2011/05/29

Primeiro Computador Quântico Vendido

A D-Wave vendeu o seu primeiro computador quântico, o D-Wave One.

Este tipo de computador utiliza conceitos radicalmente diferentes dos tradicionais, e utiliza um processador de 128-qubit (quantum bit)  supercondutor (mantido a temperaturas próximas do zero absoluto) e que parece ser bastante eficiente para resolver problemas de inteligência artificial.

Essa complexidade é no entanto escondida dos utilizadores, que lhe podem aceder por meio de uma API que possibilita a sua utilização a partir de Python, Java, C++, MATLAB, etc.


O próprio Google tem colaborado com a D-Wave, e dá o exemplo de um algortimo quântico de pesquisa que será capaz de baralhar o nosso "pensamento linear":

Imagine-se que se esconde uma bola numa única gaveta num conjunto de 1 milhão de gavetas. Uma pessoa com (muita) sorte poderia encontrá-la logo na primeira gaveta que abrisse; outra poderia ter azar e só a encontrar depois de abrir 999 mil gavetas. Em média, seria necessário abrir 500 mil gavetas para encontrar a bola.
Com a computação quântica, é possível encontrar a bola abrindo apenas 1000 gavetas em média - um feito simplesmente "milagroso".

Num projecto mais prático que nos chega do Google, a computação quântica deste chips da D-Wave permitiu criar um sistema de identificação de automóveis, usando apenas fotografias de exemplos, de forma mais eficiente do que a conseguida com os sistemas tradicionais.

Estão a imaginar a complexidade de tal tarefa, de olhar para uma fotografia e saber se lá está um automóvel?
Por um lado, fico fascinado por estes avanços; por outro lado, dou comigo a recear um tal de "judgement day", em que as máquinas ganhem consciência e decidam que já não precisam de nós. :)

O comprador deste primeiro D-Wave One foi a Lockheed Martin, o que não ajuda nada a que esse pensamento se desvaneça... (não teria sido melhor ter ido para o Google, ajudar a classificar fotos do Streetview? ;)

2 comentários:

  1. Eu precisava dele para me sair o euromilhões :P

    ResponderEliminar
  2. Agora era criar uma carrada de datacenters com eles e expo-los via webservices para que qualquer pessoa pudesse usar esse poder! ;o))

    ResponderEliminar