2011/06/15

iPad 3 com Retina Display ainda em 2011?


Os rumores de que um futuro iPad com um Retina Display dará um salto de gigante no ecrã voltam a surgir - fazendo renascer o sonho de um iPad com resolução de 2048x1536, que deixaria novamente os restantes fabricantes a terem que se aplicar para oferecer produtos equivalentes (e "assassinando" por completo as actuais gerações de tablets.)

Rumores que são também substanciados pela existência de novos GPUs PowerVR que serão capazes de movimentar mais de 3 milhões de pixeis de forma fluida (quatro vezes mais que os existentes nos iPads actuais.)


Mais surpreendente será talvez a notícia de que este novo iPad poderá surgir ainda este ano, a tempo da sempre apetecível época de Natal. (Eu já não digo nada... a Apple já mexeu nas datas anuais do lançamento tradicional do iPhone, pelo que... tudo é possível).

O que é certo é que cada vez mais se confirma que fazer um tablet de sucesso não é simples. A Acer reduziu em 60% as suas estimativas; e a Asus, com o bem sucedido Transformer, sabe também que é crítico não só ter um bom produto... como conseguir igualmente fazer com que este chegue às lojas de forma rápida e em volume suficiente.

E não esquecer o caso da própria Apple, que tendo-se já tornado no maior comprador de componentes electrónicos a nível mundial, nem sequer consegue fabricar iPads suficientes para as encomendas - em certas lojas há ainda centenas de pessoas em "lista de espera" para receberem o seu iPad 2.

Sem iPads 2 em número suficiente, será que a Apple arriscará dar já o salto para uma próxima geração?...

5 comentários:

  1. Eu espero que nao que ainda ha 1 mes comprei o meu ipad 2! :oP heheh.

    Agora mais a serio, tal como dizes, nao me parece fazer grande sentido porem ca fora um ipad 3 se tem montes de procura para o 2!

    So faria sentido se:
    - tiverem mais facilidade em arranjar componentes para o que querem por no 3 do que o que actualmente poem no 2;
    - ou se a competicao tiver uma oferta muito proxima do que eles tem (pondo em risco a sua posicao no mercado).

    Mas acho isto improvavel, ate porque nao iria trazer confianca aos consumidores que, como eu, no limite estariam dispostos a comprar o ultimo modelo todos os anos.

    Abraco,
    Luis Miguel

    ResponderEliminar
  2. Nessas coisas da Apple ainda sou um neófito, mas pelo o que pude entender da mecânica de lançamentos da Maçã, o iPad 3 só sairá quando os donos do iPad 1 já estiverem a sentir dificuldades em utilizar o iOS mais recente. Explico: Com o lançamento dos iOS e iPhone 4, os donos do iPhone 3G que haviam "saltado" o 3GS sentiram a necessidade de adquirirem o novo gadget, pois o 3G já não tinha pedadlada para o novo iOS. Com a chegada do iOS 5 serão os donos do 3GS a aderirem ao futuro iPhone 5, e por aí em diante. Acompanhando essa dinâmica o iPad 1 ainda terá prazo de validade até ao lançamento do iOS 6, e os correspondentes iPhone 6 e iPad 3. Claro que tudo isso pode ser um enorme delírio meu! :)

    ResponderEliminar
  3. @ Alessandro

    Tens de ver que o 3GS tinha 256 de ram, assim como o ipad 1. Se o ios5 tiver necessidade de ram, então o caso está mal parado para o ipad1. É o que dá lançarem um dispositivo de 256 de ram num ano em que tudo o que era lançado era de 512.
    Depois ainda há goze com quem lê e se interessa pelas specs.

    ResponderEliminar
  4. @Anónimo,
    Tens razão! Realmente a RAM pode ser um obstáculo à longevidade do iPad. Pelo o que eu percebi o iOS faz uma gestão optimizada dos recursos dos dispositivos, talvez por isso o iPad seja tão ou mais rápido que outros dispositivos com o dobro da memória. No fim de tudo a verdade é que aquele que tem um iPad 1 pode esperar pelo 3, quem tem o 2 pode esperar pelo 4, etc. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Já eu acho que faz todo o sentido. O factor novidade faz toda a diferença para manter a Apple na frente do segmento.

    Se o iPad com retina display ficar pronto antes do final do ano, só não será lançado se a Apple quiser esperar pelos Android Tablet de 2012.

    ResponderEliminar