2010/05/20

Google e o Video na Web - WebM

Uma das novidades mais aguardadas no HTML5 era a capacidade de suportar vídeo e áudio sem a necessidade de plugins como o Flash. No entanto essa capacidade foi "castrada" ao não obrigar qualquer plugin a suportar qualquer codec. Assim, cada browser decidiu pelas tecnologias "da casa", fazendo com que o sonho de um formato de vídeo unificado e standard entre todos fosse de novo adiado...

Mas eis que o Google parece estar decidido a acelerar o passo nesta área, e depois da aquisição da On2, uma empresa que detinha um codec vídeo chamado VP8, veio agora torná-lo público e livre para todos. Um codec que será acompanhado do codec Vorbis no áudio, e encapsulado num formato WebM - basicamente um Matroska.

Qual o motivo para festejos?... Bem... É que para além do Firefox, que acolheu este formato de braços abertos, o Google conseguiu angariar um enorme conjunto de empresas que o irão suportar igualmente: desde a Adobe com o seu Flash, o Opera, e até a Microsoft com o seu Internet Explorer 9 (desde que o codec seja instalado pelo utilizador.)

O Google vai converter todos os seus vídeos no YouTube para este novo formato, e assim será dado um importante passo para que o video em HTML5 finalmente se concretize em pleno.

Portanto, preparem-se para incluir a palavra WebM no vosso dicionário do "dia-a-dia". :)

(Falta saber como irá a Apple reagir a isto... E há também quem diga que o VP8 tem ainda que evoluir para chegar ao h.264 e que tem partes "copiadas" que estarão sujeitas a guerras de patentes.)

4 comentários:

  1. Gostava de saber mais detalhes sobre o "processo" de conversão de todos os videos do Youtube para outro formato.

    Isso é uma tarefa gigantesca de processamento

    ResponderEliminar
  2. @Nasp

    Nada que o Google não tenha já feito... Quando o iPhone saiu fizeram o mesmo para converter os vídeos para H264.
    É dar a ordem à "cloud" deles, e aquilo vai digerindo a tarefa... :)

    ResponderEliminar
  3. mas e' bom lembrar q ainda mt videos no youtube n dao no html5 'actual'

    ResponderEliminar
  4. A Apple acho que já não conta para esta guerra, acho que esta guerra toda que fizerem acabou por derrota-los. Na minha opinião as pessoas já se cansaram da Apple ter esta guerra com o Flash e agora que se vai mudar eles querem continuar em guerra, o que isto vem dizer é que eles querem que seja feito à maneira deles mas se eles não mudam de politica pelo menos quanto a este assunto vão ser os únicos a perder pois se até agora tinham um dispositivo que mais ninguém tinha, o iPad, isso está para acabar!

    ResponderEliminar