2010/03/24

Traffic Shaping na Zon - Parte 2 [Video]

Mais um vídeo que prova de forma inequívoca o traffic shaping na Zon que nas últimas semanas se tornou verdadeiramente abusivo.
Se têm seguido a telenovela, e se já viram o vídeo anterior, aqui está mais um vídeo que vos vai agradar.



Neste vídeo vemos exactamente o processo de traffic shaping a entrar em acção - que prova que o tráfego UDP está a ser completamente bloqueado a mais de 80%!

Isto, utilizando um programa de teste da própria ZON!

Portanto, imaginem o efeito que isto tem, não só nos torrents, mas em todos os outros programas (como certos jogos online) que utilizam o UDP para transferência de dados.

(Como é descrito no vídeo, embora o UDP seja um protocolo sem "controlo", normalmente essa função é implementada pelo software, como acontece neste próprio programa de teste.)


O mais caricato é que depois dos vários emails que enviei, recebi um telefonema onde um simpático (mas semi-engasgado) assistente me ditou a frase oficial de resposta nestes casos: "que a Zon não pratica qualquer tipo de traffic shaping".

Frase que foi insistentemente repetida mesmo perante a minha frase:
"Desculpe-me, mas ambos sabemos que isso é mentira; e está mais que provado!"

... Mas claro... isso em nada alterou a resposta repetitiva que estão "obrigados" a dar aos clientes.

Mas aos poucos, e graças a estas informações e vídeos, tenho esperança que se consiga ir "abrindo os olhos" aos clientes ZON, para que esta situação inaceitável se vá tornando cada vez mais conhecida até que - finalmente - a ZON seja incapaz de esconder o total desrespeito com que tem mentido aos clientes!

41 comentários:

  1. Parece que sim :|
    " This video has been removed by the user. "

    ResponderEliminar
  2. Parece que houve um "glitch" qualquer, mas parece que já está de volta o vídeo.

    ResponderEliminar
  3. AHHHHHHHHH espertalhões lixarem o UDP. Ai que saudades da minha cabovisão.

    ResponderEliminar
  4. se o prob e' o UDP, pelos para torrents, os users basta usar TCP e da na mm n e'?

    ou seja, so estao fazer barulho, pq se filtra o UDP?

    td bem q eles n tem nada q filtrar, mas isso n impede ning de sacar à vontade.

    ResponderEliminar
  5. E com isto, viva ao MEO!!!
    Antes lamentava-me por viver numa aldeia e a Net Cabo não chegar lá. Entretanto com o MEO fez-se luz. E agora com esta clarissima falta de vergonha/respeito da ZON, dou-me por contente por nunca ter cá chegado.

    Eu na vossa situação já tinha mudado ao tempo! Mesmo podendo perder velocidade na net "normal" iram sempre ganhar com os jogos e os torrents. Eles que não abram os olhos não!!

    ResponderEliminar
  6. :S

    e eu que refilava da Cabovisão...

    boa sorte!

    ResponderEliminar
  7. Estamos feitos... é que passar da ZON para a PT, não me parece uma melhoria. A longo prazo veremos no que isto dará...

    Quando meti Netcabo em minha casa há uns anos atrás, a iTunes Store não dava porque estav a ser barrada por eles. Depois de vários mails, discussão ao telefone (também passei essa fase dos "robôs") e de me terem para testes, a coisa lá se arranjou. Esperemos que o TS na ZON se resolva e pelo menos se esclareçam as regras para eles o aplicarem. Pelo menos isso...

    ResponderEliminar
  8. Pois... Melhoria também acho que não, apesar de estar relativamente satisfeito com o MEO. Mas acho que é a única maneira de eles alterarem o TS. Embora que se ficarem com menos clientes, já não precisam de aplicar o TS. lol.
    É uma vergonha esta situação e pelo que vejo a DECO também não faz nada...

    ResponderEliminar
  9. Mas a DECO faz alguma coisa que seja?
    Não estejam à espera que vos/nos "salve". Antes pelo contrário.

