2012/03/19

A Maldita (falta de) Autonomia


As décadas passam, a tecnologia avança... mas há uma queixa que parece transceder o tempo e todas as evoluções: a autonomia dos equipamentos portáteis que dependem de pilhas ou baterias para funcionar.

Se nos telemóveis a coisa começava finalmente a compôr-se no final do século passado - com telemóveis que prometiam autonomias para uma semana, ou até mais - a transição para os smartphones rapidamente nos fez regressar à "idade da pedra", com equipamentos capazes de funcionar apenas por um par de dias, ou até menos. Aliás... em caso extremo pode dar-se o caso de nem sequer aguentarem mais que algumas horas!

Sim... é preciso ter em consideração que os actuais smartphones pouco ou nada têm a ver com os "telemóveis" das décadas passadas. Embora possam ter dimensões idênticas, são máquinas com capacidades idênticas ou superiores aos de muitos portáteis e computadores de secretária com alguns anos. E sempre que os fabricantes parecem conseguir espremer autonomia que se diria "razoável" dos seus produtos, eis que alguma nova tecnologia vem de novo estragar a festa...

Foi o caso do 3G, que incialmente era conhecido como devorador de bateria, e que se prepara agora para ser revisitado com a chegada iminente do 4G.

Por cá a corrida ao 4G ainda só agora está prestes a começar, e vai ser interessante ver de que forma o público irá reagir a equipamentos que, se já pouca autonomia tinham em 3G, pretendem agora ser os "chamarizes" para as novas velocidade do 4G.

A Apple, pelo seu lado, optou por entrar no mercado 4G com o seu novo iPad... mas onde teve margem de manobra para duplicar a bateria por forma a manter a autonomia. Será interessante ver que soluções irá apresentar para o futuro iPhone, onde o espaço mais reduzido torna essa opção bastante mais complicada (para não falar na questão do suporte do 4G a nível mundial... para se evitar que surjam dezenas de modelos diferentes, uns para cada parte do mundo de acordo com as frequências 4G .)

... E igualmente curioso é que no topo da lista de preferências (que se tornam obrigatórias para muitos) dos utilizadores de smartphones, estejam baterias de maior capacidade, ou extensores de autonomia como o mophie juice pack. Porque nem sempre é possível estar continuamente perto de uma tomada ou porta USB para recarregar o nosso smartphone...

1 comentário: