2012/02/16

Android 5.0 em Junho?


Enquanto muitos esperam (e desesperam)  pela chegada do mais recente Android 4.0 "Ice Cream Sandwich", que por enquanto apenas está disponível para muitos poucos equipamentos, e com promessas variadas dos diferentes fabricantes quanto à sua data de chegada - eis que o Google se poderá para novamente dar mostras da sua celeridade e fazer com que esta espera se torne mais agonizante: com a chegada do Android 5.0 "Jelly Bean" a poder ocorrer já em Junho!

Por um lado entende-se a necessidade de o Google não abrandar o desenvolvimento do Android e torná-lo cada vez melhor (especialmente com a chegada iminente do Windows 8, que pela primeira vez irá atacar em todas as frentes: dos desktops aos smartphones, sem esquecer os tablets); mas por outro lado, novamente irá relembrar a muitos utilizadores que não é nada agradável ficar "esquecido" quando têm equipamentos acabados de comprar, e que nem sequer tiveram ainda direito a receber uma actualização para a versão anterior do Android.

Talvez o Android 5.0 finalmente traga um novo sistema de updates que permita que as actualizações do sistema fiquem menos dependentes dos fabricantes... Pois com tantos milhões de utilizadores, essa será certamente uma questão que não poderá continuar a ser tratada da forma que tem sido...

9 comentários:

  1. Rúben m.16/2/12 16:00

    eu ainda tou a espera de 2.3.8 lol so tenho a 2.3.5 :S depois queixam se da fragmentação do android ... é por causa disto tudo que acontece!

    ResponderEliminar
  2. LelodasTshirts16/2/12 16:23

    Já faz lembrar o Firefox que passou da 4.0 para a 10 em menos de um ano... e já estou a testar a v.12 Aurora há uns dias...

    ResponderEliminar
  3. O Android começou por ser incrível e promissor face ao WM que era básico e apenas para corporate, actualmente sinto-me desiludido com o percurso deste... Gosto e invento sempre que posso no meu Sapo A5, mas um dia vou cansar-me de brincar aos sistemas operativos e aos firmwares alternativos e pensar noutros voos.

    ResponderEliminar
  4. A Google tem que resolver os problemas das actualizações com o Jelly Bean. Isto está-se a tornar absurdo. E com a chegada do WP Tango a competição será mais apertada para a Google.

    ResponderEliminar
  5. Gaius Baltar16/2/12 16:37

    Pode vir até o 10.! Não adianta de nada, pois o usuário médio do Android, o que faz a cota de mercado do sistema disparar, está esquecido. Quem tem um Huawei Ideos X5 ou um Galaxy Ace (cito os aparelhos que tenho contacto permanente) ainda está no 2.3.3. Quem tem um Galaxy S2 ou um outro topo de gama está sempre safo, mas a grande maioria fica a ver navios. Acredito que a Google é um "case study" de como uma companhia pode ser tão cultuada por seus clientes que seus erros mais elementares são relevados. Se a Nokia é comprada pela Microsoft (ainda não foi, mas é para lá que se encaminha) cai o Carmo e a Trindade, mas se a Motorola é comprada pela Google é uma maravilha! Se o Skype é comprado pela MS temos "gênios" a prever o fim da gratuidade etc. Agora se é o You Tube comprado pela Google é festa. Se a Apple "espiona" os usuários do iPhone é a sétima besta do Apocalipse, se a Google o faz é por que quer melhorar o serviço! Enfim... Cansei de ter o telemóvel sempre defasado e para substituir o meu Ace vou dar mais uns cobres e investir em um Nokia Windows Phone ou mesmo um iPhone (com pontos até nem fica tão caro).

    ResponderEliminar
  6. A maioria dos fabricantes ainda não atualizaram para o 4.0 ICS e já falam em nova versão 5.0 para Junho???

    Gosto do Android, mas acho que isto está a ficar ridiculo!!!

    ResponderEliminar
  7. @Gaius Baltar Tens sempre a possibilidade de usar as rom's... Garanto-te que não é preciso nenhum expert para actualizar a versão actual Android para uma nova. Aqui está a beleza da coisa... www.cyanogenmod.com é um site por exemplo... mais há mais... google it.

    Em relação ao tópico, é sempre bom ver actualizações.

    ResponderEliminar
  8. Gaius Baltar16/2/12 17:59

    @Vitor Manuel Alves Rodrigues,
    Pode até ser, mas não deveria ser necessário recorrer à ROMs alternativas para ter algo que já é disponível para outros aparelhos. Especificamente no caso do Galaxy Ace até agora não encontrei nenhuma ROM do ICS para ele.

    ResponderEliminar
  9. Rom ICS no Ace : http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1425865

    Serve?

    Não te esqueças q se não houver oficial(e a Samsung disse recentemente que haveriam alguns smartphones q iram ser "androidupdatados"), é pq o Ace é "limitado" em hardware.

    ResponderEliminar