    ResponderEliminar
  10. Sérgio Teixeira24/3/10 17:30

    Viva,
    Estive ontem a analisar as velocidades da Internet com o Vuze ligado e desligado e de facto é assombroso! Passado um bocado de fechar o Vuze o teste de velocidade (qos.sapo.pt) passava de 300Kb para 20Mb (que é o que tenho contratado). Isto de facto não cabe na cabeça de ninguém! Tem que haver maneira de dar a volta a isto... ;)

    ResponderEliminar
  11. A questão nem é dar a volta (que isso já se sabe que é sempre inevitável, como algumas tácticas que já andam por aí) mas sim fazer com que a ZON admita e informe abertamente o tipo de serviço que presta aos clientes.
    1) Que limites têm os planos ilimitados
    2) Qual o método que determina se há "uso abusivo"
    3) Que tipos de trafego estão/ou não bloqueados, a que horas, etc.

    Senão, é como tentar andar a cumprir um limite de velocidade na auto-estrada, mas sem haver sinais de trânsito e com cada polícia a determinar aleatoriamente qual a velocidade que é permitida - mas sem no entanto alguma vez dizer qual é, ou admitir que há!

    ResponderEliminar
  12. @(``-_-´´) -- BUGabundo
    Impede, pois! Os "netcabianos" sabem que só qdo o utorrent implementou utp over udp é que começaram a dar a volta. Até aí não se conseguia nada, pois as ligações tcp já andavam todas minadas. Mas eram só as ligações bittorrent. Agora descobriram a pólvora e aplica-se a regra cegamente às ligações udp e a tudo que não utilize o porto 80 (caso do teste da pt). Quer seja tráfego p2p ou não.

    ResponderEliminar
  13. Sérgio Teixeira24/3/10 18:25

    Concordo que durante partes do dia, hajam alguns limites no P2P por parte das operadoras, para não prejudicar a qualidade global do serviço, mas desta forma é que de facto NÃO!
    Ontem durante os testes que fiz, reparei que a partir da meia-noite, a velocidade ia gradualmente aumentando e por volta da uma da manhã os 50K "habituais" já estavam nos 100K, mas isto é brincar com a malta...
    Carlos, é óbvio que as "regras do jogo" têm de ser do conhecimento geral e eles vão ter de as assumir e explicar mais tarde ou mais cedo, nem que seja preciso recolher assinaturas!

    ResponderEliminar
  14. Boas, estes 2 últimos dias tenho feito testes com o meu serviço da Zon, e com o Meo que tenho em casa (sim trabalho na PT, e tenho Meo só por causa do Benfica TV), e realmente não noto diferença nenhuma.
    Este TS, estão a aplicar é a todos os clientes ou somente a alguns?

    É que comigo está tudo óptimo

    ResponderEliminar
  15. Quero ver o que vão dizer agora quando confrontados com este vídeo. Se não é traffic shaping é uma avaria ou anomalia qualquer. 80 e tal % de packet loss em UDP não é normal!!!

    Já tentei configurar o o utorrent para usar só ligações TCP, mas sem sucesso... não fez diferença nenhuma.

    ResponderEliminar
  16. Acabei de ligar para lá e referi que tinha visto estes vídeos, e que não havendo qualquer duvida que existe TS qual era a resposta oficial da Zon perante o óbvio. Ta como já foi referido aqui acerca das respostas dadas, os pobres coitados que atendem o cliente gaguejam por todos os lados, repetem que não existe TS e que em relaçao aos videos, estes podem ser manipulados.
    Respondi-lhes com o maior sarcasmo que pois claro eles é que eram os honestos mas que para mim ou solucionavam isto rapidamente ou a Meo ia ganhar um cliente. Se fôr isso que a Zon quer...Parabéns..vai conseguir!

    APERTEM COM ELES PESSOAL! (refiram os videos)

    ResponderEliminar
  17. Eles podem meter regras e mais regras não acredito que o utilizador consiga dar a volta.

    A minha ligação tb tem problemas e é da concorrência.A vários nivéis.

    Há dois dias notei algo estranho se for verdade é pior que isso...

