2010/02/17

Firefox à prova de Crashes

Não há nada pior do que um browser, carregadinho de páginas abertas em várias tabs, encravar e levar consigo tudo o que estavam a ver e a fazer.

O pior de tudo é que, na maior parte dos casos, essas "crashadelas" não têm a ver directamente com o browser, mas sim com algum plugin menos bem comportado.

Pois bem... em breve o Firefox poderá deixar de se preocupar com essas coisas, já que esses plugins (que podem ser coisas como o Flash) irão correr num processo separado do browser. Ou seja, em caso de problemas, o browser continuará a funcionar como era suposto, e aparecerá na página a indicação de que um desses plugins terá deixado de responder.

 Este tipo de coisas já é feito no Google Chrome, onde cada página é executada num processo separado (embora por vezes ainda aconteça um erro causar o encerramento de todos os processos por completo.)

6 comentários:

  1. Só espero que o Firefox faça as coisas bem.

    Uma coisa que me irrita é que se eu tiver o chrome aberto com 10 abas e cada aba tiver flash eu eu tiver 5 extensões instalados quando vou ao gestor de tarefas do Windows tenho mais de 25 "chrome.exe" e não faço ponta de ideia o que cada tarefa esta a executar.

    Posso reparar que uma instância ta a usar muito cpu ou memoria, mas não tenho como saber se é um plugin, extensão, aba ou o programa em si....

    ResponderEliminar
  2. @Porfirio

    No Chrome tens o "task-manager" interno dele (Shift-ESC) que te mostra o que está a utilizar os recursos (páginas, plugins, flash, etc.)

    Quanto ao gestor de tarefas do windows, o aconselhável é utilizar um mais jeitoso, tipo o Process Explorer, que te pode agrupar todos esses processos "chrome" num único elemento para evitar essa "lixarada" que aparece no ask manager normal. (ou outros.)

    ResponderEliminar
  3. Isto nao foi o que sempre se fez em Linux? Especialmente para implementacoes alternativas do flash_player (open source)?

    E isso nao faz o bixo ficar bastante mais lento? :oP

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar
  4. O Safari 4 no Snow Leopard já faz isso.
    Não sei se é uma função do WEBKIT.

    ResponderEliminar
  5. @Luis
    A questão é se se está a correr o "plugin" externo no mesmo "processo" que o browser/janela, ou se se está a corrê-lo num processo separado.

    Como foi dito, há vários browsers que já implementam isto.
    (O primeiro que me lembro de ter falado nisto foi o Chrome, mas não significa que outros não o fizessem anteriormente...)

    ResponderEliminar