciona imediatamente músicas de forma aleatória, mas... penso que o publico alvo deste tipo de equipamento será o "vídeo" e não o áudio.
Mas, falando em áudio, este O!Play tem a particularidade de fazer o "downmix" do áudio DTS.
Ou seja, se quiserem levar este HDP-R3 para casa de um amigo para verem uns filmes em alta-definição, não se precisam preocupar com a existência ou não de um amplificador AV com descodificador DTS. Podem simplesmente usar a saída áudio em stereo directamente do O!Play (ou redireccioná-la para o áudio HDMI.)

[Consumos: Desligado/Ligado]

Uma palavra final para os consumos eléctricos (que estamos numa altura em que tudo tem que ser considerado.) Fiquei alegremente surpreendido por ver que este ASUS O!Play gasta... 0 Watts quando desligado! Ao contrário daqueles aparelhos que - mesmo em standby - continuam a gastar dispendiosos watts, este não necessitará que o desliguem fisicamente da tomada.
Em funcionamento... outra boa surpresa, o consumo fica-se pelos 7 Watts (compare-se com as muitas dezenas, ou até centenas de Watts gastas por um PC "media center" - e considere-se as horas de filmes que vêem ao longo de um ano.)
Para além disso é completamente silencioso, o que é também um factor importante para quem estiver a ver filmes a altas horas da noite com volume reduzido, onde até as ventoinhas mais silenciosas de um PC podem "estragar" o ambiente.

Actualização:
Devido ao último update (1.09P) o O!Play ganhou algumas novas funcionalidades (que estavam anunciadas mas ainda não estavam implementadas) nomedamente: os serviços online.


Passamos assim a ter centenas de canais de "TV" via internet, rádio, fotos (Flickr e Picasa) e também o estado do tempo. Se o serviço dos canais de TV e rádio funcionou como era suposto, tentar aceder às fotografias no Flickr crashou o leitor. Se por um lado isso se explica com a "pouca maturidade" do firmware, não se pode desculpar que as marcas lancem um produto "inacabado" ou "em testes" cá para fora, com os clientes a servirem de beta testers - ou eventualmente nunca terem um produto verdadeiramente acabado. Motivo pelo qual tive que actualizar a tabela de prós e contras para contabilizar este facto.


Em conclusão: não substituindo um computador media center "completo", que oferece muito mais funcionalidades e capacidades de gestão e organização de vastas bibliotecas multimedia, este O!Play Air é o complemento ideal para todas as situações onde isso não é factor crítico:
Têm um HTPC na vossa sala principal, mas querem ver uns videos FullHD no televisor que têm no quarto, na cozinha, ou noutra sala? Vão visitar uns amigos e querem mostrar-lhes alguns filmes e fotos? Querem levar as vossas séries e filmes favoritos para verem nas férias?
Se sim, então este Asus O!Play Air será a escolha ideal.

Embora o seu preço seja ligeiramente superior a alguns modelos de outros fabricantes, a inclusão de WiFi N, eSata, leitor de cartões integrado, e a funcionalidade de DTS downmix tornam-no num equipamento difícil de igualar.

Por isso tenho o prazer de lhe atribuir:

Asus O!Play HDP-R3: Recomendado pelo Aberto até de Madrugada!

Prós:
  • Simples e prático de usar
  • Preço competitivo
  • Compatibilidade com os variados formatos de vídeo/áudio e a capacidade DTS downmix
  • Leitor de cartões de memória integrado
  • WiFi N e eSATA

Contras:
  • Comando com ângulo de utilização reduzido
  • Navegação em pastas com muitos ficheiros
  • Firmware ainda em desenvolvimento (adicionado aquando do update 1.09p)


O Asus O!Play Air HDP-R3 pode ser encontrado nas lojas a preços na ordem dos 127-150 euros.
Em alternativa, poderão considerar o WD TV Live ou o Egreat M-34A.




Actualização 29-11-2010: se pretendem aumentar as funcionalidades do vosso O!Play, fiquem a saber que é possível meter-lhe o firmware do HD2. (Como sempre, alteração a fazerem por vossa conta e risco!)

223 comentários:

  1. Defacto o consumo é surpreendente bom....

    O preço deste aparelho também é bom se considerarmos que já têm Wireless N.

    Carlos, como são o formato das legendas se dá para aumentar a fonte e se as configurações ficam salvas "algures" para quando se liga novamente o aparelho, acho que este é um factor muito importante para a maioria dos interessados!

    Para mim além das legendas juntamente a visualização de ficheiros através da rede são o mais importante neste tipo de aparelhos!

    Mas no geral fico com boa impressão deste Asus.

    ResponderEliminar
  2. não percebi bem o tamanho do bicho, é do tamanho do tapete do rato?

    ResponderEliminar
  3. Hey grande Carlos,

    Parece muito fixe! E fico muito contente pela Asus te ter enviado um desses aparelhos para testes. Es das pessoas que mais respeito tenho no que toca a testar gadgets :o)

    Houve uma coisa que me escapou no teu review, que tipos de partilhas e que isso le exactamente? Pelo que percebi, SMB/CIFS, certo?

    Ja agora (por curiosidade), le tambem NFS, FTP e outros? O que me interessa mais e, SEM QUALQUER DUVIDA, SMB, mas fiquei curioso!

    Como penso que sabes, andava a procura de um aparelho com as caracteristicas deste! Vou ver se consigo encontra-lo ca ah venda nos States!

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar
  4. Encontrei estes dois mas nao sei qual e a diferenca?

    http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/B002YK1FFI/ref=pd_luc_mri?_encoding=UTF8&m=ATVPDKIKX0DER&v=glance

    e

    http://www.amazon.com/gp/product/B002MCZJ3C/ref=pd_luc_hashrec_04_01

    O ultimo parece ser o da tua review?

    Hugz!
    Luis

    ResponderEliminar
  5. 0 Watts sem contar com o transformador, certo?

    ResponderEliminar
  6. Dos Passos16/2/10 19:01

    O!Play AIR HDP-R1 encontra-se por €82.
    O R3 (o do post), conforme as lojas, custará entre €127 e €150 euros. É pelo menos mais 50%.
    Posso estar enganado mas o R3 só tem mais wireless e leitor de cartões. Acho que vou ficar pelo R1.

    ResponderEliminar
  7. Oh kie, obrigado pela dica!

    E que, pela imagem, o segundo e que parece ser o que o Carlos recebeu (o que tem wifi nao tem as fichas RCA - pelo menos na photo nao mostra)!

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar
  8. Bruno Fernandes16/2/10 19:24

    Há alguma forma de medir potência sem o transformador? heheh

    Parece um bom leitor com dts e norma n, só lhe faltava ligar um teclado.. por enquanto continuo inclinado para um i3/H57 (e talvez gráfica, se der pra desligar) com undervolt, quando alguém finalmente fizer uns testes aos consumos :]

    ResponderEliminar
  9. O desligado é tipo standby, isto é, está pronto a ser ligado pelo comando?

    ResponderEliminar
  10. e Parabéns pela review ;)

    ResponderEliminar
  11. Dos Passos16/2/10 20:19

    Continuam por aí a aparecer umas máquinas bonitas.
    Vê lá se arranjas esta, também da Asus, para review.
    http://goo.gl/kK0m

    ResponderEliminar
  12. Rafaelmarques disse

    Este Asus agora com a nova e recente actualização 1.09P, não tem pura e simplesmente adversário à altura tendo em conta a relação preço qualidade. Um dos únicos defeitos que tem, que não é exclusivo da Asus sendo um produto novo ainda traz muitos erros em que as novas firmwares não resolvam.

    ResponderEliminar
  13. Obrigado aos comentários de todos, estou a ver que estas análises são um sucesso. (E em breve terei mais equipamentos para testar pessoalmente! :)

    @Nasp
    Há opções para definir o tamanho das legendas. Só quando li o teu comentário é que me lembrei que esse é efectivamente um ponto importante para muitas pessoas (mas que eu não uso e, como tal... "esqueci-me" de aprofundar.)

    Vi que dava para alterar o tamanho das legendas, mas não verifiquei se o tamanho se mantinha "gravado." Vou tentar testar isso mais em pormenor.

    @Naovouporai
    O tamanho é semelhante ao de um "disco externo."

    @Luis
    Só pude testar com as partilhas de rede que tenho cá em casa.
    Quanto aos modelos, há vários O!Play, certifica-te que é mesmo um O!Play Air HDP-R3, para evitar confusões com os modelos anteriores.

    @BUGabundo
    Com o transformador ligado, pois claro. Estou a medir os consumos "na tomada".

    @metRo_
    Para além disso, só tem "standby", não tem "off" físico (pelo que permite sempre ser ligado só com o comando.)

    @Dos Passos
    Esse não estará fora de questão para análise futura. :)

    @Bruno Fernandes
    Como disse, este O!Play não substitui um "HTPC", mas é um complemento perfeito para quem quiser portabilidade ou simplicidade de utilização, sem fiaradas a chatear, e a um preço bastante competitivo. (Claro que colocar um "PC" completo a gastar menos de 40W... isso é que já não será tarefa para todos.)
    Quanto ao meu Giada com consumo de 20W anunciados (e que tem gasto 45W), contactei os fabricantes - mas estão de férias e só me respondem a partit do dia 22. :/

    @Rafael
    Ainda não actualizei para essa versão. Vou experimentar e ver as novidades. :)

    ResponderEliminar
  14. Umas dúvidas de mera curiosidade dado que estas são as grandes falhas da maior parte dos aparelhos.
    As legendas são amarelas ou brancas? E no caso de serem brancas possuem contorno a preto?
    MKV com h.264, 1080p 24 Mbits ou superior, testaste? Muitos aparelhos HD leem HD, mas engasgam-se todos quando os bitrates sobem acima dos 24 Mbits.
    Sabes qual o chip que equipa isso?

    Sou sincero que estes aparelhinhos me fascinam, e o facto de este ter wifi incorporado era o ideal para meter no meu escritório e ir buscar os filmes ao meu MEDIA CENTER PC da sala.

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  15. Como disse, não perdi muito tempo a explorar a parte das legendas - vou tentar ver isso com mais detalhes.

