2011/12/06

Asus Padfone com Tegra 3 e Tablet Dock

Já sabemos que a Asus é especialista na área dos equipamentos "transformistas", como se pode certificar pelo sucesso do seu Eee Pad Transformer (e do melhorado Transformer Prime), mas... em 2012 essas artes vão expandir-se também aos smartphones, com o seu Padfone.

Este Padfone é um smartphone com ecrã de 4.3", e para além de ter um Tegra 3 a correr mais recente versão do Android (Ice Cream Sandwich), a sua principal característica é que pode ser "transformado" num tablet de 10.1". (Para ser ainda mais versátil, só mesmo se a Asus arranjasse forma de permitir que neste caso ele passasse a funcionar em "dual-screen"! :)

Como sempre, o factor crítico será o preço. Esta dock com ecrã e bateria extra tem que ser disponibilizada a preço altamente apetecível, para que se justifique face a comprar um tablet "completo"... E por outro lado faz-nos pensar que: será que no futuro poderemos caminhar em direcção a tablets modulares, onde se possa simplesmente trocar o "módulo central" e fazer upgrade ao seu hardware?

Afinal... os CPUs e GPUs mobile têm tido evoluções a velocidades vertiginosas, praticamente duplicando de ano para ano... Mas um ecrã LCD/Amoled e o touchscreen, são coisas que dificilmente ficam "obsoletas" de ano para ano. (Embora em 2012 se preveja que também os ecrãs dos tablets dêem um salto enorme na resolução - mas, será algo que certamente ficará estabilizado pelos próximos anos.)

4 comentários:

  1. O conceito modular é fantástico, mas as marcas continuam a defraudar as expectativas do cliente.
    Vide o caso da dock do transformer...

    ResponderEliminar
  2. estou indeciso entre este ou um galaxy note... ajudem-me ;)

    ResponderEliminar
  3. Ricardo Silva6/12/11 13:35

    Eu já penso nesta ideia há uns anitos e acho que já há tecnologia mais que suficiente para fazer isto... pena que vai pesar no preço de certeza... se fossem mais 100€ do que o phone era aceitável, visto ser um ecrã e bateria praticamente (penso eu de que pelo menos em teoria).

    Mas apesar de tudo gostava era dum sistema parecido com windows phone, talvez no 8.

    ResponderEliminar
  4. Estou muito interessado neste Padfone. Não vejo sentido em ter um smartphone e um tablet e com este aparelho teria acesso aos dois. Não me admira nada que o preço dessa dock seja semelhante á dock to Transformer Prime: 150€.

    Esperemos que o smartphone tenha características apetecíveis para além do processador.

    Luís Costa em que é que a dock do transformer desaponta o cliente? Eu diria que faz perfeitamente a sua função (embora gostasse de ver mais uma ou duas portas USB, de preferência 3.0).

    ResponderEliminar