2011/03/30

Microsoft: Tablets poderão não Durar Muito

Não deixa de ser algo curioso que, a companhia (Microsoft) que há 10 anos atrás apresentava os Tablets como a próxima grande revolução, não só pareça estar a passar ao lado do "boom" do momento (com iPads e Android Tablets), agora venha a público dizer que "os tablets poderão não permanecer connosco por muito tempo".

Quem o diz é Craig Mundie, responsável máximo pelo desenvolvimento e estratégia da MS e até certo ponto, sou obrigado a concordar com ele.

Como é que ele justifica esta posição?

Bem, os tablets existem apenas devido à necessidade de termos ecrãs maiores, mas que desejaríamos manter em formato portátil. Um tablet não faz mais do que um smartphone faz... mas tem ecrã de maiores dimensões, e isso é que faz toda a diferença.

Mundie fala-nos de um futuro onde um qualquer pequeno smartphone é capaz de projectar imagens de alta-definição directamente para os olhos, dispensando por completo um "ecrã gigante".
Fala-nos também de um futuro onde os sucessores do Kinect nos permitam interagir com os computadores de forma completamente diferente da actual, sem necessidade de tocar em algo, ou ter algo nas mãos.

São coisas que por agora são "futurologia", mas que são plenamente possíveis de concretizar nos próximos anos: e tal como os computadores deram lugar aos portáteis, e os portáteis aos smartphones, e agora aos tablets... podem crer que o futuro não planeia parar por aqui; e este poderá muito bem ser o que o futuro nos reserva.

Mas, até lá... o melhor é equiparem-se bem com um smartphone e/ou tablet, para irem lendo as notícias do que está para vir. :)

4 comentários:

  1. Só espero que isso não sirva para eles justificarem a não entrada no mercado das tablets pois hoje eme dia ainda não há nenhum sixth sense (ver TED com Pranav Mistry) para fazer o que eles dizem.
    Hoje quando quero tirar notas numa conferência já não preciso levar o portátil comigo pois posso levar o iPad e vai ser assim nos próximos 3 anos porque duvido que haja um kinect nos próximos tempos que detecte o que quero escrever com base no movimento dos meus dedos sobre os meus joelhos.
    Infelizmente para todos nós a Microsoft tem demonstrado muitos conceitos interessantes mas tem demorado a trazê-los para o mercado. Um pouco como a Nokia. É como se diz na gíria: "estão bem um para o outro".

    ResponderEliminar
  2. Existe um velho ditado que diz algo como.

    "Estão verdes, nem se podem tragar".
    Dizia a raposa das uvas às quais não conseguia alcançar.

    ResponderEliminar
  3. Isso é o mesmo que dizer que os carros irão desaparecer, pois no futuro andaremos todos de nave espacial. Cheira-me a desculpa e auto consolo.

    ResponderEliminar
  4. Carlos Cardoso30/3/11 11:53

    Concordo com Kincas.

    Neste caso, então, faz todo o sentido pensar que num futuro próximo haveremos de ter um "zingarelho" qualquer implantado no cortex frontal que substituirá tudo o que são computadores, leitores de "media", televisões, telemóveis, e inclusivé comunicação entre pessoas, próximas ou distantes.
    Se já falam em regredir o envelhecimento!

    ResponderEliminar