    Do que vi, as legendas eram brancas, e sem contorno (ou pelo menos, não eram contornos que "chateassem"), não sei se terá mais "modos" diferentes.
    No entanto, pessoalmente são as que prefiro... tal como vês no cinema.
    Legendas amarelas ou com contornos carregados... isso faz-me lembrar os tempos dos videoclubes e filmes série Z! :)


    Quanto ao bitrate, como disse, o ficheiro que tenho mais "puxado" era um TS a 22Mbits, e o O!Play não o reconheceu (vou ver se o ultimo update faz alguma diferença.)

    No entanto, é bastante difícil apanhares um filme com esses bitrates. Pelo que li, o chip do O!Play nao era dos mais "potentes", pelo que - para quem tiver o objectivo de ler HD em altos bitrates, talvez seja melhor optar por um aparelho com chipset mais potente.

    ResponderEliminar
  16. eskeci me de dizer: o WDTV tb n segue symlinks em extFS.

    ainda tou pra ver um transformador q n tem consumo :\

    ResponderEliminar
  17. @BUGabundo

    É fácil de veres um transformador a não ter consumo: não lhe ligues nada na saída. (fica o circuito aberto, a electricidade nem "corre"! :P

    Agora, se o transformador tem perdas, isso é óbvio que sim... mas neste caso estava a medir o consumo total: transformador, com todas as suas perdas, mais o O!Play em standby; e o consumo era inferior ao que o medidor permitia mostrar (<1W.)

    ResponderEliminar
  18. Adorei o post.
    Parabéns!!!
    Well done!

    ResponderEliminar
  19. Parabéns.

    Continua que nós vamos apreciando.


    Obrigado

    ResponderEliminar
  20. Eu pergunto estas coisa por um motivo simples:

    As legendas devem preferencialmente ser brancas e com um pequeno contorno preto para que se vejam em fundos igualmente brancos. Existem aparelhos que as põem a amarelo ou brancas sem contorno nenhum.

    Já os 24 Mbits são actualmente o standard das Câmaras de Video HD, por isso não é de escandalizar que as pessoas prefiram um aparelho que leia isso.

    ResponderEliminar
  21. Isso só experimentando. Não tinha por aqui nenhum desses clips de 24mbits.

    ResponderEliminar
  22. Já existe preço para este player?

    http://nunes91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. @nn pc

    Mencionei isso no fim do post. Uma pesquisa online retornou preços entre os 125-150 euros.

    ResponderEliminar
  24. Carlos, faço eco do que o pessoal escreveu aqui em cima: bela análise!

    Mas tenho outra dúvida: que medidor de consumos é esse que usas? Confesso que era coisa que gostava de ter.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  25. @Rui
    (É bom ver-te por aqui! ;)

    Aquele medidor é um das "fabulosos" medidores que aparece no Lidl regularmente. Custa 10 euros e é altamente recomendável para que todos tenham em casa para controlar os consumos dos seus equipamentos. :)

    ResponderEliminar
  26. Para veres o respeito que te tenho: Lidl! here i come!


    Abraço!

    ResponderEliminar
  27. Ehehe. Mas olha que isso só lá aparece de tempos a tempos, não é coisa que tenham sempre em "stock."

    ResponderEliminar
  28. Luis Costa17/2/10 19:26

    Aqui pelo Entroncamento passaram à poucas semanas...

    Bela review Carlos! Parabéns

    ResponderEliminar
  29. Post ligeiramente corrigido, mas faço-vos o resumo:
    O ultimo update 1.09p traz serviços online (TV, Radio, Fotos, etc.)
    Se alguns funcionam bem, outros crasharam-me a box por duas ou três vezes.

    As legendas, permitem mudar o tamanho, cor, posicionamento, etc. No entanto, parece-me também que ainda estam um pouco "bugalhados". Uma vez, ao tentar mudar o tamanho das legendas com o filme a dar, crashou.
    Outras vezes deixava de permitir mudar o tamanho...
    Portanto... o firmware ainda tem que evoluir mais um pouco nessas questões.

    ResponderEliminar
  30. > No entanto, parece-me também que ainda estam um pouco "bugalhados".

    HYEEEEE!!

    ResponderEliminar
  31. Bugabundo:

    Neste caso nao havera stress em seguir symlinks porque a box le de uma partilha :o) [pelo menos e para isso que o vou usar] :oD

    Carlos:
    Ja agora, o meu chegou hoje! ;o))
    Ainda nao o liguei porque estou no trabalho mas logo ah noite ja o vou experimentar!

    Obrigado por mostrares este bixo!

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar
  32. "Esbarrei" com este post.
    http://mygpslostitself.blogspot.com/2010/02/minha-review-asus-oplay-air.html

    Mesmo sendo um modelo anterior fiquei "confuso".

    Alguma "segunda opinião"?

    ResponderEliminar
  33. @Kincas

    É o meu amigo Luis, a quem tinha recomendado este leitor. Infelizmente ele estava a contar que aquilo fosse outra coisa, e provavelmente tinha as expectativas demasiado elevadas: querer comparar um destes leitores com um PC com XBMC, por exemplo, não é propriamente uma batalha justa.

    Como já expliquei lá nos comentários (e em conversa com ele) continuo plenamente tranquilo com a análise que fiz ao O!Play, para o efeito que considero ser aquele a que se destina, e continuarei a recomendá-lo.

    Face aos leitores semelhantes que existem no mercado, continua a ser o que me parece mais interessante e a oferecer mais funcionalidades.

    Que não fique é a suspeita de que fiz uma análise "tendenciosa", como já por lá alguém comentou, de falar bem do leitor apenas para continuar a receber material da ASUS. Não é nada disso, e não existe qualquer pressão ou obrigação nesse sentido - nem eu aceitaria se assim fosse!
    Já por várias vezes tenho "descascado" na Asus (em todas as outras marcas)...

    Nas análises que eu fizer, escrevo o que muito bem me apetecer conforme aquilo que eu achar que devo dizer.

    Tento ser o mais imparcial possível, e por isso indico os seus pontos positivos assim como negativos.

    Como é lógico, é praticamente impossível cobrir "todos os casos", e centro-me nos usos que eu lhes daria, ou que me parecem mais prováveis (e por exemplo, no O!Play, nem me lembrei da questão das legendas - e que acrescentei posteriormente quando perguntaram sobre isso.)

    Assim sendo... espero que esteja explicado.

    A minha review mantem-se inalteravel, mas este episódio serve para mostrar que todos temos necessidades (e expectativas) diferentes, e que o facto de uma pessoa estar contente pelo seu AUDI A5 ser muito mais potente que o seu anterior FIAT UNO não invalida que alguém venha dizer que o AUDI é uma "merda" porque afinal um Ferrari ou um Rolls Royce é muito melhor...

    ResponderEliminar
  34. Não é "por aí".

    E vindo que quem vem aquele comentário, não lhe dou grande credibilidade. Isto por similaridade com outras "análises" que o mesmo fez e postou.

    Apenas estranhei pois uma coisa é não gostar e outra é chamar uma m*rda. Mas agora ainda fiquei com a opinião sobre o autor mais marcada.

    ResponderEliminar
  35. Olá Carlos, tudo bom ? Gostei muito de seu texto, pude montar boas opiniões a respeito. Estou com algumas duvidas, se puder me responder eu agradeço: Arquivos de musica em pastas diferentes tocam sem problemas ? Com relação as legendas, acentuação funciona ?
    Muito obrigado !

    ResponderEliminar
  36. @Pucallpa

    Nas legendas que experimentei (que não foram muitas, admito) os caracteres apareceram todos direitos.

    Quanto às musicas, não aprofundei muito esse aspecto (na minha opinião, o objectivo fundamental destes leitores é que toquem vídeo HD, já que para música existem muitas outras opções, e até mais baratas) - pelo que experimentei apenas o modo normal, de seleccionar os ficheiros (ou pasta) e ouvi-los.

    Pelo que vi (pelo menos na versão de firmware que testei) não me pareceu que desse para fazer playlists com várias pastas.

    ResponderEliminar
  37. Olá Carlos, obrigado pela atenção. Concordo que o player é voltado para video mas alguns detalhes o tornam melhor que outras opções por isso meu interesse.

    Mais uma vez, obrigado !

    ResponderEliminar
  38. Olá,
    Bela review.
    Carlos pode me dar a sua opinião e/ou comparação entre este asus e este Xtreamer que encontrei:
    http://www.xtreamer.net/
    Cumprimentos,
    João

    ResponderEliminar
  39. O Xtremaer também não me parece má opção, tem o DTS downmix, e embora não tenha WiFi de série (gasta uma porta USB) oferece a possibilidade de montar um disco 2.5" interno.

    Parece-me ter também um comunidade numerosa em seu redor, o que deve dar alguma segurança quanto a updates constantes.

    ResponderEliminar
  40. Obrigado pela opinião!
    Cumprimentos.
    João

    ResponderEliminar
  41. Obrigado pela opiniao!

    será que me sabes dizer se a porta "Ethernet" também é de giga ou é só 10/100.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  42. Pelo que sei, é apenas Ethernet 10/100Mbits.
    (Caso fosse 1Gbit, era de esperar que fosse amplamente "marketizado", com mais meia dúzia de autocolantes na caixa! ;)

    ResponderEliminar
  43. Anónimo1/3/10 18:40

    Olá sou novo aqui no forum,mas tenho acompanhado o que me levou a comprar este Asus que está a funcionar bem,mas não consigo ver fixeiros do pc nem por red sem fios nem por cabo,porque tenho as duas configuradas,daí que tenho o O!LINK instalado e coloco lá uma pasta com fotos,só não sei o que devo por onde diz SSID,depois no leitor faço ok onde diz RED a seguir My Neighbors ok ele procura aparece uma pasta com o nome ok procura e aparece um quadro a pedir o ID do usuario de RED e contrasenha,mas já esperimentei quaze tudo e não dá,se me poderem ajudar agradeço.Dimanche

    ResponderEliminar
  44. @Anónimo

    Isso dependerá certamente do sistema operativo onde está a fazer a partilha da pasta.

    No meu caso, experimentei aceder a pastas em computadores com Ubuntu e Windows 7 e não tive problemas.

    ResponderEliminar
  45. Anónimo2/3/10 15:30

    No meu caso tenho ainda o Windows XP.
    Dimanche

    ResponderEliminar
  46. Anónimo2/3/10 22:26

    peço desculpa, nao sei se é o sitio certo!

    qual é a tua opiniao sobre este " XTREAMER e-TRAYz "??

    É melhor é pior, basicamete a tua opiniao!

