2011/05/30

BMW Anti-Colisões

Não é a primeira vez que vemos medidas contra os perigos de virar à esquerda em cruzamentos e entroncamentos (há até aqueles casos das empresas de entregas que usam sistemas de nevegação que as evitam, para uma maior eficiência). Desta vez, trata-se de um sistema da BMW que visa aumentar a segurança com um assistente de curvas à esquerda.

Utilizando o sistema de nevegação e uma câmara, o automóvel detecta se o utilizador pretende virar à esquerda, e activa o "assistente". Este assistente consiste em 3 scanners laser que inspeccionam a estrada até 100m em frente do veículo, e permitem que o mesmo trave automaticamente caso seja detectado algum veículo que circule em sentido contrário.

A travagem ocorre apenas se o veículo circular até à velocidade de 10km/h, para evitar uma travagem "inesperada"; e pode ainda assim ser ultrapassada caso o condutor pretenda prosseguir com a manobra.


Noutra vertente deste sistema, quando usado em conjunto com sistemas de comunicação entre veículos, a informação de que o automóvel pretende virar pode ser recebida por outros veículos, que podem automaticamente sinalizar a sua posição: através de sinais de luzes e/ou sonoros; para alertar o condutor do veículo que pretende virar - que estará também sujeito à travagem automática caso o sistema determine o risco de colisão (analisando as informações de posição e velocidade dos outros veículos).

São sistemas que podem salvar vidas, e portanto são bem-vindos - no entanto, com tanta tecnologia... Não seria melhor deixar que o automóvel se conduzisse sozinho? ;)

1 comentário:

  1. A Ford também está a trabalhar nisto: http://goo.gl/1kDiT

    ResponderEliminar