2011/06/30

Dia Mundial das Redes Sociais


Já sabemos que há dias para tudos, e depois do Dia do Pai, da Mãe, dos Namorados, e de tantos outros, hoje é o Dia Mundial das Redes Sociais.

... Como se fosse necessário falar ainda mais do Facebook, Twitter, e do recém lançado Google+ (Google "Mais") - que tem originado uma busca desenfreada por convites, a tal ponto que o Google teve que os desactivar temporariamente por "excesso de pedidos".


Mas, será dia também para relembrar algumas outras redes sociais que entretanto perderam muito do seu brilho, como é o caso do MySpace, que agora regressa às notícias por motivos que nos fazem pensar sobre o poder que detêm estas redes sociais: o MySpace foi comprado por uma empresa de publicidade, que passa a ter acesso aos dados dos seus 50 milhões de utilizadores registados.

A existência das redes sociais não tem estado livre de polémicas, quase sempre relacionadas com a gestão da privacidade do que lá se coloca. Muitas pessoas esquecem-se de quem têm nos seus grupos de amigos ou de que estão a falar "publicamente" (como aqueles casos de pessoas que reclamam do seu emprego... e que depois descobrem que o seu patrão também as pode ler ).

Essa gestão da privacidade pode tornar-se em algo tão complexo que, faz com que por vezes - como acontece no Facebook - obrigue a um emaranhado com tantas opções e menus, que será quase impossível descobrirmos o que se quer fazer (ou até, o que se "pode" fazer.)


Por outro lado, não deixa de ser triste ver que, até pessoas que deveriam saber do que falam, parecem continuar a não ter ideia dos conceitos básicos das redes sociais: este jornalista do Financial Times diz ter descoberto uma "falha de privacidade" no Google+.
Falha essa que consiste, segundo ele, na possibilidade de um qualquer nosso amigo poder divulgar coisas que lhe dissemos em "privado". Duh!?! Mas... que raio de falha é esta? Desde o início dos tempos que se sabe que tudo o que dissermos a alguém está sujeito a ser repetido e divulgado por essa pessoa. Daí a importância de se ter atenção ao que se diz e a quem se diz - isso é algo implícito nas redes sociais, dentro e fora da internet.


Com prós e contras, o que é certo é que as redes sociais fazem cada vez mais parte do nosso dia a dia, como se pode confirmar pelo uso dado ao Twitter sempre que "algo" acontece, e que permite que rapidamente se possa espalhar informação por todo o mundo numa questão de minutos.




Como em muitos outros casos, as redes sociais na internet são apenas uma ferramenta. Por muito avançadas, complexas, ou simples, que sejam de usar, a sua verdadeira inteligência estará - e será bom não o esquecer - na forma como os seus utilizadores as utilizam.

Um bom dia das redes sociais para todos - e como principal recomendação, válida para hoje e para todos os outros dias: pensem naquilo que escreveram, antes de carregarem no enviar. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)