2011/10/15

A Gola Alta de Steve Jobs


Certamente já se terão interrogado sobre a origem do icónico estilo com que Steve Jobs aparecia em público, com as suas calças de ganha e camisola preta de gola alta (turtleneck). E graças à sua biografia escrita por Walter Isaacson, que está prestes a sair, podemos ficar a saber a origem desse seu estilo:



Numa viagem ao Japão no início dos anos 80, Jobs perguntou ao presidente da Sony, Akio Morita, porque motivos todos os funcionários usavam uniforme. Ele disse que depois da guerra ninguém tinha roupas, e as empresas como a Sony tinham que dar algo para vestirem a cada dia. Ao longo dos anos os uniformes foram ganhando o seu próprio estilo, e funcionando como uma forma de ligação entre os trabalhadores e a empresa. "Decidi que era o tipo de ligação que eu queria para a Apple," relembrou Jobs.

Com o gosto pelo estilo, a Sony tinha contratado o famoso designer Issey Miyake para criar os seus uniformes. Era um casaco em nylon, com mangas que podiam ser removidas transformando-o num colete. Jobs telefonou a Issey Miyake e pediu-lhe que desenhasse um uniforme para a Apple, Jobs contou "Regressei com algumas amostras e disse a toda a gente que iria ser excelente se todos usassemos estas roupas. Fui 'corrido' do palco. Toda a gente detestou a ideia."

No entanto, no meio de tudo isto, tornou-se amigo de Miyake e passou a visitá-lo regularmente. Também começou a gostar da ideia de ter um uniforme para si próprio, tanto pela conveniência diária (que ele tanto reclamava) como para transmitir o seu próprio estilo. "Por isso pedi a Issey que me fizesse algumas das camisolas de gola alta que eu gostava, e ele fez-me uma centena delas." Jobs reparou na minha estupefacção quando contou esta história, e por isso mostrou-mas, empilhadas no armário. "É isto que uso", disse ele. "Tenho que cheguem para o resto da minha vida."


Excerto (traduzido por mim) do livro "Steve Jobs" de Walter Isaacson

[via Gawker]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)