    Agradecendo já a tua atencao

    ResponderEliminar
  47. @Anónimo

    Já tinha falado do Xtremer num comentário ali em cima:
    "O Xtreamer também não me parece má opção, tem o DTS downmix, e embora não tenha WiFi de série (gasta uma porta USB) oferece a possibilidade de montar um disco 2.5" interno.

    Parece-me ter também um comunidade numerosa em seu redor, o que deve dar alguma segurança quanto a updates constantes."

    ResponderEliminar
  48. Anónimo3/3/10 17:39

    mais uma vez obrigado pelas tuas repostas!

    entao uma vez que a porta ethernet é só 10/100 e tendo eu um router de giga será que me compensa mais ligar por wireless? tendo eu as duas ipoteses de ligacao? e o O!PLAY suportar norma N?
    o meu maior problema/receio é dos 1080p que aquilo nao corra como é de esperar.
    masi uma vez obrigado

    ResponderEliminar
  49. Os 100Mbits do ethernet são mais que suficientes para ver 1080p, em WiFi, para 720p uma ligação Wifi 54Mbps é suficiente em 99% dos casos, e até mesmo para alguns 1080p mais "calmos" - embora neste caso recomende o WiFi N ou a ligação ethernet.

    ResponderEliminar
  50. Anónimo4/3/10 00:09

    Pedia o favor de ajuda na actualização do Firmware de 1.05 para 1.09 é que no support. da asus encontra-se ( Global (DLM))( Global )(China) ( P2P )em qual deles devo sacar o fixeiro e penso que é no 1.09 (Pal).Tambem tem o Source code (1)para que serve?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  51. Podes decarregar o firmware de qualquer um desses sites: experimenta o Global e o Chines, já que os outros utilizam o download manaager e torrents, que poderão ser um pouco mais "complicados".

    O Source code é o código fonte original, o qual são obrigados a fornecer já que provavelmente se basearam numa plataforma Linux open-source com licença que obrigava a isso. Para um utilizador normal, não terá qualquer interesse - para um programador, poderá servir para estudar o programa, corrigir e adicionar novas funcionalidades, etc.

    ResponderEliminar
  52. Anónimo4/3/10 10:05

    Parabens Carlos, boa review.
    Se permitirem a opinião de um leigo, acho que realmente um aparelho deste tipo é 90% usado para quem tem uma tv a 1080p e deseja ver filmes em hd ou full hd, as legendas acabam por ser importantes, todo o resto é floriado em que excluindo as ligações wirless e e-sata, qualquer disco externo multimedia faria. Portanto para ver fotos, ouvir musica nao necessitam gastar tanto dinheiro.
    Devo dizer que comprei à 2 meses um "memup mediagate nx hd" e que já está encostado, pois ao principio achei que o DTS não era importante,o amplificador descodificava, mas mesmo assim tinha de converter os filmes para AC3 e pronto. Até me chatear ao verificar que mesmo alguns em AC3 falhavam. Desde a semana passada que tenho o ASUS R3 e digo, acabaram-se os problemas, até agora levou com tudo e não reclamou, a satisfação só não está a 100% porque de facto e o unico ponto fraco até agora detectado foi a leitura inicial do meu disco externo "kiosk 2.5 USB" mas repito é só inicial porque depois nao "gagueja", e isto é o que realmente interessa num dispositivo deste género("Não gaguejar e levar com tudo"). Mesmo assim e para aprimorar e chegar aos 100% estou pensando seriamente mudar o disco externo actual para um e-sata, mas não sei se vai resolver, pois estou sem saber se é da leitura do ASUS ou do disco externo? Já agora fica a pergunta para quem já tenha a experiência.
    Cumpts,
    Nuno

    ResponderEliminar
  53. Sim, como disse a questão das legendas tinha-me passado ao lado (já que habitualmente não as uso) mas reconheço que é importante para a grande maioria das pessoas, e daí o ter "voltado a elas" depois de me terem lembrado disso.

    Quanto aos engasganços do disco externo USB, o ideal seria experimentares com outro disco USB - para ver se não será causado pelo controlador usado no teu "kiosk".
    (Tenho "caixas" que - com o mesmo disco instalado - dão apenas 10MB/s de escrita, enquanto outras dão 20MB/s, o que mostra bem as diferenças que se podem encontrar nesses controladores.)

    ResponderEliminar
  54. Anónimo4/3/10 23:47

    Obrigado Carlos pela dica da actualização já fiz correu bem tenho agora o Português que para mim é importante,mas as legendas ficaram mais compactas com menos espaço entre palavras,nada de grave,estou muito satisfeito.
    Continuo sem conseguir passar fixeiros por rede,nem com nem sem cabo será por ter o XP, mas tenho red no OPLAY.
    Já agora sobre prêços,comprei na CHIP 7 por 139,00 eles não tem,mas encomendei.
    Obrigado e fiquem bem.

    ResponderEliminar
  55. E já definiste no XP quais as pastas que queres partilhar?

    ResponderEliminar
  56. Anónimo5/3/10 10:12

    Eu penso que sim fiz a autorização da partilha,coloco no programa aparece com a mãozinha lá,só não sei o que devo escrever em SSID depois de clicar em Set SSID,isto parece anedota,mas sou um pouco básico nestas coisas.
    Se fosse possível e não querendo chatiar muito podias-me dar um resumo dos passos a dar no funcionamento do O!Link? É que funciono cá em casa com dois programas identicos sem problemas e este não consigo.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  57. Já não o tenho, não te sei dizer "passo-a-passo" como fazer.
    Pelo que me lembro, ele detectou a rede WiFi e só precisei meter o código de acesso.
    (E se tudo correr bem ele indica que está ligado.)

    A única coisa que pode baralhar um pouco é que o código tem que ser introduzido em código ASCII. Ou seja, se a tua password fosse "12345" tinhas que introduzir como sendo "3132333435".
    (onde o códido da letra "1" corresponde a "31", etc. etc.)

    ResponderEliminar
  58. Esse codigo de acesso que dizes ter colocado, corresponde ao de segurança do roteador ?

    Pode dizer como descobrir código ASCII a ser usado já que não os conheço

    ResponderEliminar
  59. No Router wifi deverás ter um secção onde defines as palavras de acesso à rede Wireless.
    Nessas páginas deverás poder ver qual o código utilizado que deverás introduzir no O!Play.

    Algo do género do que poderás ver neste video.

    ResponderEliminar
  60. Parabéns pelo belo release. Uma dúvida, ele tem um client torrent? Não conhecia o blog, agora acompanho de perto tudo.

    ResponderEliminar
  61. Obrigado.
    Não, este Asus não tem cliente Torrent (pelo menos, não tinha na versão de firmware que testei.)

    Mas considerando que até no WD TV é possível instalar um cliente de torrent, deverá ser possível fazer o mesmo neste O!Play (embora possa obrigar a andar a "inventar" para ter acesso root, etc.)

    ResponderEliminar
  62. Desculpa a pergunta mas o meu codigo é
    6XpX8q6HpX8rX8686qXp e não consigo transformar em ASCII.
    É possivel uma ajuda ?
    Obtigado.

    ResponderEliminar
  63. Utiliza um conversor string-ASCII como este.

    Para o teu código o resultado em hexadecimal dá:
    36 58 70 58 38 71 36 48 70 58 38 72 58 38 36 38 36 71 58 70

    ResponderEliminar
  64. Luiz (Rio de Janeiro)14/3/10 03:51

    Olá gostaria de compartilhar uma informação com todos. Usei uma case com HD de 1TB e o aparelho não reconheceu , depois outro dia testei novamente e funcionou, para logo depois não reconhecer novamente o dispositivo de armazenamento. Foi ai que passei a observar com atenção como estava fazendo todo processo para quando funcionasse descobrir o problema. A solução encontrada foi ligar o ASUS O'PLay e a gaveta do HD mas não conectar ainda a gaveta na porta USB depois de algum tempo com ambos ligados (1 minuto mais ou menos) espetar o cabo USB. Todas as vezes que procedo dessa maneira o dispositivo é reconhecido, se altero qualquer parte dessa rotina , não reconhece o HD de maneira nenhuma .
    Hehehehee vai entende ro que se passa.

    ResponderEliminar
  65. Acabei de receber o meu R3, mas ao ler os comentários anteriores percebi que já está disponivel a actualização 1.09P. segui o link mas não domino o Inglês logo não cheguei ao pretendido posso pedir que me informem como chegar ao novo Update?

    ResponderEliminar
  66. Tens que ir à pagina dos updates da ASUS:
    http://support.asus.com/download/download.aspx?SLanguage=en-us

    Escolher "multimedia, digital media player, oplay Air" -> Pesquisar.

    Depois tens que seleccionar "Linux" como sistema operativo (é o OS do O!Play e nao o do cliente) e escolhe o último firmware - nesta altura o 1.12P

    ResponderEliminar
  67. Anónimo1/4/10 22:16

    ora boas,antes de mais o meu agradecimento por todo este reportório do(maquinao)acabei de comprar o meu,não resisti...mas tou com problemas em fazer a ligação wireless do oplay que esta no meu quarto para o disco externo que esta no escritório!
    tenho 1 disco Western Digital 1tb com ligação cabo de rede ao router wireless também da asus ,penso que o problema esta em definir o disco no utilitário que se instala no PC...aparece a mensagem "interface is invalid",não sei o que fazer...alguém me ajuda,caso consiga resolver posto aqui..xau ai

    ResponderEliminar
  68. Anónimo1/4/10 23:13

    ok...ja consegui...muita fixe...era mesmo isto que estava a espera,é um bom investimento...acreditem..xau ai

    ResponderEliminar
  69. Anónimo1/4/10 23:47

    ok...ultima duvida,já tenho o firmware e agora como faço para actualizar o oplay?

    ResponderEliminar
  70. É só descomprimires o zip para a raiz de uma pen USB e colocares no O!Play.

    Depois vais aos settings, e tens lá a opção para actualizar para a nova versão.

    ResponderEliminar
  71. Anónimo8/4/10 19:33

    Boas
    Tenho o meu R3 com o Firmware 1.09, sei que já saiu outro 1.12P. A minha duvida é esta, não será mais facil ligar um cabo de rede ao router e o aparelho procurar a ultima actualização?

    ResponderEliminar
  72. Pelo menos na versão que testei, a única hipótese de upgrade do firmware era via USB.

