2011/06/07

Rescaldo iOS e iCloud


Com a apresentação do iOS5 e iCloud ontem na WWDC (podem ver um vídeo de algumas das novidades do iOS5 aqui), os comentários e reacções não se fizeram esperar.

Como sempre, as habituais acusações de "Ah, copiou do Android/WebOS/etc." e "estas inovações já existem noutros equipamentos há anos"... Algumas são justificadas, outras nem por isso, mas no final do dia tudo isso se resume a: o iOS5 será bem melhor do que era o iOS4 - e para os utilizadores, é isso que importa.


Admito que há partes onde até me parece que estejam a aumentar a complexidade desnecessariamente (rich-text no email?... Mas admito que haja alguém algures que até ache isso altamente necessário) - e há ainda muitas mais pequenas coisas que aos poucos vão sendo descobertas... como a possibilidade de usar o LED de Flash como aviso para alertas (após todos estes anos, finalmente o iPhone ganha um "status LED"  ;)

Por outro lado, não deixa de ficar um pouco mal a Apple aproveitar-se do que foi sendo desenvolvido por outras Apps e serviços, integrando agora no iOS5 coisas como o tirar fotos com o botão de volume - algo que recriminou profundamente quando foi feito pela App Camera+ - para além de coisas como Apps de "read it later", tarefas/avisos, mensagens, etc. Mas... tal não deixa de ser ditado pela evolução natural deste tipo de coisas: e como diz o criador do Instapaper, pode até servir para que as pessoas procurem Apps que façam essas coisas de forma ainda melhor do que as existentes no sistema.

Mas, a verdadeira grande novidade para os utilizadores iOS é o abandono do PC enquanto núcleo central de toda a experiência. Não mais será necessário um computador com iTunes para activar um iPod/iPhone/iPad, nem tão pouco para fazer backups ou actualizações do sistema (o que para mim é uma excelente notícia - já que só o usava para isso mesmo)!

Independentemente do mesmo já poder ser feito no Android, e/ou usando serviços como o excelente Dropbox, o que é certo é que a solução da Apple tem a vantagem de - tal como Steve Jobs frisou por várias vezes - "it just works". A complexidade de tais sistemas fica escondida dos utilizadores, que em muitos casos nem verão diferenças nenhumas. O que sabem é que, em caso de avaria ou roubo do seu iPhone, basta fazerem login com a sua conta num novo equipamento que terão tudo de forma imediata - tal e qual o que o Google promete no seu Chrome OS... mas aqui numa vertente mais orientada para as Apps do que a janela do browser do Google - ambas com as suas vantagens e desvantagens.

A Apple já mostrou as suas cartas (embora ainda tenha espaço para alguns trunfos; como é o caso do sistema de voz, que estranhamente nem foi mencionado na apresentação), e o Google tem agora vários meses para afinar a sua estratégia enquanto avança a toda a velocidade para o futuro Ice Cream - que certamente será o melhor Android de sempre. 2012 será um ano interessante, para ver de que forma estas duas plataformas conseguem cativar novos clientes... - e vamos lá ver que tal a MS se desenrasca com o seu Windows Phone. :)

9 comentários:

  1. Eh Páh! O Blogger está diferente :) Não tinhas aqui ums post sobre isso ? É que não consigo pesquisar ?

    ResponderEliminar
  2. O search tem estado avariado há alguns dias, mas penso que te referes a isto:
    http://abertoatedemadrugada.com/2011/03/blogger-com-melhoramentos-para-2011.html

    Aqui ainda estou no "antigo".

    ResponderEliminar
  3. Concordo muito com este parágrafo do Carlos, por isso o coloco aqui em 1º lugar:

    "Como sempre, as habituais acusações de "Ah, copiou do Android/WebOS/etc." e "estas inovações já existem noutros equipamentos há anos"... Algumas são justificadas, outras nem por isso, mas no final do dia tudo isso se resume a: o iOS5 será bem melhor do que era o iOS4 - e para os utilizadores, é isso que importa."

    Realmente o que interessa no fim do dia é que o IOS5 agora permite fazer todas estas coisas e não interessa como chegou lá.

