2011/10/14

"Siri" no Windows Phone com o TellMe

Se há coisa que tem impressionado muita gente no novo iPhone 4S, é o seu assistente virtual Siri. Mas, se todos sabemos que o reconhecimento de voz por cá anda há décadas (mesmo nos dispositivos móveis), e se actualmente é possível fazer-se já diversas coisas... o Siri demonstrou que há ainda muito mais que pode, e deve, ser feito.

Se pensam que a Microsoft, que tem também uma longa tradição na área do reconhecimento de voz tem estado parada... apresento-vos o assistente virtual que Bill Gates gostaria de ter tido há uma década atrás: Microsoft TellMe.



Parecem estar no bom caminho... e sem esquecer que o Windows Phone Mango também já permite fazer coisas engraçadas por voz (e há promessas de que haverá novidades para o Português em breve...):



[via Pocket PT]

2 comentários:

  1. Uau, sendo fã do Android, isto deixou-me meio fascinado.

    ResponderEliminar
  2. Isto é um simples sistema de reconhecimento de voz e texto-to-speech, igual a tantos outros. Mais coisa menos coisa, é igual ao que eu tenho no meu carro (sistema Ford Sync).
    O Siri está um passo à frente, porque junta a estas funções básicas coisas como aprendizagem, interpretação contextual e conversação. Ou seja, é a diferença que vai de um sistema rígido de comando-acção, para um sistema de comando-interpretação-acção-resposta. Inteligência Artificial, portanto. Um exemplo simples e claro disto é que o Siri pode dar respostas diferentes à mesma pergunta dependendo do contexto da conversa, da localização, da hora, da resposta anterior à mesma pergunta, etc.

    ResponderEliminar