    A melhor reclamação é não aderir a esses serviços de outra forma não conseguem nada.

    ResponderEliminar
  18. já agora podias dizer o fornecedor...ajudava a escolher um mais honesto...

    ResponderEliminar
  19. Tou a ter TS como nunca vi. No utorrent a fazer down de 2 torrents que não passam dos 10kB/s, torna-se impossível abrir uma pagina web.
    Isto é de mais ...

    ResponderEliminar
  20. Também andei a testar e posso dizer que o tráfego UDP está limitado a um máximo de 180 kbit/s. O TCP bate no limite da ligação... 43 Mbit/s.

    ResponderEliminar
  21. Não resisti a esperar pela hora mágica (a partir das 2 da manhã):

    UDP:
    Bits/second received : 2040544 (2.04 Mbit/s)
    Lost packets
    Packets lost on net : 0 (0.00%)

    TCP:
    Bits/second received : 2084723 (2.08 Mbit/s)


    Pelos vistos baixam o TCP e sobem o UDP...
    Amanhã volto a testar para confirmar a velocidade do TCP em horário "normal".

    ResponderEliminar
  22. Após a hora mágica (2:30) novos testes:

    UDP:
    Bits/second received : 2160648 (2.16 Mbit/s)
    Packets lost on net : 0 (0.00%)

    TCP:
    Bits/second received : 2711139 (2.71 Mbit/s)

    Estranho, o TCP baixou e o UDP subiu... amanhã confirmo os valores do TCP em horário "normal".

    ResponderEliminar
  23. Afinal se fizer o teste standard (no TPTEST) dá-me valores superiores a 30 Mbit/s para ambos os protocolos.
    Durante o horário "normal" o mesmo teste dava uma velocidade de aprox. 180 kbit/s no UDP.
    Enfim... dantes as happy hours eram para fazer downloads sem limites de quantidade e agora passaram a ser para não ter limite de velocidade.

    ResponderEliminar
  24. Eu ando a mascarar ligações p2p através de proxy's, visto que a minha célula está carregada. Mesmo à noite continuo com a mão reguladora do TS a funcionar.
    O pior mesmo é sempre que tento ligar o utorrent sem ter qualquer proxy, levo com o TS em cima e para conseguir abrir uma página ou algo semelhante é uma década.

    Neste momento vou trocar de casa e terei que contratar um serviço, qual é que recomendam?

    Abraço

    ResponderEliminar
  25. Pois... hoje vai mandar novo email à Zon, sem referir a palavra "banida" traffic shaping, mas apontando esta "anomalia" demontrada segundo o seu próprio programa de testes.

    Continuo sem perceber porque razão estão a fazer tantos filmes com isto, mentindo como se os clientes não tivessem olhos na cara, quando seria tão simples informar os cliente de forma aberta e pública. Poderiam até sugerir os setting recomendados para quem utiliza torrents, indicando os horários menos congestionados, o número de ligações aconselhada, as velocidades, etc. etc

    Seria assim tão complicado?

    ResponderEliminar
  26. @Rui Pinho

    Já vi pessoal a queixar-se da Cabovisão mas fui cliente deles 3 anos no Algarve e não tenho uma única queixa deles. 2-3 cortes que acontecem por avarias e mais nada, sempre tudo a bombar.

    ResponderEliminar
  27. Esta foi a resposta ao meu e-mail,

    Na sequência do seu contacto, que desde já agradecemos, informamos que:



    As velocidades dos protocolos de P2P dependem de vários factores, entre os quais as capacidades dos servidores utilizados, a velocidade de ligação dos utilizadores conectados, entre outros factores alheios à vontade da ZON Netcabo.



    O facto de não conseguir efectuar um download/upload a uma determinada velocidade não indicia que é algum tipo de constrangimento em relação ao serviço fornecido pela ZON Netcabo.

    Não perderam pela demora, levaram logo a resposta!

    ResponderEliminar
  28. É a resposta copy-paste, tal e qual a que tenho recebido incessantemente.

