2012/01/19

Kodak abre Falência - o Fim de uma Era

Empresa centenária que desde a sua origem se propôs a tornar a fotografia em algo acessível a todos, com câmaras a preços acessíveis; e criadora do célebre slogan que todos os que por cá andavam na década de 70 e 80 certamente se recordarão: "Momentos Kodak... para mais tarde recordar"; a Kodak encerra agora um ciclo... declarando falência.

Durante quase um século a Kodak dominou o mercado, mas as coisas começaram a alterar-se com o surgimento de concorrentes como a Fuji, que a partir da década de 80 começaram a atrair os consumidores.

Não se pense que a empresa ficou parada... com o início da era da fotografia digital a Kodak teve um papel bastante importante no desenvolvimento de sensores de imagem CCD e CMOS, e que recentemente tentou usar como derradeira tentativa de sobrevivência, ao oferecer um pacote de mais de 1000 patentes relacionadas.... mas que na sua situação moribunda, não oferecia a confiança necessária para que qualquer interessado aparecesse.


Mesmo se para sempre recordarei a Kodak com nostalgia (e tenho a certeza que o mesmo acontecerá com muitas pessoas que ainda têm os seus albuns de fotografia "tradicionais", em papel e películas)... serve com mais um exemplo de como nem os grandes impérios duram para sempre; de que também os gigantes caem; e de que nem as patentes são por vezes a arma milagrosa que muitos pensam ser.

Hoje em dia, para as novas gerações, torna-se quase impensável imaginar um processo tão arcaico como um sistema em que se tiravam fotografias, se tinha que encher um rolo, levá-lo para uma loja para processar, e apenas horas ou dias depois é que se poderiam ver os resultados - e ter que lidar com fotografias desfocadas, com dedos à frente da lente, completamente às escuras... para não falar na qualidade da impressão, papel, cores, etc...

Processo que ainda hoje detém a sua mística... mas que ficará restringida a um grupo cada vez mais reduzido de fãs, e esquecido pela maioria apaixonada pela conveniência das fotografias digitais.

5 comentários:

  1. Estes esquemas, dão-me azia!!

    ResponderEliminar
  2. Ora, o que eles deviam ter feito era arranjado forma de os consumidores lhes pagarem uma taxa por cada caixa de papel fotográfico que comprassem... :D

    ResponderEliminar
  3. Atenção que a empresa não deixou de existir, abriu processo de insolvência para uma reestruturação da empresa (e não para fechar). Quando a empresa resolver essa situação vai voltar ao mercado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas em reestruturações já eles andam há mais de uma década... Por isso mesmo é que não há grandes esperanças de a ver renascer.

      Eliminar
  4. Uma mega Empresa, com megas salários para Executivos e funcionários apadrinhados, isso levou a Kodak a falência. E agora como fica os funcionários que realmente davam lucros empresa?? Essa Já Era!!!!!

    ResponderEliminar