Hoje temos o regresso dos nossos fundos de gadgets, para a aquisição da "fresquíssima" Nikon P510 que servirá de câmara oficial do Aberto até de Madrugada ao longo deste ano; a liberalização dos domínios .pt; um Google+ mais actualizado para os iPhones; Windows Phones de baixo custo estarão prestes a chegar; um Utter para Android que supera as funcionalidades da Siri; e até um Media Center capaz de reconhecer os vossos gestos graças ao Kinect for Windows. E claro, temos também o novo OS X Mountain Lion e a possível chegada do Android 5.0 já em Junho.
E já de seguida, as notícias do dia:
Espaço da TV Analógica passa a 4G em Janeiro de 2013
Para o grande público, os efeitos do TDT não se têm feito notar - e onde nem sequer se aproveita esta oportunidade para passar os canais para canais HD (que hoje em dia já deveriam ser o mínimo aceitável, e em formato 16:9 para acabar de uma vez por todas com as imagens distorcidas!) ou para disponibilizar canais públicos extra, como os da RTP Memória e afins... Mas a UE quer que em Janeiro de 2013 as frequências que eram utilizadas pela TV analógica que fica desactivada sejam disponibilizadas para a criação das redes 4G.
A gama dos 800Mhz é particularmente atractiva por permitir a transmissão a grandes distâncias e penetrar bem nas paredes edifícios (motivos pela qual foram originalmente escolhidas para a transmissão dos canais televisivos. :)
Vamos lá ver se este calendário vai ser mesmo para cumprir... ou se mais uma vez vamos andar a pedir excepções e adiamentos...
France Telecom sobrecarregada com Rede low-cost
Que vos parece um trarifário com chamadas ilimitadas gratuitas (para diversos países), SMS ilimitados, e 3GB de dados por apenas 19,99€ mensais? Seria um exemplo que gostaríamos de ver replicado cá, sem dúvida; mas infelizmente isto é um plano de um novo operador francês - Iliad - e quem não tem gostado muito é a France Telecom, que tem que disponibilizar a sua infraestrutura para suportar esta oferta nos locais onde o operador ainda não tem infraestrutura própria. A France Telecom diz que poderá ter que renegociar o contrato, pois não está disposta a deixar que o sucesso deste serviço ponha em causa o funcionamento normal para os seus próprios clientes.
O melhor é que os operadores se preparem mesmo para aguentar com tais cargas, pois está mais que visto que isto vai ser sempre a aumentar: no último trimestre de 2011, o streaming de vídeo para dispositivos móveis duplicou! E por isso mesmo... espero que os operadores nacionais rapidamente se dignem a considerar os 2GB de tráfego mensal como o novo "mínimo" nos seus planos de dados, em vez dos ridiculamente insuficientes 500 ou 600MB que ainda temos.
iPads cada vez mais Encravados na China
Não parece estar fácil a situação da Apple relativamente à comercialização dos iPads na China, e que têm estado suspensas devido a uma questão legal sobre o direito de utilização do nome iPad. Um nome que pertence a uma outra empresa chinesa (Proview Technology) e com quem a Apple diz ter feito um acordo para a utilização do nome em vários países. Mas, a Proview diz que o acordo não contemplava a China... e como tal, tem exigido a retirada dos iPads das lojas, e está a tentar impedir a sua exportação - algo que se for avante... irá ter um impacto catastrófico no planeamento do lançamento do futuro iPad 3 com data agendada para o início de Março.
Curtas do Dia
- Pinterest, um caso de sucesso com milhões de utilizadores... mas ainda sem forma de fazer dinheiro
- Condições de trabalho na Foxconn consideradas "bem acima da média" pela Fair Labor Association.
- Redes sociais não podem filtrar conteúdos (como links para conteúdos ditos "ilegais") - determinou um Tribunal Europeu.
- Intel adia entrega dos novos chips Ivy Bridge - para que se escoem os chips Sandy Bridge que permanecem em stock devido às fracas vendas de computadores
- Aquisição da Sony Ericsson finalizada - nasce a Sony Mobile Communications
- Facebook com contas verificadas e pseudónimos
- Novo Twitter chega a todos os utilizadores a partir de hoje
- Playbook 2.0 pode ser apresentado na MWC
Curiosidade do Dia: com 350 milhões de utilizadores e oferecendo mais de 7GB a cada utilizador, o Google precisa de algum espaço para alojar toda a informação existente no Gmail. Assim por alto é coisa para quase 2500 Petabytes Ou seja, mais de 1.2 milhões de discos de 2TB!
Olhem só o que isto daria aos "artistas" em taxas PL118! ;P
Gostei do comentário à curiosidade ahahah :p
ResponderEliminarEm relação ao Pinterest:
ResponderEliminarhttp://www.readwriteweb.com/archives/how_pinterest_is_making_money.php