    ResponderEliminar
  73. Boa tarde,
    Estou a pensar comprar uma Caixa Multimédia Asus O!Play Air HDP-R3 media player mas gostaria de saber se pelo facto de ser wireless se estiver a ler um filme (por exemplo) directamente do Computador se torna lenta ou perde qualidade... alguem me pode ajudar?
    Pergunto isto porque se ficar mais lento e/ou perder qualidade e assim sendo tenha que ligar directamente por cabo de rede, se calhar mais vale comprar a Asus O!Play Air R1, que não é wireless... que acham?

    Agradeço desde já.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  74. Isso dependerá da largura de banda da rede WiFi que tiveres, e do tipo de conteúdos que estiveres a ver.
    Uma rede WiFi G (54Mbits) será suficiente para a maioria dos conteúdos até 720p; mas para ver filmes FullHD 1080p será aconselhável optar pelo WiFi N.
    Para quem puder optar pela ligação ethernet por cabo, esse problema nem se coloca.

    ResponderEliminar
  75. Boa Tarde amigos,
    sou novo por aqui e muito Burro na matéria, por isso peço a vossa ajuda para comprar uma caixinha destas para poder desfrutar dos meus filmes tirados da Net.
    Depois da má experiência com o Iomega Media Player 500gb que lia mal as legendas no formato “SRT”, espero desta vez acertar na compra.
    Para não ter problemas com as legendas, qual dos dois aparelhos é que me aconselham:
    Asus 0!Play HDP – R3 ou WD TV MEDIA PLAYER.

    Obrigado,
    J.Carlos

    ResponderEliminar
  76. @Anónimo

    Como disse no artigo, dependerá das tuas necessidades. Se quiseres WiFi, Ethernet, eSata, etc, estarás melhor servido com o Asus R3; se for para ler via USB, o WD TV também será capaz de cumprir com o que pretendes.

    A nivel de updates e firmwares, o WD TV conta também com uma grande comunidade que vai adicionando funcionalidades e correcções - nessa área terermos que esperar mais algum tempo para ver se a Asus não se "esquece" deste aparelho e continuará a lançar updates regulares.

    ResponderEliminar
  77. Carlos olha q tenho um wd e n ha nada de novo desde o ano passado :!

    ResponderEliminar
  78. @BUGabundo

    Oficialmente poderá não haver (e agora sairam os WD TV novos), mas parece-me que não há falta de firmwares "custom-made" por aí...

    ResponderEliminar
  79. A utilidade que lhe vou dar é mais para ver filmes ( AVI ) e passar fotos, mas por enquanto só tenho televisão das antigas com entradas de ficha Scart e as três ditas bananitas.
    Será impedimento para algum dos referidos aparelhos eu não ter entradas de USB na televisão.

    Mais uma vez obrigado,
    J.Carlos

    ResponderEliminar
  80. Bem, a grande vantagem destes equipamentos é lerem filmes HD, mas claro que poderás utilizá-los para ver filmes em resoluções normais - e/ou utilizar as saídas analógicas.

    As portas USB são apenas para lá ligares discos/pens com os filmes que vais ver; já que nenhum deles (HDP-R3, WD TV) suporta discos internos.

    Se não vais utilizar um amplificador AV, o Asus tem a vantagem de fazer o downmix dos filmes em DTS (enquanto o WD TV te obrigaria a recodificar os filmes, ou a utilizar uma saida digital ligada a um amplificador com descodificador desse formato.)

    ResponderEliminar
  81. Amigo Carlos obrigado,

    só mais uma pergunta,
    reparei que o Asus dá para ligar(televisão) com ficha Scart e o Wd não, será também uma vantagem da Asus, ou não tem influência na qualidade da imagem e som.

    ResponderEliminar
  82. Acho que o WD TV também tem saida de vídeo analógico: de qualquer forma, para teres o máximo de qualidade terá que ser via digital (HDMI), em analógico estarás sempre limitado à qualidade "normal" das TVs "antigas". :)

    ResponderEliminar
  83. Amigo Carlos,

    Qual dos aparelhos tem as legendas mais perfeitas?

    ResponderEliminar
  84. Isso não te sei dizer, não é coisa que use habitualmente. Fiz um teste "rápido" no Asus, e funcionaram... (com alguns bugs, na parte de seleccionar o tamanho e cor das mesmas, que por vezes não funcionavam - mas entretanto já sairam firmwares mais recentes que deverão ter corrigido isso.)
    No WD TV nunca tive oportunidade de testar.

    ResponderEliminar
  85. Aqui podes encontrar testes comparativos entre esses 2 modelos. Pode ser que te ajudem nas dúvidas que tens:
    http://www.avsforum.com/avs-vb/showthread.php?t=1186715

    http://community.wdc.com/t5/General-Discussions/WD-TV-Live-vs-Asus-O-Play-Air-HDP-R3/m-p/18423

    ResponderEliminar
  86. Mais branco q o branco, so o OMO....

    jk about "mais perfeitas"!

    ResponderEliminar
  87. José Gaspar14/4/10 11:13

    Olá.
    Alguém me poderá confirmar se o firmware + recente reproduz ficheiros ISO?
    Para mim esta é uma condição essencial para me decidir.
    Nas reviews que tenho lido, algumas referem que suporta, mas depois não falam sobre isso, dá-me ideia que poderá ser gralha.
    Alguém me poderá então esclarecer esta dúvida?

    Cumps.

    ResponderEliminar
  88. @José

    Tenho ideia de que é suportado, ISOs de DVDs... mas não verifiquei pessoalmente. :(

    ResponderEliminar
  89. Olá.
    Comprei este aparelho da tua review e actualizei (tentei) o firmware tal como referes (para o 1.09P sacado do site oficial da asus), ele chegou ao fim da actualização na boa e depois reiniciou, mas... agora fica apenas com o logo da Asus e a luz da box fica a azul, como se tivesse ligada, mas não passa dali... Não consigo fazer nada. Podes-me ajudar?

    ResponderEliminar
  90. Se a situação se mantiver, o melhor será contactares a Asus já que parece que algo deverá ter corrido mal durante o update. :(

    ResponderEliminar
  91. Bom dia, amigo Carlos Martins,

    já decidi que vou comprar o aparelho de multimédia ASUS O!Play HDP, mas tenho duvidas se compro o R-1 ou R-3.
    O sistema de wireless do R3 não me faz falta, mas se calhar o R-3 tem mais codecs e formatos que o R-1 e a diferença de preço não é muita.

    Segue duas perguntas:
    O R3 também trabalha sem wireless ?
    Na sua opinião qual a melhor compra, R1 ou R3 ?

    Mais uma vez obrigado,
    J.Carlos

    ResponderEliminar
  92. Se a diferença de preço não for muita, será mais vantajoso optar pelo R3; o wireless poderá não fazer falta agora... mas se o quiseres levar para casa de um amigo (ou mudar para outra sala/quarto) poderá fazer toda a diferença.

    ResponderEliminar
  93. Desculpa a minha ignorância!
    Em relação aos codecs e formatos é igual, ou o R3 tem mais?

    Obrigado,
    J.Carlos

    ResponderEliminar
  94. A nível dos codecs parecem-me ser completamente iguais; o R3 apenas acrescenta o WiFi e o leitor de cartoes (que também dá jeito para ver fotos em casa dos amigos, ou nas férias, etc. :)

    ResponderEliminar
  95. Boa tarde,


    Já agora também fazia uma pergunta, será que o Menu de acesso aos ficheiros é igual nos dois ( R1 e R3 )?

    Obrigado,
    Santos

    ResponderEliminar
  96. Isso não te sei dizer, nunca mexi pessoalmente num R1.

    Pelo que se pode ver nos videoreview do R1, parece-me muito semelhante.

    ResponderEliminar
  97. Amigo Carlos,bom dia,
    já comprei a caixinha mágica (R1) na chipetec,
    Tem uma imagem muito boa, mesmo na minha velha tv.
    Só encontrei uma coisa que não estou a gostar, as legendas no ecrã estão um pouco mais acima do habitual. Será que com o novo firmware esta situação fica resolvida?

    J.Carlos

    ResponderEliminar
  98. Sei que passei por umas opções para o tamanho/cor das legendas; e tenho ideia de que haveria uma para ajustar o seu posicionamento (mas posso já estar a baralhar com qualquer outra coisa.)

    ResponderEliminar
  99. Boa tarde, amigo Carlos,

    estou desconfiado que o problema das legendas pode ser de o aparelho estar configurado em 19:9 e a aminha Tv não é de 16:9.Tenho que ver nos manuais da Tv.
    Outra coisa amigo, as Tv antigas são PAL ou é NTSC?

    J.Carlos

    ResponderEliminar
  100. O sistema europeu é o PAL. Tens que configurar isso para PAL 4:3 para as TVs "antigas".

    ResponderEliminar
  101. Obrigado, amigo Carlos,

    quando passares pela Moita pagote um copo!

    Mais uma vez obrigado,
    J.Carlos

    ResponderEliminar
  102. Boa noite, amigo Carlos,

    Já configurei o que havia a configurar, mas as legendas continuam a ficar um pouco mais acima do habitual. No decorrer do filme também aparecem legendas apresentadas em três linhas.
    Será que o novo firmwares resolve tudo isto?

    Obrigado,
    J.Carlos

    ResponderEliminar
  103. É sempre recomendável utilizar o firmware mais recentes.

    Se as legendas estão a aparecer em 3 linhas, o mais provável é que seja o tamanho das letras demasiado grande.
    Já experimentaste alterar o tamanho para o mais pequeno para ver como fica?

    ResponderEliminar
  104. Bom dia, amigo Carlos,

    acho que não dá para regular o tamanho das letras, pelo menos com o firmware que vem neste aparelho.
    Hoje vou passar pela chiptec e vou pedir para serem eles a colocar o firmware mais recente, para depois não haver desculpas.

    Obrigado,
    J. Carlos

    ResponderEliminar
  105. Boas!

