2010/03/26

Apoio ao Cliente na ZON [traffic shaping]

Foi difícil, mas finalmente consegui!
Eis o guia de respostas que rege ditatorialmente o serviço de apoio ao cliente na ZON Netcabo, e com o qual me tenho confrontado nos últimos tempos relativamente às anomalias que se têm feito sentir e que "não são traffic shaping."

18 comentários:

  1. Isto já não anda bem há muito, mas agora a situação está mesmo péssima!
    Gosto é pouco de toda esta negação, gozar com a cara das pessoas....francamente. Alguém devia processar os gajos a ver se aprendem. Com certeza há ponta por onde se lhe pegue.

    ResponderEliminar
  2. Ainda não perguntaste a esse pessoal como é que eles se sentem profissionalmente quando estão a pregar mentiras aos clientes ?

    ResponderEliminar
  3. ... não... mas imagino que se benzam antes de colocarem os headsets e carregarem no "on"... :)

    ResponderEliminar
  4. Muito bom :)o que isto mereçe é meia duzia de clientes se associarem e apresentar um processo por o SAC mentir descaradamente aos clientes.

    o TS na ZOn com a massificação das vendas do ZON "Fibra" só vai levar a cada vez mais estes bloqueios pois as infraestruturas deles está de rastos com tantos clientes.
    É enviar isto pro MEO já que eles andam numa de gozar as box´s da ZON nos spots da TV podem também gozar.. se não usa p2p do Meo .. não tente isto em casa !!

    ResponderEliminar
  5. então mas não conseguem ainda contronar a situação?
    alguma ajuda que pudessem dar agradecia, fiquei de ligar para a zon entretanto mas só tenho conseguido enviar emails com respostas a falar das variáveis que determinam a velocidade das redes p2p...

    ResponderEliminar
  6. @pedro

    não podes falar de torrents ou p2p !
    Fala apenas do protocolo UDP



    Se alguem precisar eu posto o e-mail q enviei para a Zon, ANACOM, ...

    Ainda não recebi resposta da ANACOM, DECO, ICAP. A resposta da Zon é que está tudo bem! o único ponto onde eles têm maior dificuldade em responder é o porquê de em ligações VPN conseguir velocidades superiores ("ligações VPN não é da nossa responsabilidade") e utilizando o programa TPTEST não tenho perda de dados à noite ("o programa não é oficial da Zon, programa defeituoso") começam a falar do protocolo UDP dizendo q não há controlo de recepção.. Enfim... Mandam-nos fazer testes no site da Zon e está tudo bem... Não são capazes de dizer como é feita a gestão da rede.

    ResponderEliminar
  7. aiaiai, por isso é que eu sou MEO :P E estou sempre ON! :D

    ResponderEliminar
  8. Esqueces-te de por um quadrado de decisão entre o "sim" do "foi a 10a vez que isto foi repetido" e o "posso ajudar com mais alguma questão", com o atirar da responsabilidade para terceiros:
    "Devido a imposições legais da ANACOM somos obrigados a fazer trafic shaping"

    A Zon ficou com os maus habitos que a pt tinha ha 10 anos atras em materia de gestão de rede e clientes. É por isso que está a perder a corrida.

    ResponderEliminar
  9. Ui? Já admitem que fazem traffic shaping? Milagre!!!

    ResponderEliminar
  10. resposta da ANACOM
    "
    Acusamos a recepção da sua reclamação, a qual será analisada dentro do mais breve prazo possível. Entretanto, aproveitamos para transmitir algumas informações prévias sobre o âmbito da nossa actuação e sobre aquilo que poderá esperar da intervenção desta Autoridade.

    A ANACOM é a entidade reguladora dos sectores das comunicações electrónicas e dos serviços postais, cabendo-lhe, entre outras atribuições, assegurar um elevado nível de protecção dos consumidores no seu relacionamento com os prestadores de serviços. Com este fim, a ANACOM procede à regulação, à supervisão e à fiscalização da actividade das entidades relevantes.

    No entanto, não tem esta Autoridade, de acordo com a lei, poderes para conciliar, mediar ou resolver conflitos entre os utilizadores e os prestadores de serviços. Se, com base numa reclamação, forem detectados indícios de infracção à lei por parte do prestador de serviços, isso dará lugar a um procedimento que poderá culminar na aplicação, pela ANACOM, de uma sanção a esse prestador. Tal, porém, não resolverá o conflito que motivou a reclamação, nem imporá ao prestador de serviços quaisquer obrigações para com o reclamante, nomeadamente de indemnização dos prejuízos eventualmente sofridos.

    Assim, será sempre nesta perspectiva que iremos analisar e responder à reclamação que nos dirigiu. Procuraremos transmitir informação que lhe possa ser útil, analisaremos a conduta do prestador de serviços à luz da legislação aplicável, desencadeando subsequentemente as acções adequadas, e, por fim, utilizaremos os dados resultantes do tratamento das reclamações para melhor orientarmos o desempenho das nossas funções. A sua reclamação constitui, neste sentido, um valioso contributo para a nossa actuação e para uma mais eficaz prossecução dos nossos objectivos.

    Estamos cientes, porém, que a sua preocupação se centra, acima de tudo, na resolução do conflito que esteve na base da reclamação. Neste sentido, e sempre que em causa esteja uma relação de consumo (fornecimento de bens e/ou prestação de serviços destinados a uso não profissional), pode dirigir-se à Direcção-Geral do Consumidor (1), para obter informação quanto aos seus direitos e meios de reacção ou recorrer aos centros de arbitragem de conflitos de consumo. Em qualquer caso, pode sempre recorrer aos tribunais.

    ResponderEliminar
  11. há novidades??

    ResponderEliminar
  12. Problemas de traffic shaping e net neutrality estão agora em estudo aprofundado por várias autoridades reguladoras na Europa.

    Por exemplo, a autoridade francesa ficou de entregar um relatório sobre o assunto ao governo francês no Outono.

    Já leram as letras miudinhas dos contratos que assinaram com a zon/netcabo...

    ResponderEliminar
  13. As letras miudinhas dizem que podem gerir a rede deles como quiserem, até aí tudo bem... Mas não dizem em lado nenhum que podem mentir ao cliente.

    Senão chega-se ao cúmulo de - como aconteceu a um amigo meu - passarem-se semanas a tentarem descobrir o problema que lhe tornava a sua ligação de 100Mbits numa lentidão de 1 ou 2Mbits... e que depois só por descuido lhe disseram que afinal estava a ser "limitado" pela ZON - mas nunca mais voltando a admitir posteriormente que a limitação estava a ser feita, nem quanto, nem quando, nem qual, nem nada!

    O que vale é que ele tanto os chateou que actualmente o tráfego dele já nem é contabilizado! Sempre que vai ver os consumos está sempre a zero...

    Aqui é mesmo a questão de ver quem chateia mais quem, e de quem tem mais paciência para fazer o outro lado "desistir".

    ResponderEliminar
  14. Anónimo1/4/10 01:52

    @carlos


    bora nisso!! :)
    só que estou sp 1 hora ou mais ao telefone c eles :S

    ResponderEliminar
  15. Anónimo9/3/11 16:56

    Apresentar queixas/reclamações à DECO ou a outra associação para a Defesa do Consumidor é uma possibilidade.

    Se eles receberem várias reclamações, podem começar a pressionar a ZON TV CABO para parar com o Traffic Shaping!

    ResponderEliminar