2012/01/29

A Década dos OLEDs


Está mais que visto que, tal como os LCDs e Plasmas revolucionaram o mercado dos ecrãs na última década fazendo-nos esquecer os volumosos CRTs; em breve também estes darão lugar a uma nova tecnologia, que se tem implantado no mercado nos dispositivos móveis como smartphones e tablets, mas que se prepara para dar o salto para as nossas salas: os ecrãs OLED.

A LG está a apostar em força nos ecrãs OLED de grandes dimensões (55") e irá começar a produzi-los ao ritmo de 48 mil por mês, em Julho na sua nova fábrica. E perante o interesse demonstrado pelo público na última CES, já considera expandir as suas operações, fazendo uma nova linha de montagem ou convertendo uma das actuais dedicadas aos LCDs.

Se efectivamente estes ecrãs OLED vão chegar ao mercado ainda este ano - e, esperemos, que rapidamente comecem a ter preços "competitivos" faces aos LCDs e Plasmas - será da maneira que vão tornar obsoletos todos os LCDs topo-de-gama, e tornar supérfluas as necessidades de técnicas complicadas como o local dimming... Já que nos OLEDs, como se trata de uma tecnologia emissora de luz (ao contrário dos LCDs que precisam de retro-iluminação), um pixel "apagado" está mesmo apagado, não gastando energia e não sendo "cizento" como acontece nos LCDs.



Mas não só nos ecrãs os OLEDs vão dar que falar. Também na iluminação estamos perante uma revolução que a médio prazo nos irá fazer esquecer as seculares "lâmpadas". Com os paineis OLED para iluminação, que têm tido avanços consideráveis (a Philips diz que em 2019 espera ter painéis OLED com uma eficiência de 120lm/W - para referência, os seus actuais paineis Lumiblade têm apenas... 12lm/W!) em breve poderemos ter fontes de luz planas, e também de formas irregulares e até flexíveis. As possibilidades são tão imensas que nem ouso imaginar como é que isto irá mudar a forma como iluminamos o nosso mundo.

Mas uma coisa é certa... daqui por 20 ou 30 anos, a ideia de que a luz em nossas provinha de um pequeno filamento incandescente dentro de um invólucro de vidro será uma coisa que parecerá completamente pré-histórica para os jovens da época.

1 comentário:

  1. Dos_Passos29/1/12 16:59

    Sou do "tempo" (não foi assim há tanto) em que a escolha era simples - acima de x polegadas (40" se não estou em erro) só havia plasmas, porque os LCD eram pequenos.

    Venha de lá um OLED de grandes dimensões, barato.

    ResponderEliminar