    Tenho um WD HD TV Media Player (Gen1) e fiquei bastante desiludido quando o comprei, porque um dos pontos mais importantes nos reprodutores multimédia é o suporte às legendas. Desde a versão do firmware original que trazia até à actual (que já não é muito recente), houve várias correcções feitas à componente legendas. Os problemas que tinha eram, e iam sendo corrigidos, eram:
    - Sem borda (legendas totalmente brancas, imperceptíveis em fundos claros)
    - Falhas de sincronismo
    - O tamanho máximo das legendas é demasiado pequeno
    - Desde há algum tempo, já tem contorno nas legendas, mas é demasiado fino. Em fundos claros, torna-se difícil ler o texto (também por o tamanho de letra ser demasiado pequeno)

    Já tive, muito antes da geração dos discos multimédia, alguns leitores DVD de mesa com suporte para filmes DivX e legendas SRT, mas padeciam de problemas idênticos (lembro-me que num não havia contorno do texto e o tipo de letra era "tipo MS-DOS" (tipo 'FixedSys')). Por isso, estava à espera que essa lacuna fosse facilmente resolvida com equipamento recente, principalmente com a característica da facilidade de actualizações de firmware.

    O factor de ter de ele não ter disco não incomoda nada, em parte até prefiro assim. Tenho os filmes no computador e vou vendo conforme me apeteça. Normalmente gosto de ver os filmes uma vez e pronto...
    Neste momento estou a pensar comprar um aparelho novo, mas continuo bastante preocupado com o factor das legendas! E os pontos que considero nesse aspecto (além de funcionarem sem problemas de sincronismo, óbvio), são:
    - Possibilidade de aumentar o tamanho do texto, mesmo que para valores anormais
    - Possibilidade de definir o contorno e/ou sombra das legendas, idealmente em pelo menos 3 níveis diferentes
    - Possibilidade de definir a posição das legendas (subir ou descer)
    - Suporte para texto em itálico (lembro-me que nas primeiras versões do WDTV mostrava e nas legendas, mas não aparecia em itálico. Mais tarde retiraram esses caracteres, mas continuou sem suporte para itálico)
    - Resumindo, quem vir um filme no computador e utilizar o VobSub para mostrar as legendas, verá que elas aparecem muito bem definidas, tanto em tamanho, como contornos, sombras, etc. O mesmo acontece nos filmes da actualidade. O texto tende a ser grande qb e com contorno e sombra bem definidos. Quem achar berrante ter demasiado preto à volta das letras, que pense duas vezes quando vir as legendas em fundos totalmente claros/brilhantes...!

    Se alguém já tiver o HDP-R3, ou o WD TV Live e que possa dizer com o máximo detalhe possível em relação às legendas, por favor poste aqui a sua review. É que não queria estar a comprar para me sair furado (no media player que tenho só me queixo das legendas)


    Cumprimentos,

    Helder

    ResponderEliminar
  106. @Helder

    já ponderaste uma máquina tipo Giada com sistema XBMC?

    Deixo aqui o link para um muito interessante artigo sobre como fazer um mediacenter barato e a correr o mais avançado sistema de MediaCenter que há: o XBMC: http://lifehacker.com/5391308/build-a-silent-standalone-xbmc-media-center-on-the-cheap

    O XMBC é totalmente customizavel e tem várias skins, como é o caso do magnifico “transparency” : http://www.youtube.com/watch?v=E2RU8fu-fs8

    ResponderEliminar
  107. Boa noite, amigo Carlos,

    o problema das legendas ficarem mais para cima que o habitual já está resolvido. Tinha a ver com o formato da tv (letter box 4:3).
    O outro problema das três linhas de legendas ainda não resolvi, mas houve um amigo de outro Fórum que me disse para colocar o último firmware que é o 1.24P,e tenho imensas opções ao carregar na tecla de legenda, imeeeeeeeensas.
    Mas mais uma vez digo que a imagem é fabulosa!!!
    Espero que tudo se resolva porque o aparelho é mesmo muito bom.

    J.Carlos

    ResponderEliminar
  108. Bom dia,

    Segundo uma informação retirada de um Fórum, está para sair o O!PLAY HDP R2 e o R1 fica descontinuado, será verdade?

    Obrigado,
    J. Carlos

    ResponderEliminar
  109. As coisas estão em constante evolução, é inevitável que os modelos sejam substituidos...
    (Mas não tenho qualquer conhecimento sobre se o R1 será descontinuado ou não. O que interessa é que quem o tenha esteja satisfeito com a compra que fez - e o mesmo se aplica a todo e qualquer outro equipamento. :)

    ResponderEliminar
  110. Bom dia, Carlos,

    espero que o firmware 1.24P resolva o problema das legendas, porque se não o aparelho volta P/ Chiptec.
    Mas é uma pena, visto que a imagem é fabulosa e o menu é muito fácil de manejar.


    J.Carlos

    ResponderEliminar
  111. André Henriques,

    Obrigado pela resposta!
    Não conhecia esse sistema, mas sabia da existência de alguns softwares media center. No entanto, isso obriga a utilizar um computador, o que tem alguns inconvenientes:
    - Necessário esperar que o sistema operativo arranque
    - Ruído (ventoinhas)
    - Consumo energia

    É claro que, no meio dos inconvenientes, há muitos prós:
    - Muitos mais formatos suportados
    - Possibilidade de mudar de sistema quando bem apetecer
    - O problema das legendas, e outros, certamente deixaria de o ser
    ... mas, ainda assim, preferia uma box tipo a da Asus ou WD.

    Enfim, parece-me que o problema das legendas se vai manter durante mais algum tempo. Embora, pelo que vi em alguns vídeos, parece-me que ao da Asus só lhe falta acrescentar algum contorno preto/escuro às legendas.

    Mais uma vez, obrigado pela resposta.
    Se mais alguém tiver algum media player e que possa opinar acerca do desempenho com as legendas, agradecia.

    Aproveito para responder ao J.Carlos:
    Embora não tenha experiência com o media player da Asus, penso que o facto de as legendas serem mostradas em 3 linhas (ou mais, dependendo dos casos) tem a ver, principalmente, com o tamanho do texto.
    Por ex: se com o tamanho de letra 40 parte das legendas são mostradas em 3 linhas, isso poderá significar que com esse tamanho, não consegue mostrar uma linha completa, passando o restante para a linha seguinte... e a 2a linha, passa a ser a 3a.
    Se reduzir o tamanho para menos, certamente que isso ficará "resolvido". Isso acontece com o meu media player Wester Digital e também já vi acontecer isso em alguns programas, tipo Windows Media Player... mas tudo depende do tamanho e/ou tipo de letra utilizado.
    Se reparar, às vezes quando se vê um filme na TV, há partes das legendas que passam além dos limites do ecrã... precisamente porque estão ligeiramente grandes, mas é raro isso acontecer... e é pouca coisa que não aparece.


    Cumprimentos,

    Helder

    ResponderEliminar
  112. Penso que tanto o Giada como o Acer não terão ventoinhas e são aproximadamente do tamanho do WD ou do Asus.
    O sistema é rápido a fazer o boot, não tens de entrar no windows, o XBMC é um sistema operativo próprio.

    ResponderEliminar
  113. O Giada tem ventoinha (até estava a procurar uma silenciosa para substituir quando... descobri que a dele já não faz barulho. :)

    O único (ligeiro) barulho que se ouve, é o do movimento do ar a passar pelos furos da caixa. Nada que se ouça a 0.5m de distância (e completamente irrelevante a ver um filme ou série com volume a qualquer nível)

    ResponderEliminar
  114. Para já, decidi arriscar e mandei vir uma box Asus. Tem alguns pontos que me interessam, não disponíveis na WD, mas se não me agradar, tão cedo não voltarei a apostar neste tipo de equipamentos.
    Outra particularidade também muito importante é o controlo remoto. Não sei se o sistema XBMC suporta isso (tenho um comando e receptor USB do Windows Media Center), mas se não suportar, deixa a desejar... É como a genter hoje comprar uma TV e ela, mesmo sendo muito boa, não tem qualquer tipo de controlo remoto. :)

    Bem... devo receber hoje a box Asus. Depois de a testar à minha maneira, postarei a minha opinião.
    Praticamente só a quero para ver filmes (AVI e MKV, agora talvez RMVB pq ela suporta) e, importante, que as legendas sejam em condições.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  115. http://wiki.xbmc.org/index.php?title=Default_Controls#Universal_Remote_Control

    "You can fully control XBMC with any Universal Infrared Remote (IR-remote)..."

    ResponderEliminar
  116. Boa tarde, Carlos e restantes amigos,

    ontem passei pela chipetec e levei na minha Pen um filme para testar no aparelho que eles têm em exposição, já com o último firmware (1.24P).
    O empregado foi bastante prestável e sensível à minha preocupação em relação as legendas, visto eu ter contado a minha má experiência com o Disco Externo Yomega de Multimédia 500 Gb.
    Mais uma vez fiquei maravilhado com a imagem da caixinha magica Asus, ainda para mais visto num LCD.
    Com o firmware (1.24P) as legendas já só aparecem em duas linhas e com boa leitura, bem me parece que com tanta opção para configurar as legendas o meu problema vai ficar resolvido.
    Agora já só falta instalar na minha caixa magica o novo firmware (1.24P) e depois logo digo mais qualquer coisa.

    Um abraço para todos,
    J. Carlos

    ResponderEliminar
  117. Quanto às legendas, recomendo tambem o software Subtitle Workshop ( http://www.urusoft.net/products.php?cat=sw ) essencial para corrigir problemas como nº de caracteres por linha, tempo demasiado curto, tempo demasiado longo, etc.

    ResponderEliminar
  118. @André

    Eu recomendo desligá-las. É remédio santo! ;)

    ResponderEliminar
  119. ja vai longa esta discussao sobre legendas.
    eu percebo q nem td a gente n saiba ingles...
    mas poça tt fanatismo por apenas uma funcionalidade
    e tal como o Carlos, algo q eu nem uso

    ResponderEliminar
  120. Eu sei que tu és egoísta, mas há quem use estas maquinas para ver filmes com a família, e ninguém é obrigado a ter domínio de outras línguas.
    Não conhecia o teu domínio de japonês, mandarim, russo... :p

    E até sozinho, para poder ver com o volume mais baixo ou para actores com sotaques cerrados dá um jeitaço.

    E penso que

    ResponderEliminar
  121. Eu estava a brincar - percebo perfeitamente que há quem queira/tenha que usar - para não falar nos casos de ver com volumes baixos, ou línguas que não se percebe.

    Não é questão de fanatismo como disse o @BUGabundo... É mesmo uma questão importante, mesmo se 90% das vezes não a uso, e no caso dos filmes orientais, como uso "media center" com o Media Player Classic e todas as opções de subtitles à disposição, passa "despercebida".