    Mas há 2 aspectos que para mim são importantes: 1 - o IOS4 não tinha nada disto e devia ter. Quem vive sem isso e opta por um IOS em vez de um Android não deverá dar grande valor ou então dá muito mais valor a outras coisas.
    2 - Não gosto da forma como são apresentadas estas novidades. Parece-me desonesto. Eu preferia que fossem apresentadas as inovações com pompa e circunstância e no final fosse mostrada uma lista num slide com o resto
    1 - já temos notificações à android
    2 - já temos safari com separadores
    3 - já acabamos com a dependência do pc para activar
    assim ao estilo de um patch, porque para mim é o que são essas coisas. Não são inovações, são correções. Só a apple para vender erros passados como inovações.
    Ainda me lembro da última vez, com as 2 camaras "inventaram" o videochat com o telemóvel...enfim, não me cai bem a atitude.

    ResponderEliminar
  4. @Mori

    Muitas vezes não é questão de inventarem, mas... "colocarem na mão" pronto a usar.
    Basta ver que, numa década, o número de video chamadas que fiz com outros equipamentos foi uma - e desde que tenho o iPhone já fiz uma dúzia de chamadas facetime.

    Sim, há muita coisa que devia ser apenas uma "bullet list" - especialmente durante as "novidades" do OS X Lion... até já tinha uma pessoa na chatroom chateada por eu estar a gozar com isso. Mas também são as técnicas de marketing a funcionar: apresentar "lixo", para que as coisas seguintes pareçam ser ainda melhores. (digo eu)

    Sim, os Android já têm cloud e backups online e sei lá que mais... mas todos os dias recebo emails de pessoas que querem saber como guardar os dados quando fazem algum update ou re-flashanço... (E rapidamente surgem os especialistas a dizer que é simples e que basta fazer isto ou aquilo e activar aqui ou acolá).

    Independentemente de tudo isso... no iOS não te chateias com esse tipo de coisas - as coisas funcionam e não há como negar que é essa uma das suas grandes vantagens.

    Atenção: não tentar daqui dar o salto para que o iOS seja perfeito e simples; ou que no Android seja tudo complicado.
    Como sempre, ambos têm vantagens e desvantagens; e como sempre, cada um tem que avaliar os prós e contras de cada plataforma e decidir qual será a melhor para si.
    Pela parte que me toca... tenho um de cada! :)

    ResponderEliminar
  5. concordo plenamente... os produtos apple têm qualidade sim senhor mas é a atitude que não cai bem... falta de transparência e verdade..

    Faz lembrar atitudes como as da Sony no caso Ps3 e perseguição aos hackers.. simplesmente não cai bem pois não se olha para o próprio umbigo

    ResponderEliminar
  6. E as ações da apple caem devido aos acionistas não se surpreenderem com as novas atualizações mostradas e por Steve Jobs não apresentar uma nova versão do esperado iphone.

    ResponderEliminar
  7. Google Finance7/6/11 21:00

    ... caem (1,5%)depois de andarem a subir há meses e meses.
    Nesta altura a Microsoft vale 2/3 da Apple o Google pouco mais de metade.

    ResponderEliminar
  8. João Sousa7/6/11 21:19

    Se formos pelo critério das acções, nem a Apple nem a Google têm surpreendido os accionistas nas suas apresentações de produtos. Eu tenho o hábito de ver isso, por simples curiosidade.

    ResponderEliminar
  9. "O lançamento do iOS 5 trouxe algumas surpresas e muitas discussões: quase todas as novidades demonstradas no WWDC tinham alguma semelhança com soluções de outras empresas — entre desenvolvedores de apps e fabricantes de smartphones. Entre reações raivosas e mais bruscas, Microsoft e Nokia adotaram um discurso diferente e um tanto curioso.

    No dia 6 de junho, após o evento da Apple, um dos cabeças do Windows Phone 7, Joe Belfiore, publicou abertamente em seu Twitter que estava “lisonjeado” com as ideias do WP7 que foram parar no novo iOS. Segundo ele, o pacote é longo, e envolve o botão físico de câmera, sincronização via Wi-Fi, sistema de notificação decente, redes sociais embutidas por todo o sistema, entre outras. Várias delas também podem ser atribuídas ao Android, mas é tudo uma questão de ponto de vista, não?

    Após o momento feliz do pessoal do WP7, hoje foi vez de o CEO da Nokia, Stephen Elop, se derreter durante um evento em Londres ao falar sobre mercado criado pelo iPhone: segundo ele, “a Apple criou o Android, ou pelo menos criou as condições necessárias para o desenvolvimento da plataforma”. Em outras palavras, ele diz que o lançamento do aparelho em 2007 modificou o mercado e fez o Google correr atrás de uma solução que acabou sendo abraçada por dezenas de empresas.

    Ou seja, parece que a Nokia e a Microsoft já sabem quem deve ser o verdadeiro concorrente a ser combatido no mercado de smartphones: os robôs."

    ResponderEliminar