2010/06/01

Apple baixa a margem de Lucro no iPad

Quando uma ínfima percentagem faz toda a diferença.
É fácil esquecer que muitos dos gadgets que muito nos atraem são por vezes montados por pessoas que vivem e trabalham em condições de quase escravatura.

Em parte devido à recente polémica com a vaga de suicídios que assolou a empresa responsável pela montagem do iPad, a Foxconn, a Apple aceitou reduzir a sua margem de lucro em 0.7%... um valor "ridículo" mas que permitirá que os trabalhadores tenham um substancial aumento de 20%!

Não seria bom se este passo marcasse uma viragem na mentalidade gananciosa de muitos gestores e empresas? - Afinal, por muito que se queira ter, há momentos em que devemos parar para pensar se não poderíamos realmente tornar as coisas melhores para muitas outras pessoas... especialmente quando isso pode ser feito com umas ridículas décimas percentuais.

4 comentários:

  1. Pois... parece que a Apple que tanto se preocupa com a "user experience" dos seus iPhones, iPads, etc, precisou de 10 suicídios nas fabricas da Foxconn e a má publicidade que isso gerou para se preocupar com a "working experience" do pessoal q fabrica os gadgets.

    A Apple não é a única. Longe disso infelizmente. É um sinal dos tempos.

    ResponderEliminar
  2. Dos_Passos1/6/10 21:43

    Pois ... quer dizer.
    Não se sabe ao certo quantos empregados tem a Foxconn - terá entre entre 330.000 e 486.000.
    Também não se sabe ao certo quantos suicídios teve num ano - terão sido entre 3 (segundo a Foxconn) e 9. Não é uma taxa de suicídio por aí além.
    Agora, a carta que os trabalhadores têm que assinar comprometendo-se a não se suicidar é um mimo (quem não assinar certamente é despedido ou internado num hospital psiquiátrico !!!)
    http://bit.ly/99LOLx

    Quanto aos 0,7% dos lucros da Apple (ou entre 1% e 2%, segundo outras fontes) para os trabalhadores da Foxconn afectos à produção de produtos da Apple, são rumores sem confirmação.

    ResponderEliminar
  3. E se essas pessoas forem pagas com menos de 100€, vejam lá o "grande" aumento que eles tiveram.
    A margem de lucro por aparelho da Apple deve ser "muito" superior ao que é pago por mês a um funcionário da Foxcon.

    ResponderEliminar
  4. João Sousa2/6/10 09:24

    Isto tudo apesar de, segundo alguns textos que li na Internet, a taxa de suicídio nos trabalhadores da Foxconn ser até *inferior* à média na China (onde ela é bastante elevada). A verdade é que o problema não está nesta ou naquela fábrica - é uma questão de sociologia transversal a toda a população.

    ResponderEliminar