    Mas basta experimentarem ver um filme japones sem legendas que rapidamente se apercebem da falta que faz! :)

    ResponderEliminar
  122. disses isso a um gajo q ve semanalmente Naruto em japones com esporadicas legendas (embebidas) em ingles....

    ResponderEliminar
  123. Com legendas bem bebidas, até grego percebo!

    ResponderEliminar
  124. Olá a todos, gostaria de saber se esse player roda videos de forma randomica (Shuffle)? Tenho um D-LINK DSM-520 que faz isso, e um popcorn a-100 que só faz utilizado um MyiHome instalado num pc !

    Grato,

    Alexandre

    ResponderEliminar
  125. Bom dia, Carlos e restantes amigos,

    depois de ter instalado o firmware 1.24P, verifiquei que o problema das legendas ficou resolvido a 99%. O único problema está no espaçamento entre as palavras, mas a meu ver não afecta demasiado a legibilidade das legendas e sendo assim já não vou devolver a máquina.

    Aconselho mesmo aos mais exigentes a compra desta Caixa Mágica.

    Obrigado,
    J. Carlos

    ResponderEliminar
  126. Ainda bem que tudo ficou praticamente resolvido. :)

    ResponderEliminar
  127. J. Carlos,

    É bom saber que o firmware 1.24P resolveu o problema das legendas, mas certamente que é no O!Play HDP-R1. No HDP-R3 (O!Play Air), que é o discutido neste tópico, a versão mais recente é a 1.12P... mas estou com esperança que não tarde muito que venha a ser corrigido. Sei que às vezes é lançado um firmware a determinada data e só depois fica disponível para download directo no site do produto, mas acedi ao FTP da Asus e são as mesmas versões que encontro... Se estiver enganado e existir mesmo a versão 1.24P para o O!Play Air, diga-me onde a arranjou, pos interssa-me! :)

    Como disse há dias, comprei o O!Play Air e, como tudo, há coisas que não gosto nele.
    Tenho o WD HD Media Player Gen1 e a primeira coisa que gostei nele foi a navegação pelos menus. É bastante simples, ao estilo do Media Center do Windows (ou da Sony PSP) e, para as funcionalidades dela, só peca mesmo pelas legendas demasiado pequenas e não possibilitar definir a posição das mesmas. Entre outros aspectos, também poderia ter suporte para RMVB e colmatadas outras falhas de algumas funcionalidades.

    O O!Play tem uma interface bastante diferente e acho-a um pouco confusa na navegação. Para piorar, os controlos do comando não respondem da melhor forma e o comando poderia ser mais bem concebido, como ser mais pequeno e ter os botões mais bem "definidos", de forma a que pudesse ser utilizado sem ser necessário olhar para ele. Os bons comandos de qualquer televisão, têm as zonas bem dividias e botões em diferentes formatos (zona para ligar/desligar, zona para aumentar/diminuir volume e canais, zona reservada aos canais (0 a 9) e zonas extra (menus, setup, etc.) Neste aspecto, o comando da WD é bem melhor.

    De resto, ainda pouco testei o equipamento, só vi meia dúzia de filmes (filmes é a principal funcionalidade que utilizo), mas outra coisa que não me agradou muito é que já me crashou 3 ou 4 vezes...

    Bem... há que esperar... e espero bem que, como disse o Carlos Martins noutro tópico, é importante que a Asus não esqueça os utilizadores das versões mais antigas dos aparelhos. Isso aconteceu com a WD e fiquei bastante fulo com isso, por isso decidi mudar de marca... mas parece que a porcaria do problema das legendas é comum a muitos equipamentos do género... parece que a Iomega tem um assim :p

    Abraços!

    ResponderEliminar
  128. bom post..

    Tenho uma pergunta, se existe a possiblidade de se navegar na internet?
    ou o "tv internet" dá para ver canais P2P, do futebel, f1...

    Abraço

    ResponderEliminar
  129. Navegar na Internet, não. Os canais que lá aparecem são "abertos" e disponiveis publicamente...

    ResponderEliminar
  130. Tanto o Egreat como o Popcorn são de marcas "consagradas", e boas compras.
    Convém apenas que confirmes que qualquer um dos modelos faça o DTS Downmix, para te permitir ouvir o áudio DTS na televisão sem necessidade de descodificador adicional.

    ResponderEliminar
  131. Penso que o A-100 não vem a fazer DTS downmix de origem, mas há quem o consiga instalando o firmware do A-110 neste modelo: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=417881

    ResponderEliminar
  132. Carlos Martins Otto Reuss11/5/10 03:43

    Tou mesmo interesado em comprar o asus o!play hdr-r3, mas tenho duvidas. Tenho a net da tv cabo 50 megas, com o modem hub, tendo uma pen ou disco rigido externo ligado ao modem consigo aceder em todos os computadores por net sem fios aos filmes, fotos, musicas... Com o asus o!play hdr-r3 tambem consigo aceder a essa pen ou disco? Tendo o asus o!play hdr-r3 ligado a minha tv do quarto consigo vêr os filmes que tão no disco externo ligado ao hub? achas que vale 125 euros? Fiz estas perguntas no teu canal do Youtube e se calhar devia ter feito logo aqui, mas só agora encontrei este site ou blogue e já vi que vale a pena vir cá mais vezes. E admiro a tua paciencia para responder a todas estas perguntas. De um tambem chamado Carlos Martins.

    ResponderEliminar
  133. @Carlos Martins

    Já te respondi no YouTube (antes de ter visto que deste com isto :) mas para ficar "em registo": sim, poderás aceder a qualquer pasta na rede a partir do O!Play.

    Com disse na análise, acho que o aparelho está bem conseguido, embora haja pontos que pudessem ser melhorados (alguns deles têm sido, com os updates - como as questões das legendas, para quem isso for factor importante.)

    ResponderEliminar
  134. Carlos Martins Otto Reuss11/5/10 17:21

    És o maior, obrigado. Responder a todas as perguntas não deve ser facil, admiro a paciencia, fiquei impressionado. Mais uma vez muito obrigado.

    ResponderEliminar
  135. Carlos Martins Otto Reuss19/5/10 03:59

    Já o comprei, fiquei satisfeito. Bom em qualquer tipo de video, o full hd é optimo. As legendas tambem estão boas, dá para por maior ou menor, centradas ou não, tem montes de opções. O wiFi tambem é bastante bom, está a uma distancia de uns 7 metros mas com 3 paredes pela frente e o sinal é optimo. Aconselho.

    ResponderEliminar
  136. @Carlos

    Ainda bem que "aprovou"! :)

    ResponderEliminar
  137. Contou-me uma abelhinha que, no HDP-R1, também é possível instalar o firmware Version 1.12P (último do R3)... e,depois da actualização consumada, inserir ao inserir na porta UBS2 uma Pen Wireless e passamos a ter acesso Wireless como no seu irmão big (R3).

    Digamos que é um bom achado!

    ResponderEliminar
  138. Isso não é "segredo" nenhum... A grande maioria dos leitores deste tipo suportam dongle WiFi na porta USB (há uns que são mais esquisitos que outros, necessitando de chips específicos, mas no geral, dá pra por a funcionar. :)

    ResponderEliminar
  139. Olá Carlos,
    estou interessado em comprar esta fantástica caixa, mas tenho uma duvida.
    A ideia seria trabalhar com um Macbook Pro (Snow Leopard) e a caixa a fazer de servidor de ficheiros, basicamente ter a biblioteca multimedia toda na caixa e aceder pelo portátil. É compativel, funcionará?!

    Obrigado.
    Abraço
    JBoullosa

    ResponderEliminar
  140. Anónimo1/6/10 23:09

    ora boas,já fizeram esta pergunta mas para o Windows XP,o meu problema é que formatei o meu PC e instalei o Windows 7,da mesma maneira que fiz no XP fiz no 7 mas quando tento aceder do O!Play Air ao meu PC ele pede "net user id" e a password coisa que defini no Windows 7 sem password...,consigo aceder a outro PC com o XP ao que tem o 7 e vice versa... já tentei quase tudo mas não consigo fazer login...penso que o problema seja na configuração do Windows 7 falta-me o quase...alguém me pode ajudar?
    ...agradeço

    ResponderEliminar
  141. @Joao

    Disseram-me que um update recente (que entretanto foi retirado, mas deve voltar brevemente) adiciona a capacidade de "NAS" ao O!Play, o que permitirá exactamente isso que tu queres. :)


    @Anónimo

    Experimenta desactivar as partilhas com password no Win7 para ver se será essa a causa do problema.

    ResponderEliminar
  142. Anónimo2/6/10 15:46

    obrigado Carlos por responder mas sim, já tinha feito isso e continua na mesma...!!!

    ResponderEliminar
  143. @Anónimo

    Experimenta então o seguinte:

    1. Click Start, then type gpedit.msc into the Start Search field, and press Enter
    2. Click the Continue button on the User Account Control prompt. This will launch the Group Policy Object Editor for the Local Computer Policy.
    3. In the Group Policy Object Editor, expand:
    * Computer Configuration
    * Windows Settings
    * Security Settings
    * Local Policies
    * Security Options
    4. Open the ‘Network security: LAN Manager authentication level’ policy and change the Security Setting to: Send LM & NTLM - use NTLMv2 session security if negotiated
    5. Click the OK button to save changes, and then close the Group Policy Object Editor.

    ResponderEliminar
  144. Anónimo2/6/10 16:42

    não querendo ser muito chato podias por os passos em português?
    é que em inglês não consegui chegar lá...obrigado

    ResponderEliminar
  145. Ora bem... não tendo um windows 7 em portugues por onde poder seguir os passos, será um pouco complicado.

    Mas vou fazer "às cegas", e esperar que ajude:

    1. Vai ao iniciar, executar programa e corre o gpedit.msc
    2. Clicar continuar na janela do "User Account Control" para acederes ao editor de "políticas de grupo".
    3. Expandir:
    * Configuração do computador/Computer Configuration
    * Ajustes do Windows/Windows Settings
    * Ajustes de Segurança/Security Settings
    * "políticas locais"/Local Policies
    * Opções de Segurança/Security Options
    4. Abrir a regra ‘Network security: LAN Manager authentication level’ e mudar para "Send LM & NTLM - use NTLMv2 session security if negotiated"
    ("Segurança da rede: Nível de autenticação do Gestor da rede - usar sessão de seguarança NTLMv2 se negociada")
    5. Clicar OK para gravar, e fechar o editor.

