2011/12/27

2011 em Perspectiva: O Ano do Android

Porque estas coisas do "tempo", fazem com que muitas vezes seja difícil relembrarmo-nos de como eram as coisas antes, achei interessante marcar no calendário um revisitar da situação.

O ano passado arriscava dizer que 2011 seria o ano do Android, numa altura em que muitos continuavam a dizer que o Android não teria expressão face aos iPhones da Apple. Hoje em dia, é o que se vê, com o volume de Androids a superar toda a concorrência, e a tornarem-se cada vez mais apelativos: quer para os clientes, como também - e por consequência - para os developers.

Longe de mim dizer que o Android é um sistema perfeito (qual o é?), mas depois de em 2011 termos assistido ao ano de implementação no mercado, em 2012 perspectiva-se que seja um ano de maturação, onde o Android vá estabilizando e se dedicando a corrigir os pequenos detalhes que merecem ser resolvidos - e com o Android 4.0 Ice Cream Sandwich a servir de excelente ponto de partida.

Como ponto menos bom, a ausência de actualizações para alguns equipamentos, como o Samsung Galaxy S. Se por um lado a Samsung poderá querer "incentivar" que esses milhões de utilizadores (estimam-se cerca de 20 milhões de Galaxy S vendidos - e que é um dos modelos Samsung que mais vende ainda hoje!) façam upgrade para um novo modelo; por outro lado terá que lidar com milhões de clientes descontentes que poderão não se esquecer dessa desfeita... optando por comprar equipamentos de outras marcas (a Sony tem feito um esforço considerável nesse aspecto, o que é de louvar).


Os iOS ainda surgem à frente no que diz respeito aos lucros... e será esse agora o próximo alvo a atingir pela plataforma Android. Com o volume que têm, e que vai crescendo diariamente, será também essa uma situação que provavelmente se irá ver ultrapassada em 2012, e onde também os tablets Android começarão finalmente a tornar-se também alternativas viáveis ao iPad.

... Vamos lá ver é de que formas as recorrentes batalhas de patentes irão interferir com tudo isto!

5 comentários:

  1. Eu neste momento estou mais inclinado a comprar um smartphone Android mas ainda estou de pé atrás por causa do sistema de actualizações do software que é uma miséria autêntica...

    Se o WP7 não tivesse um interface tão rígido e pouco customizável também o consideraria.

    ResponderEliminar
  2. Concorrência saudável esta do iOS, Android e WP7
    Quem beneficia é o consumidor

    ResponderEliminar
  3. As atualizações do android são uma treta, e agora está a chegar a hora em que os clientes que compraram telemóveis como o samsung galaxy s vão começar a sentir isso na pele.

    No meu ponto de vista, não faz sentido nenhum serem os fabricantes a suportar as actualizações, deveria ser a google, e com sistema de actualizações OTA.

    Enquanto continuarem com esta treta de actualizações, a mim dificilmente me apanham com android.

    Pode ser que com este caso do samsung galaxy s abram os olhos...

    ResponderEliminar
  4. Paulo Leitão27/12/11 21:28

    Pode ser que haja esperança em ter o update oficial.

    http://www.gsmarena.com/samsung_to_rethink_plans_for_ics_on_galaxy_s_and_galaxy_tab-news-3578.php

    Eu no inicio do ano vou trocar o Galaxy S, e devo ir para o Galaxy Nexus, precisamente devido a estas tretas das atualizações, e assim recebo os updates directamente da Google. Isto apesar de saber que o Galaxy S III em termos de hardware deverá ser melhor, mas depois andamos meses à espera pelos updates de software.

    @Carlos, por falar em Galaxy Nexus, para quando uma review aqui no blog?

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. @Pedro Leitão

    In Progress (ao Galaxy Nexus. :)

    ResponderEliminar