    Sugiro a todos que enviem novas reclamações, desta vez com base no próprio programa de testes da ZON, que tal como demonstrado no vídeo - prova que há 80% de perda nos pacotes UDP, mas que milagrosamente nas horas sem "traffic shaping" fica a funcionar em pleno! Deve ser coincidência, já que "a Zon não faz traffic shaping"! ;)

    Quanto à opinião da ZON sobre os vídeos, é doentio insinuarem que os mesmos foram "fabricados"... Qualquer dia estão a tentar convencer-nos que a Terra é plana e que é o Sol que anda à volta da terra... e que se reclamarmos muito o céu ainda nos cai sobre a cabeça.

    ResponderEliminar
  29. Isto está realmente muito "engraçado". Liguei hoje o computador e fiz um teste no qos.sapo.pt. Tudo certinho, 20/2 megas de download/upload.

    Fiz um pequeno upload UDP com o TPTEST fornecido pela ZON e usando o servidor deles. PIMBA! Download a 480kb/s e upload a 64kb/s no qos.sapo.pt.

    Passado 1 ou 2 min voltei a experimentar. O teste do sapo já estava normalizado. Fiz um download UDP com o TPTEST e... mesmo resultado!

    Segundo os testes do próprio TPTEST até o TCP fica congestionado após uma transferência UDP!LINDO!

    De madrugada no TPTEST consegui obter os 20/2 megas habituais (sem packet loss) em UDP. Durante o dia... é para esquecer. Ou seja, parece q a ZON está a usar um sistema que presume que quem faz transferências UDP está a usar P2P e cai-lhe em cima!

    Carlos, qual é o endereço do suporte da ZON para onde mandas os teus emails? Quero perguntar-lhes até quando vai durar esta "anomalia" e quanto me vão descontar na mensalidade até lá. Nós não pagamos para ter as velocidades contratadas só em TCP, ou melhor... só em TCP desde que não se tenha feito ligações UDP durante alguns minutos!

    ResponderEliminar
  30. @Nelson

    É mesmo vergonhoso.

    É mandar email para cliente@netcabo.pt, e se nao responderem rapidamente, reenvia logo com CC para supervisaoemails@netcabo.pt
    É inundar as caixas de inbox deles para ver se finalmente nos ouvem!

    ResponderEliminar
  31. http://www.zon.pt/Televisao/DetalheTv.aspx?detail=XzU1JN0

    Informação a Clientes sobre alterações às Condições Gerais actualmente em vigor

    Condições aplicáveis à alteração de preços resultantes da Lei das Comunicações Electrónicas (Lei 5/2004, de 10 de Fevereiro):
    O Cliente tem o direito de rescindir o contrato de prestação do serviço, não ficando sujeito a qualquer penalidade.

    ResponderEliminar
  32. Realmente e mesmo triste,eu tinha o serviço vodafone e sacava no vuze a 600 kb em qualquer altura do dia...e agora a 5 dias pus netcabo e realmente ficou uma maravilha 10 % desse valor....la vou eu de volta ao antigo operador...

    ResponderEliminar
  33. Boas,

    Antes de mais não percebo qual é que é a vossa ideia de estar a mandar mails para a ZON uma vez que a equipa de mails desse ISP é constituída por pessoas sem formação técnica de qualquer tipo e em que a única coisa que fazem ou sabem fazer é modificar o nome dos clientes e dados afins nos templates disponibilizados de modo a poderem providenciar respostas aos mesmos.

    Em segundo lugar, e se aquilo que querem é uma resposta oficial por parte da ZON (tal como uma exposição publica da situação existente), só existe uma coisa a fazer... chamar a televisão e fazer uma reportagem sobre o que está a acontecer ao UDP e sobre a forma como a ZON está a lidar com as reclamações dos seus clientes.

