2011/02/23

Notícias do Dia

Google dá nova "chapada" virtual ao Facebook ao remover esses contactos da lista de contactos da mais recente versão do Android, um update do Windows Phone 7 que parece não gostar muito dos Samsungs, a HP com portáteis com autonomia para mais de 30h, o iPad 2 poderá ser apresentado já no próximo dia 2 de Março, e muito mais.


Gingerbread no Nexus S mas sem Facebook


O Google já está a "empurrar" a mais recente versão do Android para o seu Nexus S, que vem acompanhado de melhorias a nível de estabilidade e mais funcionalidades a nível do NFC (o sistema de comunicação de curta-distância que poderá revolucionar a forma como fazemos pagamentos e muito mais.)
Por exemplo, nesta última versão, é possível definirmos que dados queremos partilhar quando tocamos com o nosso Nexus S noutro dispositivo NFC.

Outra novidade, é o suporte nativo para o codec vídeo do Google o WebM com VP8.

Mais polémica será a opção tomada pelo Google de remover a opção de mostrar os contactos do Facebook juntamente com os restantes contactos.
O Google explica que, como o Facebook não permite que esses dados sejam exportados, as pessoas poderiam baralhar-se se optassem por abandonar o FB e descobrissem que inúmeros contactos que dantes surgiam na sua lista tinham desaparecido misteriosamente.


Update do Windows Phone 7 corre mal nos Samsung

Parece que nem a "vantagem" de ter o hardware certificado na sua plataforma Windows Phone 7 evitou algumas surpresas desagradáveis. A recente actualização que preparia os equipamentos WP7 para receberem a actualização "a sério" que está para chegar, tem falhado nos Samsungs, podendo nalguns casos encravar por completo os aparelhos.
Considerando que há apenas uma meia-dúzia de modelos WinPhone 7 no mercado, é de estranhar que a Microsoft tenha cometido tal erro... Mas o que é certo é que por agora a actualização foi suspensa para os Samsungs.


HP com portáteis com 32h de autonomia

Para quem escolhe um portátil com base na sua autonomia, tem agora na nova linha de portáteis profissionais da HP o seu novo vencedor. A HP oferece agora portáteis com invejáveis 32h de autonomia.
Sim, é certo que há um número de requisitos, como a opção por um disco SSD, uma bateria "ultra-extended life", e um ecrã LED... mas... não deixa de ser um marco interessante.
A verdadeira questão é... que tipo de utilização se pode fazer para conseguir estas 32h?


SSDs PCIe da SuperTalent

Eis que o início do fim dos discos "tradicionais" se aproxima - no sentido dos "discos" passarem a ser simples módulos integrados directamente na motherboard, dispensando o uso de controladores/interfaces extra como  o Sata.
A SuperTalent tem uma nova linha de módulos SSD CoreStore que encaixam directamente numa ficha mini-PCIe ou PCIe, ficando assim "livres" das limitações dos interfaces dos discos.
Disponíveis em versões de 16, 32 e 64GB, estes SSD permitem velocidades de 350MB/s de leitura e 80MB/s de escrita (220MB/s de escrita nos modelos SLC.)

Embora grande parte dos utilizadores não dispense os discos de "Terabytes" para guardar a sua informação, estes módulos tornam muito mais apelativa a opção de ter o sistema operativo instalado neste "módulo" de alta-velocidade, e usar um disco secundário, mais lento, para "armazém".

[via Engadget]


iPad 2 apresentado a 2 de Março?

Ainda sem certezas definitivas, os rumores que apontam a apresentação do novo iPad 2 no próximo dia 2 de Março começam a parecer subir de tom.

Actualização: parece já ser oficial... iPad 2 a 2 de Março.
Enquanto isso, há quem diga que a Apple está com problemas em encontrar touchpanels em volume suficiente poderão, o que poderá significar que mais uma vez o lançamento ocorra apenas nos países "de primeira linha"... deixando muitos outros (como Portugal) para mais tarde.... bem mais tarde. :/


Novos MacBook com Lightpeak?

E continuando nos rumores, será verdadeira esta foto que mostra um suposto novo MacBook Pro com o novo interface Lightpeak da Intel, que na Apple será chamado Thunderbolt?

Actualização: parece que sim, que é mesmo a sério.

Specs do modelo mais fraco:
  • Core i5 two cores at 2.3 GHz 3 MB cache
  • 4 GB of DDR3 1333 MHz
  • Hard Drive 320 GB 5400 rpm
  • Screen 13.33 "glossy 1280x800
  • Intel Graphics GPU HD 3000 with 384MB of RAM shared with main memory
  • Camera HD FaceTime 
  • Superdrive 8x
  • Thunderbolt yet compatible with the I / O devices and high speed MiniDisplayport
  • SDXC Card slot, Firewire 800 and two USB 2.0
  • Digital Audio Output
  • Integrated Ethernet
  • Backlit keyboard
  • Size and weight 32.5 x22, 7x2, 41 cm, 2.04 kg




Curtas do Dia

2 comentários:

  1. >Android 3.0 final e SDK já disponíveis
    AFAIK foi so o SDk
    ainda n ha source do 3.0

    ResponderEliminar
  2. "Considerando que há apenas uma meia-dúzia de modelos WinPhone 7 no mercado, é de estranhar que a Microsoft tenha cometido tal erro..."
    Era para fazeres piada esta frase?
    Estranhar a M$ cometer erros?
    Estranhava era o contrário. Se algo fosse feito como deve de ser por eles.
    Agora isto é demais deja vue.

    ResponderEliminar