2011/11/16

Baterias de Alta Capacidade e Carregamento Instantâneo


É o problema que mais atormenta os dispositivos móveis de hoje. Por muito que as capacidades dos equipamentos tenham aumentado, há sempre uma "âncora" que insiste em nos relembrar que tudo isso de nada serve... quando a bateria fica descarregada.

Infelizmente, as baterias pouco ou nada têm evoluído durante a última década - ou melhor dizendo, todas as evoluções são insuficientes face às necessidades sempre crescentes de energia. Hoje em dia somos obrigados a considerar "normal" que um smartphone tenha apenas autonomia para um dia ou dois... quando o ideal seria que durasse uma semana ou mais. E é isso mesmo que alguns investigadores prometem: baterias capazes de durar dez vezes mais; e que podem ser carregadas em poucos minutos.

O único senão é que passados 150 ciclos, estas novas baterias perdem rapidamente as suas propriedades. Mas os investigadores garantem que, mesmo assim, o resultado final compensa graças ao seu desempenho superior a cada ciclo.

Esperemos que ao contrário de muitos outros avanços revolucionários, que parecem ficar restringidos à publicação em revistas científicas, estas baterias possam mesmo chegar ao mercado. Não me importava nada de trocar de bateria de ano a ano; se durante esse ano cada carga fosse suficiente para mais de uma semana!

7 comentários:

  1. Carlos Cardoso16/11/11 10:06

    «Não me importava nada de trocar de bateria de ano a ano; se durante esse ano cada carga fosse suficiente para mais de uma semana!»... E a um preço razoável. :-)

    ResponderEliminar
  2. «Não me importava nada de trocar de bateria de ano a ano; se durante esse ano cada carga fosse suficiente para mais de uma semana!»

    execpto pros iphones e companhias... em q n é possivel lol...

    ResponderEliminar
  3. @Anónimo:
    Claro que é possível trocar de bateria num iPhone, desde que seja num revendedor da Apple ;)

    Relativamente à notícia das baterias, prefiro carregar o telemóvel todos os dias e a bateria durar milhares de ciclos, do que uma bateria com mais autonomia mas com apenas 150 ciclos...

    ResponderEliminar
  4. @José

    Essa técnica funciona... até teres que passar 2 ou 3 dias sem "tomada" por perto. ;)

    ResponderEliminar
  5. Marco Caseira16/11/11 14:23

    Um ano tem 52 semanas, logo, 150 ciclos dariam para 3 anos. Nos tempos atuais quem é que mantem um telemóvel por mais de 3 anos?

    ResponderEliminar
  6. Enquanto se vender petróleo nem pensem que os arábicos deixam evoluir as baterias...

    ResponderEliminar
  7. "@Anónimo:
    Claro que é possível trocar de bateria num iPhone, desde que seja num revendedor da Apple ;)"
    Mas eu obviamente n tava a falar tendo em mente esse modo de trocar bateria... mas sim o modo normal... em 5 segundos... não pra demorar mais de 1 dia pra trocar a bateria...

    "Enquanto se vender petróleo nem pensem que os arábicos deixam evoluir as baterias... "

    Uii... o teu raciocinio até ta certo, pena nem serem os arabes a contralar isso... mas sim as Seven Sisters...

    ResponderEliminar