    Para finalizar, devo indicar que optar pela MEO não é de todo a melhor opção, aliás, actualmente não conheço nenhum ISP de jeito... mas isso são outros 500 e já dava pano para mangas. :P

    Com os meus melhores cumprimentos,
    Carlos Rodrigues ( aka PapaGigas )

    ResponderEliminar
  34. Já agora, o TPTEST não é um programa da Zon. Está é configurado para usar um servidor de testes da Zon permitindo assim calcular as estatísticas para o tráfego UDP.
    Leiam o "about" no link (ou no programa):
    http://tptest.sourceforge.net/about.php

    ResponderEliminar
  35. Sim, quando referi o TPTest como sendo "da Zon", era por este estar "oficialmente" disponível no site deles como programa para diagnóstico das ligações - e que entretanto parece já ter sido retirado... Imagine-se lá porquê!

    Entretanto, recebi novo telefonema, dizem-me que querem fazer "mais testes" na minha ligação, e novamente tive que "desbobinar" dizendo que não é qualquer problema da minha ligação, das horas "mágicas", das horas "shapadas", dos packet loss, da forma como se consegue velocidades máximas, da forma como somos restringidos às minimas, etc. etc..
    No entanto, como sempre, a resposta do outro lado era sempre a mesma: temos que fazer testes.

    E pronto, lá me disponibilizei para fazer todos os "testes" que eles acharem necessários... (pura perda de tempo, mas pronto, se esperam que desista, estão bem enganados!)

    ResponderEliminar
  36. Tem calma, Carlos. Isso é só o princípio. Segundo o modus operandi dessa seita, o próximo passo é enviar um técnico ao local de serviço.

    ResponderEliminar
  37. Eu tenho calma... até me dei ao trabalho de criar o fluxograma de atendimento da Zon... :)

    ResponderEliminar
  38. é por zonas esse traffic shaping
    na minha zona packets lost 0.

    sugiro a alguem com algum tempo livre a construir um site com um mapa em que os utilizadores chegavam lá e reportavam tinham ou nao traffic shaping

    a minha net funciona é pena a qualidade de tv ser tão má senao até ficava contente com a zon...
    marco

    ResponderEliminar
  39. Rafael Couto14/4/10 21:21

    A Deco, a Anacom, a Entidade reguladora da concorrência nunca irá tomar qualquer tipo de medida. São apenas instituições para nos silenciar com promessas de resolução.

    O poder económico da Zon para comprar pareceres é mais do que suficiente. E o presidente da Anacom/Deco, deve provavelmente estar ON na ZON gratuitamente e ter uma conta recheada numa offshore qualquer.

    Quando liguei, há 1-2 anos atrás, para a SAC da ZON, primeiro que conseguisse explicar à pessoa do outro lado da linha que o que eu me estava a queixar nada tinha a haver com tráfego internacional, já estava sem paciência :)

    A muito custo, um técnico (muito competente por simal),da linha de apoio especializado da ZON. -uma linha de telefone com prefixo 21 - admitiu que a ZON faz traffic shapping para assegurar a estabilidade da rede.

    Ora, a única resolução para isto:
    Nós por cá! lol Embora duvide que a SIC fizesse cobertura deste assunto. Porque será?
    Ou, o número de utilizadores descontentes crescesse e "fizessem uma vaquinha" para comprar tempo de antena na tv, em prime time, a expor a situação. De preferência logo a seguir a um anúncio da ZON. Tb duvido que alguma estação de televisao nacional, nos vendesse sequer esse tempo de antena.

    Mas fica a ideia... Eu contribuo com 20€. lol
    2 minutos de tempo de antena, sem contar com custos de produção do video e tal... só nos deve ficar a faltar 74980€.

    ResponderEliminar
  40. Só me apetece ir falar com o meu cunhado q é advogado e apresentar a conta (79dolars por mes, 59 euros)
    O engraçado é q eu ando em trackers privados há 6 anos, e so a cerca de 4 meses é q fiz isto, podia pagar a subscriçao vip do torrentleech, saia mais barato, mas eu nao gosto da ideia de poder fazer download e nao fazer seed(gosto de contribuir)

    Mas o q tem mesmo graça, é q eu pago mais pela minha seedbox para contornar o TS da zon, do q pago pela zon, é um serviço q junto me fica em 120 euros....

    ResponderEliminar