    Como disse, são traduções "inventadas", não garanto que num Win7 PT sejam assim - mas deverão ser aproximadas.

    ResponderEliminar
  146. o Chrome tem uma nova funcionalidade de tradução de páginas que é um mimo.

    ResponderEliminar
  147. Anónimo2/6/10 22:36

    não me safei...vou ter que pedir a alguém que me venha desenrascar!!!
    obrigada na mesma pela ajuda prestada,fica bem,xau ai

    ResponderEliminar
  148. Entretanto vou ver se consigo chatear alguém com Win7 PT que verifique os passos... :)

    ResponderEliminar
  149. Anónimo4/6/10 23:47

    já descobri os passos em PT mas não deu em nada continua na mesma...tou lixado...

    ResponderEliminar
  150. UI, isso está mesmo complicado...
    Já experimentaste com outro PC com windows 7, só para confirmar se não será alguma configuração errada com o teu?

    ResponderEliminar
  151. Olá amigo.
    Achei muito legal suas explicações sobre o player e estou interessado em comprar um.
    Gostaria muito de saber se ele aceita o formato de arquivo da filmadora Sony 'HDR-SR11".
    Agradeço se puder me ajudar...

    ResponderEliminar
  152. Olá amigo, gostaria de saber se o player é compativel com o formato de arquivo da filmadora Sony HDR-SR11 que é o "AVCHD"...

    ResponderEliminar
  153. Boas amigos
    Queria saber se é possivel aumentar e diminuir as legendas, e qual a qualidade delas?
    O comando dá de longe e de qualquer angulo??

    ResponderEliminar
  154. As legendas foram melhoradas com os updates, e sim, dá para mudar o tamanho e posicionamento.

    O comando é bastante esquisito nesse aspecto: não tem grande ângulo de utilização - tem que ser "apontado" ao aparelho.

    ResponderEliminar
  155. obrigado pela rapidez de resposta.
    Na questao do comando ainda fiquei com a seguinte dúvida. Ele funciona ai a uns 4 metros? é que para mim é necessário.
    Ja agora aproveito para perguntar este aparelho em relação ao da wester digital, na sua opiniao é melhor?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  156. Vai depender sempre de "apontares" bem para a caixa. Eu estava a usar a cerca de 2.5m e já tinha que o fazer.

    Quanto ao WD, também me parece ser boa opção, se não se precisar/valorizar as funcionalidades extras que o Asus oferece.

    ResponderEliminar
  157. Boas amigo Carlos antes demais saudalo pelo post,eu que não sou entendido na área do computador venho pedir lhe ajuda para configurar a oplay air,a actualização do firmware já fiz,agora a rede sem fios é que é pior,eu utilizo a rede sem fios em casa da sapo,desde já agradeço a atenção

    ResponderEliminar
  158. @MayDay

    Normalmente basta seleccionar a rede sem fios e introduzir a password.

    ResponderEliminar
  159. Entre o "O!Play HDP-R3ASUS", o "EGreat EG-M34A Networked Media Tank (NMT)" e o "Mediagate LNX HDMEMUP" qual é que aconselhas....

    ResponderEliminar
  160. steve carvalho30/7/10 10:56

    desculpa pode ser aselhice minha mas n consigo visualizar as legendas(srt), quando ligo o meu disco q tem os filmes ao asus oplay,tenho por ex um filme em mkv com legendas, no pc com o VLC corre tudo bem vejo o filme e as legendas correm bem, mas quando o disco esta ligado ao asus oplay e ao lcd simplesmente nem aparece o ficheiro srt na opcao dos MOVIES, so mm o filme(mkv), mas na opcao de FILES aparece os 2 ficheiros mas nao correm... alguem me ajude nesta situaçao. o meu sistemea é o asus o!play hd media player

    ResponderEliminar
  161. experimenta fazer o rename do filme e ficheiro SRT para um mesmo nome "simples".

    Estilo:
    filme.mkv
    filme.srt

    ResponderEliminar
  162. steve carvalho30/7/10 11:11

    isso ja está feito senão nem no vlc lia as legendas no pc. eles tem exactamente o mm nome. por ex: eu tenho o filme,
    alice no pais das maravilhas.mkv
    alice no pais das maravilhas.srt
    Mesmo assim o o!play nao reconhece as legendas.
    Se não me poderem ajudar mais, vou sair daqui directamente a fnac e troca lo por um multimedia com storage ou entao um WD multimedia q me disseram q era excelente, nao deveria ter ido na conversa do vendedor.
    estou a odiar este O!play devia ser ser mais simples como por ex um um multimedia storage, q é ligar e ja esta temos filme...desculpem a minha fustraçao mas é q ate percebo alguma coisa de pc`s mas isto esta mm a ultrapassar me, ainda por cima vejo q ha pessoal aqui que consegue ler as legendas...

    ResponderEliminar
  163. Nos testes que fiz com as legendas, nunca tive qualquer problema... mesmo com vários formatos, foram sempre detectadas automaticamente e correctamente.

    ResponderEliminar
  164. Tenta alterar mesmo o nome para algo sem espaços e sem acentos a ver se carrega.

    Há legendas srt que estão mal codificadas e o vlc ou o gomplayer dão uma tolerância, mas outros leitores não. Para isso, caso as restantes hipóteses falhem, podes tentar usar o subtitle workshop para verificar se tem erros.

    Uma 3ª hipótese será um problema na extensão. Imagina que tens o pc a esconder as extensões conhecidas, por vezes pode levar a erros nos nomes do ficheiro do género "filme.srt.srt"

    Se o teu computador for Mac também poderá ter criado alguns ficheiros na raiz que confundem a leitura, acontece-me isso com telefones e cartões de memória que foram usados no OS-X

    ResponderEliminar
  165. steve carvalho30/7/10 11:30

    Acredito perfeitamente no que dizes, ate pq nao és o unico a confirmar isso mas eu estou ater esse problema, vou tentar mais uma vez Só para tirar as duvidas todas, se me poderes dar aqui uma correçao do que vou dizer vou traduzir todo o processo,
    1ª filme esta no disco rigido com a legenda
    2º ligo o dico ao o!play e de seguida em hdmi ao lcd
    3º ligo o o!play e vou a opção de movies
    4º aparece o titulo do filme e ponho play

    Agora só um aparte, quando faço este procedimento já só me aparece o titulo do filme(mkv), e não me aparece o ficheiro srt da legenda isso é normal?

    ResponderEliminar
  166. steve carvalho30/7/10 11:41

    Vou tentar fazer o q me dizes andre

    ResponderEliminar
  167. Steve Carvalho...
    Não tenho esse Asus por isso o que vou dizer pode não ter a haver com esse reprodutor.
    Tenho um media center que antes de começar a ver o filme primeiro carrego na tecla de legendas (Subtitles) e selecciono a legenda pretendida e só depois escolho o filme que começa a dar com a legenda seleccionada.

    Tenho estado a ler todas as respostas sobre este tema pois deram-me a dica do Asus ser um dos melhores reprodutores de video mas continuo indeciso entre o Asus e um Traxdata http://www.traxdata.com/products.html?pmProductId=1055
    Este Traxdata tem a possiblidade de introduzir um disco 3,5", tem os botões essenciais na caixa caso o comando deixe de funcionar ou perder-se, tem NAS, dá para ligar o Bit torrent client e possiblidade de ligar uma dongle WiFi USB tendo em conta a vantagem de ter 2 portas usb. Agora quanto ao seu funcionamento não sei como se porta...

    ResponderEliminar
  168. Steve Carvalho, vê se não tens a opção de legendas OFF ou inglês seleccionados.

    ResponderEliminar
  169. alguem me explica pq tenho um aparelho destes e não consigo visualizar as legendas na tv, e no pc consigo

    ResponderEliminar
  170. Carlos, so um pequeno update sobre as minhas experiencias com o bixo.

    Escrevi agora mesmo uma nova (pequena) review e parece-me que esta bastante melhor quando ligado por wifi:
    http://mygpslostitself.blogspot.com/2010/08/asus-oplay-air-outra-review-desta-vez.html

    Parece impressionante mas a velocidade de acesso aos menus e afectada pelo wifi (mesmo quando nao estamos a aceder nada de rede)!

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar
  171. Malta, um favor. Comprei o HDP-R1 hoje e não consigo aceder as legendas srt nos filmes. Ao carregar no botão das legendas aparece sempre "desligado". Ja tentei de tudo e nada. Actualizei para a versão 1.30 e está igual...será avaria? tentei com dezenas de filmes e legendas.

    ResponderEliminar
  172. Nasp, tenho um HDP-R1, ou seja, tem a menos o wi-fi, o leitor de cartões e possivelmente mais um ou outro detalhe, e estou 100% satisfeito.

    Claro que os extras demonstrados nesta apreciação são deveras úteis, mais nuns casos que noutros, mas claro que quando se tem usa-se e quando não se tem, não se pode usar :D

    Sobre a tua dúvida, e presumindo que o R3 tem q ter tudo o que o R1 tem, as legendas são EXTREMAMENTE configuraveis como nunca vi em nenhum leitor multimédia, nomeadamente tamanho, cor, posição no ecrã e o melhor dos melhores, sincronização.. ou seja, estás a ver aqueles filmes que as legendas são óptimas mas algures no filme deixam de estar sincronizadas? ou se estás a usar umas 720p num HDTV (caso das séries)? ele resolve.. deixa-te mexer nos milisegundos para a frente ou para trás e acaba por bater exactamente com as falas das personagens, é mágico porque no meu leitor anterior, um woxter, que é disco rigido tambem, se a legenda nao dava toca a desligar tudo e levar tudo para o pc para ir tentar outra.. mto mau mesmo!

    As actualizações que fiz correram todas bem até agora, a do acesso à internet, TV, tempo, rádios e fotos foi uma maravilha, e já foi há uns 4 ou 5 meses, pelo que estranho ter crashado ao autor do site, às vezes pode ser um problemazito da própria net que ao falhar não permite depois o resume do que estava a fazer, então crasha.. é no minimo estranho as caracteristicas de um aparelho anterior funcionarem e nao num mais recente provavelmente com 1 firmware proprio.

    Saliento também que a versão R1 lê igualmente eSata, rede, usb, e tem a saída para scart/composto e hdmi, não tenho nada a apontar ao ângulo possível de praticar com o comando e a ideia do teclado para substituir o comando avariado é mto boa. No fundo, sem comando o aparelho torna-se completamente inutil.

