2012/04/12

Um iPhone 5 de 4"?


Como é habitual, dificilmente passa uma semana sem que qualquer rumor ou teorização sobre um futuro produto da Apple se faça ouvir. Com o novo iPad a já ter revelado todos os seus segredos, as atenções voltam-se para o futuro iPhone "5".

E, um dos temas que irá marcar grande parte das discussões é: que tamanho irá ter o ecrã do novo iPhone?

O tamanho do ecrã do iPhone tem-se mantido inalterado desde o modelo original, com 3.5", na altura com uma resolução de 320x480 que foi posteriormente quadruplicada com a chegada do iPhone 4 para os 640x960 pixeis - e oferecendo uma densidade de 326 ppi que ainda agora permanece inatingida pela concorrência (embora o Galaxy Nexus se aproxime bastante com os seus 316ppi, mas usando um padrão pentile no seu ecra de 4.65" com 1280x720 pixeis) - e já superado por modelos como o Sony Xperia S (1280x720 em 4.3" - 342ppi).


Uma das propostas sugeridas recentemente, com base nos pressupostos de que a Apple não pretende mexer nas dimensões exteriores do iPhone nem reduzir a densidade do ecrã actual, seria simplesmente esticar o ecrã para as 4" mudando o seu "aspect ratio".

O iPhone passaria de um ecrã 3:2 para um ecrã de 9:5, e onde os pixeis manteriam o mesmo tamanho. Num dos lados a resolução permaneceria intocada (640 pixeis), no outro cresceria dos 980 pixeis para os 1152.



Em vez de distorcer os conteúdos, esta resolução extra seria utilizada para mostrar mais informação (no home screen passaria a poder exibir-se 5 linhas de Apps em vez de 4), e na maioria das Apps que implementem os elementos de design da Apple, a transição seria igualmente "simples".





No caso de jogos e Apps gráficas, poderia recorrer-se a um modo de compatibilidade onde a App simplesmente não desse uso ao espaço extra.

No caso de vídeo, este novo formato seria igualmente mais amigável dos formatos cinematográficos (16:9, etc.) que no iPhone actual deixam bastante espaço por aproveitar, ou obrigam a que se perca grande parte da imagem em caso de zoom para encher o ecrã.


... Depois de tanto trabalho a manter as proporções dos ecrãs nos seus equipamentos, não me parece que seja este o caminho escolhido pela Apple. Mas, o que é certo é que muitos utilizadores esperam por uma "novidade" que salte à vista e que diferencie o futuro iPhone dos modelos anteriores. Pelo que... o melhor é admitir que tudo será possível. (Embora pessoalmente, preferisse ver a Apple a investir naquela área do "touch-feedback" electroestático para dar uma nova dimensão aos ecrãs touch.)

[via verge]

18 comentários:

  1. "com a chegada do iPhone 4 para os 640x960 pixeis - e oferecendo uma densidade de 326 ppi que ainda agora permanece inatingida pela concorrência"

    Para colocar publicamente afirmações deste tipo aconselho ao autor a ter o cuidado de se informar melhor pois já parece o jornalismo badalhoco que se faz no Correio da Manhã.

    Dou apenas um exemplo: Sony XPERIA S - 342 ppi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corrigido. Com a moda dos ecrãs 4.6" passou-me o facto de efectivamente também haverem modelos de 4.3" HD.

      Eliminar
    2. "Para colocar publicamente afirmações deste tipo aconselho ao autor a ter o cuidado de se informar melhor pois já parece o jornalismo badalhoco que se faz no Correio da Manhã."

      @Anónimo
      É pá, tu estás mesmo chateado.

      Eliminar
    3. Outra questão é que de nada serve ter acima de 300 ppi para o olho humano. Até se podia ter um ecrã com 500 ppi que era rigorosamente igual à vista desarmada face a um de 300 ppi (densidades mantidas obviamente).

      É um pouco como a história dos FPS nos jogos, ter 500 FPS ou 1000 FPS é a mesma coisa para nós.

      Eliminar
    4. E se houver lag ou pixeis mortos?

      Eliminar
    5. Os_Passos13/4/12 13:38

      Ficam a boiar, de barriga para o ar ;-)

      Eliminar
    6. Jorge Sobral (oftalmologista)14/4/12 03:06

      Anónimo, estás totalmente enganado no que diz respeito, quer à densidade de pixeis, quer às FPS. Ainda que o olho humano não consiga discernir de forma consciente uma imagem com mais de 300 ppps (mais coisa menos coisa), "quem" vê é o binómio olho/cérebro. Ora, o cérebro não vê de forma digital, isto é, não divide a imagem em pequenos pontinhos descontínuos. Pelo contrário vê de forma contínua. Portanto quantos mais PPPs houver melhor será a interpretação subjectiva da imagem que o cérebro vê, ainda que a pessoa em causa não se aperceba conscientemente do aumento da resolução. Dito em termos mais simples, apesar de ninguém conseguir distinguir os pixeis a partir dos 380 ppps, continua a ser possível verificar que a imagem não é real. A verdadeira fronteira, ou seja, o ponto em que o binómio olho/cérebro já nao é capaz de saber se está a olhar para um ecran ou para uma janela aberta atinge-se já para lá dos 700ppp.

      Eliminar
  2. o htc rezound tambem supera o ppi do iphone

    ResponderEliminar
  3. Acima de 300 dpi e 3.4" tem estes todos:
    http://www.gsmarena.com/results.php3?fminDisplaySize=3.4&nPixelDensity=300

    ResponderEliminar
  4. Iphone tem que mudar seu aspecto rustico

    ResponderEliminar
  5. Ninguém diz mal de um ecrã maior? Por este andar estamos com um ecrã de 5, com 500 dpi e 3D :P

    ResponderEliminar
  6. Eu gostaria de poder contAr com um ecrã maior no meu iPhone, agora depende é do preço a pagar por isso, se tiver que andar com um tijolo ou perder aplicações por falta de compatibilidade, nesse caso prefiro como está.
    Temos de ter sempre presentes que este tipo de equipamento é acima de tudo um telefone e o mal muitas vezes é as pessoas quererem um smartphone e tablet ao mesmo tempo, que no final das contas acaba por não ser nem uma nem outra coisa.
    Como telefone são grandes, como tablet são pequenos 😄

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá está. Nem mais nem menos. Cada coisa com a sua função. A ideia de ter um Smartphone é para caber no bolso da calças e não para andar com ele ao colo. Se querem algo grande compram um tablet e de seguida um telemóvel de 30€ só para fazer chamadas :)

      Eliminar
  7. Eu gostaria de poder contAr com um ecrã maior no meu iPhone, agora depende é do preço a pagar por isso, se tiver que andar com um tijolo ou perder aplicações por falta de compatibilidade, nesse caso prefiro como está.
    Temos de ter sempre presentes que este tipo de equipamento é acima de tudo um telefone e o mal muitas vezes é as pessoas quererem um smartphone e tablet ao mesmo tempo, que no final das contas acaba por não ser nem uma nem outra coisa.
    Como telefone são grandes, como tablet são pequenos 😄

    ResponderEliminar
  8. Qualquer dia não nos cabe na "algibeira" :)

    ResponderEliminar
  9. Dos_Passos13/4/12 13:22

    Eu confesso que estou a ficar cegueta, por isso dava-me jeito um ecrã maior. Também pensei em arranjar uns óculos.

    ResponderEliminar
  10. Penso que é quase certo que o novo iPhone tenha um ecrã maior, mas se isso implicará no aumento do tamanho do aparelho já é menos certo. Concordo que 4" é um tamanho mínimo para um smartphone nos dias de hoje. Não me vejo com um Galaxy Note, mas nunca se sabe...

    ResponderEliminar