    Estou à disposição para qualquer troca de ideias, pessego@iol.pt cumps.

    ResponderEliminar
  173. Manuel disse...

    Malta, um favor. Comprei o HDP-R1 hoje e não consigo aceder as legendas srt nos filmes. Ao carregar no botão das legendas aparece sempre "desligado". Ja tentei de tudo e nada. Actualizei para a versão 1.30 e está igual...será avaria? tentei com dezenas de filmes e legendas.
    8 de Setembro de 2010 01:00

    1 defeito deste sistema, tens de ter o nome da legenda exactamente igual ao nome do video, usa o copiar colar, porque maiúsculas também influenciam. Se mesmo assim não der a legenda tem 1 problema.

    ResponderEliminar
  174. boas...em relação ao problema que já foi postado anteriormente sobre o acesso ao Windows 7 pelo R3, já alguém conseguiu solução?
    obrigado,aguardo comentários...

    ResponderEliminar
  175. Boas,

    Muitos parabens pelo review.

    Gostava de saber se este aparelho permite sincronizar temporariamente as legendas, ou seja, alinha-las com o filme, puxa-las à frente ou atras no tempo. Obrigado.

    ResponderEliminar
  176. Caríssimo,
    Ontem comprei minha O!Play e estou 98% satisfeito com o resultado. Para chegar a 100% faltam-me dois detalhes: O HDMI nao me dá audio, só video (E ja testei o cabo e a TV, tudo ok!) e nao consigo aceder aos ficheiros directo pelo portatil.... :(

    ResponderEliminar
  177. Verifica se não estarás a tentar tocar um ficheiro com audio digital DTS (por exemplo), que não seja descodificado pela TV...

    ResponderEliminar
  178. Viva, Comprei o HDP-R1 e estou muito satisfeito, tb tive problemas com as legendas e já estava a pensar em ir trocar, mas depois do que li neste sitio, reparei que as legendas nao tinham exactamente o mesmo nome, fiz copiar e colar e voila, funciona na perfeiçao, quanto ao facto de nao ter wireless, tendo ligado um cabo de rede reparei que acedo a todos os pcs e portateis cá em casa, muito facilmente e com muita fluidez, muito obrigado a todos que aqui postaram opinioes e saberes

    ResponderEliminar
  179. Kribel PT30/9/10 20:41

    Boas a todos, comprei esta semana o Asus O!Play Air HDP-R3 e estou muito satisfeito.

    Mas está me acontecer algo errado:

    Com a pen o Asus O!Play Air HDP-R3 vai me buscar as legendas, mas já se for por cabo de rede o gajo não pega nelas :( alguém me pode ajudar sff.

    Abraço e para bens pela analise ;)

    ResponderEliminar
  180. Olá a todos, parabéns pela analise!

    Esta semana comprei um Asus O!Play Air HDP-R3 e estou muito satisfeito com ele.

    Apenas estou triste que consigo ter legendas via pen e com cabo de rede não tenho :(

    Alguém me pode ajudar?

    Abraço

    ResponderEliminar
  181. Olá a todos, parabéns pela analise!

    Esta semana comprei um Asus O!Play Air HDP-R3 e estou muito satisfeito com ele.

    Apenas estou triste que consigo ter legendas via pen e com cabo de rede não tenho :(

    Alguém me pode ajudar?

    Abraço

    ResponderEliminar
  182. Ola,

    Comprei um Asus HDP-R1 para aceder à minha base de filmes por cópia directa do CD para harddisk.

    Funciona bem mas PERCO AS LEGENDAS quando avanço e recuo (pela tecla de avanço rápido) ou retomo depois de ir ao Menu de Setup.

    Estou a utilizar pastas VIDEO_TS com
    ficheiros .VOB .IFO e .BUP. O que julgo querer dizer que as legendas estejam embutidas. Estou certo ?

    Estou com o update de firmware 30.

    Ao começar o filme esta com legendas. Se saltar de capitulo tambem. Se fizer avanço rápido ou recuo já volta sem as ditas legendas. O butão de legendas não faz nada. No PC com o PowerDVD funciona na perfeição.

    Alguem ja passou por este problema ou me sabe dar uma dica. Toda ajuda será benvinda.

    Já agora a quem interesse tive tb um problema com a saida optica em 5.1. É que saía em stereo. A solução que vi num post foi por em "HDMI Raw" (apesar de eu não estar interessado saida HDMI pois o audio sai para o descodificador/amplificador 5.1 por optico).

    Abraço,

    luis.costa@drift.pt

    ResponderEliminar
  183. Boa tarde, eu adquiri um asus destes, e tenho um ZonHub que penso ser norma N, o que acontece é que a visualizaçao seja de que tipo de conteudo for é muito lenta, mesmo impraticavel, sera uma questao de configuraçao de rede ??? podes ajudar-me ??
    obrigado

    ResponderEliminar
  184. @SofaSurfer

    Primeiro aconselho a que faças alguns testes: ligação por WiFi, por ethernet, e até num dispositivo USB.
    Confirma também que estás a usar o firmware mais recente (lembro-te de ter lido que havia um bug que causava lentidão na ligação por rede; ou então poderá ser também interferência de outras redes WiFi?)

    ResponderEliminar
  185. ao anonimo de dia 30, tambem nao vejo legendas via rede, contatei a asus e eles disseram para ir trocar o aparelho... sera ??? acho tao estranho

    ResponderEliminar
  186. ora boas,antes de mais o meu agradecimento por todo este reportório do(maquinao)acabei de comprar o meu,não resisti...mas tou com problemas em fazer a ligação wireless do oplay que esta no meu quarto para o disco externo que esta no escritório!
    tenho 1 disco Western Digital 1tb com ligação cabo de rede ao router wireless também da asus ,penso que o problema esta em definir o disco no utilitário que se instala no PC...aparece a mensagem "interface is invalid",não sei o que fazer...alguém me ajuda,caso consiga resolver posto aqui..xau ai

    A mim tambem me está a dar esse este erro! Se alguem me puder ajudar, deixo o meu contacto: andre18july@gmail.com

    ResponderEliminar
  187. Boa noite, o meu o!play, funciona bem, consigo ligar-me à rede wireless via Meo, consigo aceder ao conteúdos on-line, radio, internet tv etc, no entanto o sofware que vem no disco de instalação não me serve de muito pois ainda não produziu qualquer efeito prático.
    No fundo o que eu queria era aceder via wirelessa a todos os dispositivos que estiverem ligados ao o!play e vice versa.
    Alguem me pode ajudar ?
    Obrigado
    Tiago A.

    ResponderEliminar
  188. @Tiago

    Acho que o que pretendes é a funcionalidade NAS.
    (E se assim for, acho que conseguirás isso metendo o firmware do HD2... parece que há forma de por isso a correr no R3. :)

    ResponderEliminar
  189. alguem me pode ajudar a configurar o wireless do Oplay ??? faz-se a ligaçao auto ? ou ad-hoc ?? algguem me pode explicar como fez ?

    ResponderEliminar
  190. Carlos, parabéns pelo excelente post!

    Comprei o R3 v 01.21P, mais por causa da capacidade de ligação wireless.

    O meu router é um sitecom 300N encriptado com chave WPA (canal 13) a funcionar bem com os portáteis cá de casa.

    Quando no setup do R3 faço a pesquisa automática ele identifica o SSID correctamente mas na security devolve WEP em vez de WPA. Por este caminho como não tenho o router programado com WEP, nada feito.

    Indo pelo modo manual aparece o teclado onde introduzo o nome da rede. Em seguida indo pela opção WPA key, aparece novamente o teclado que me permite introduzir a chave em texto normal. Fica alguns minutos a tentar aceder ao router mas no fim nao conseguue obter o DHCP nem o IP.

    Não queria alterar a configuração do router para WEP antes de esgotar todas as hipóteses de funcionamento em WPA.

    Os meus agradecimentos
    António

    ResponderEliminar
  191. Boa Noite

    Após ler com atenção estes posts todos, tenho ainda uma dúvida, em relação ao som, tenho uma samsung LE46c530(Saída Dolby Digital Plus, Dolby Pulse output), e como quero comprar um leitor possivelmente o asus O!Play Air HDP-R3, para lhe ligar directamente um HD externo e ligar ao LCD, a minha duvida é que cabos irei precisar para usufruir ao máximo do FullHD, e que cabos precisarei para o som, dizem que o asus tem DTS downmix, logo será só ligar á tv e ter som, certo?Agora também não sei se a TV tem os requisitos para isto tudo.

    Cumprimentos
    Pedro

    ResponderEliminar
  192. Precisas apenas de um cabo HDMI.
    No caso de leitores sem downmix, é que precisarás de um descodificador externo (amplificador AV por exemplo), para descodificar o audio DTS, etc.

    ResponderEliminar
  193. Boas Noites

    Comprei hoje o aparelho,video tudo a funcionar através de disco externo, isto porque não consigo ligar via wireless..não o que estou a fazer de errado.Ele detecta a rede em questão, mas quando vai para fazer a ligação fica ali muito tempo e no fim volta para o ecrã normal.Não sei se a luzinha azul do meio deveria estar a funcionar (WiFi)enquanto pesquisa a rede...mas apenas a luz do "storage" e "power" estão ligadas.Não sei o que fazer mais..

    ResponderEliminar
  194. @Pedro

    Tens que tentar despistar o problema por passos:
    1)confirmar que tens o ultimo firmware
    2)experimentar fazer a ligação com o WiFI desprotegido (só para testar)
    etc. etc.

    ResponderEliminar
  195. Anónimo5/1/11 01:05

    Olá!
    O que me dizes do Asus O!Play HD2?

    ResponderEliminar
  196. Boa noite, venho colocar uma questão. Adquiri um Asus O!Play HDP-R1, uso o windows7, gostaria de saber se é possivel visualizar o equipamento na rede. O equipamento encontra-se ligado ao router da MEO e possui um disco externo ligado a ele. Gostaria de aceder atraves da rede ao equipamento e a partir dai ao disco para colocar os ficheiros.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  197. @Anónimo
    Isso supostamente será possível com os firmwares mais recentes com funcionalidade NAS, que permitirão aceder a um disco/pen ligado ao ASUS através da rede.
    No entanto, quando testei o equipamento, isso ainda não estava disponível.

    ResponderEliminar
  198. Bom dia, muito obrigado pelo esclarecimento.

    ResponderEliminar