2012/05/15

Análise ao Optimus Madrid


A Optimus já nos tem habituado a lançar smartphones Android que oferecem invejável relação qualidade/preço (quem se poderá esquecer do velhinho Boston, ou dos mais recentes San Francisco, que serviram de porta de entrada a milhares de utilizadores ao universo Android?)

Por isso, não será de subestimar a chegada de um novo modelo... e que agora parece ter todas as condições para dizer adeus às limitações técnicas que faziam com que esses seus antecessores, embora tentadores face a um preço irresistível, não se mexessem com a fluidez e velocidade que poderia ser desejável. Vamos lá ver então que tal se comporta o novo Optimus Madrid. que foi posto à prova pelo nosso "correspondente especial" na capital, o Luis Correia.

Actualização: temos um Optimus Madrid para te oferecer, cortesia da Optimus. :)

Actualização (11/08/2012): actualização com Android 4.0 para o Madrid deverá chegar em Setembro.


O Optimus Madrid


A Optimus surpreende mais uma vez o mercado com um telefone de marca própria que, com as características que apresenta, parece ter todos os argumentos para convencer até os mais cépticos.

Ao primeiro contacto, a maioria das pessoas fica impressionada pela leveza do telefone, as dimensões do ecran, assim como o toque. O formato do telefone é generoso, o (grande) ecran comporta-se bastante bem mesmo quando exposto ao sol.




Muito se tem falado e especulado que as características do telefone não são bem aquelas que a Optimus apresenta, mas o melhor mesmo é observar em pormenor.

Tal como na maioria dos outros modelos Optimus de marca própria, o modelo que lhes dá base pertence a um outro fabricante. No caso deste Optimus Madrid o fabricante é a Alcatel e o modelo tem a designação: OneTouch 995.

O processador é um Qualcomm Snapdragon MSM8255T (a 1.4Ghz), tem um ecrã LCD de 4.3" (480x800), a RAM é anunciada como sendo de 512 MiB e a ROM/FLASH de 2Gb.

Quanto à memoria RAM que realmente está no telefone, há dados um pouco contraditórios. O Linux "vê" apenas 449Mb: "Memory: 60MB 133MB 256MB = 449MB total, Memory: 371360k/371360k available, 88416k reserved", o que pode não ser toda a verdade. O telefone poderá conter mesmo um chip de 512Mb para a RAM, mas alguma estará reservada para uso interno de alguns dispositivos, como por exemplo o hardware do rádio.


A ROM/FLASH, tem 2GB de tamanho total, 1.82 de tamanho real, e está particionada de uma forma considero estranha, pelo menos em comparação com outros Android que conheço (ZTE, HTC e Huawei).

A FLASH aparece como se fosse um cartão MMC, com várias partições ext4 e FAT, "mmc0: new high speed MMC card ... SEM02G 1.82 GiB".

As partições principais estão definidas de forma a suportar sem qualquer tipo de problemas o Android 4.0, algo que está prometido e que se espera poder ver chegar a este equipamento mais para o fim do ano.

Aquilo que interessará aos utilizadores é que para instalar aplicações estão disponíveis logo à partida 868Mb, o que revela uma preocupação pela parte da Optimus em resolver os problemas comuns de "falta de espaço interno".


Fotos e Vídeo


Este é também o primeiro telefone de marca Optimus que vem equipado com duas câmaras, uma frontal com qualidade VGA (640x480), cujo uso se limitará certamente a vídeo chamada ou para tirar "fotos de perfil".

A câmara traseira é de 5MP com flash LED e permite criar vídeo a 720p@30 fps. A capacidade de focagem do sensor é impressionante, tanto em vídeo como em foto.

Apesar de não trazer um cabo, o telefone tem uma saída HDMI o que possibilida ligar um televisor e ficar assim com um ecran secundário. Segundo as especificações encontradas na Internet, a resolução máximo desta saída será 1280x720, mas suspeito que será apenas um up-sampling dos 800x480.


Fotos



Vídeo





Em Funcionamento

Em relação à minha experiência pessoal de utilização, noto um telefone com um funcionamento muito fluido e rápido, sem o "lag" que os detractores do Android costumam referir até à exaustão.

O ecran, que recorre à tecnologia IPS, é muito legível mesmo em situações adversas, como a luz directa do sol, apenas peca por já ter atingir o limite de tamanho físico para a resolução que apresenta (480x800).

A resposta ao toque é bastante precisa e não tem os bugs comuns do multitouch, como ocorre noutro tipo de controladores de touchscreen.

Não me vou debruçar muito sobre o conjunto de aplicações que a Optimus decidiu colocar no telefone, nomeadamente no "anti-virus", aplicação que não sinto qualquer falta, como dos "weblinks" em forma de app, como o "MB Phone". Uma das mais valias será certamente o teclado TouchPal,  e entre outras podemos encontrar Shazam, Gasol, Lanterna LED, Layar, Office Suite, Optimus Wizi Location, OI Shopping List e o Booking.com.





Apreciação Final

Com um preço de 229€, este Optimus Madrid deixa para trás os "ultrapassados" CPUs de 600 ou 800Mhz que equipavam os modelos anteriores, e que faziam com que a experiência de utilização de um smartphone Android fosse acessível... mas não a desejável. Agora, tudo se passa com maior fluidez, evitando algumas das frustrações de quem passa a vida a esperar que o seu smartphone reaja aos seus comandos.

Não nos podemos esquecer também que este Optimus Madrid se torna atractivo para clientes de todos os operadores, já que pode ser facilmente desbloqueado de forma gratuita e oficial. Uma medida que seria bom ver mais frequentemente em todos os operadores (particularmente nos casos em que os equipamentos são vendidos com contratos de permanência - se o utilizador tem que pagar as "X" mensalidades, qual a lógica de o estar a proibir de usar outros cartões SIM... que tanto jeito dá quando se sai do país?)


No ponto de vista técnico, aguardo com muito interesse o desenvolvimento no sentido de criar uma versão Android 4.0 para este equipamento, e que o tornaria ainda mais apetecível face aos modelos concorrentes.

Mesmo que a memória do telefone não seja mesmo 512Mb tal como anunciado, o importante a reter é que até agora ainda não consegui encontrar dados que provem que esta alegada "falta de memória" afecte realmente a performance do equipamento.

Mas, há também alguns pontos que aconselham alguma cautela. Parecem haver alguns bugs ao nível da gestão da rede, nomeadamente na transição entre redes 2G/3G e vice-versa que fazem com que o telefone perca a ligação à rede; situação que também ocorre quando se entra numa zona sem cobertura e depois não recupera, obrigando a "registar o equipamento na rede" para voltar a ter conectividade, ou fazer um reboot.

Também o acto de desligar e voltar a ligar o telefone é um pouco temperamental. Embora o ecran desligue imediatamente, só volta a poder ser ligado entre 15 a 20 segundos depois.


É devido a estes pequenos pormenores que o Madrid não leva com o nosso "escaldante", embora fique lá bem perto. Fica por esclarecer se os problemas de rede serão efectivamente algo que possa vir a ser corrigido por via de uma actualização de firmware, ou se serão sintoma de algum problema mais grave que afecte algumas unidades. Mas sendo previsível que o problema seja apenas um "bug"... este Madrid merece plenamente o nosso:


Optimus Madrid

Prós
  • Desempenho
  • Relação qualidade/preço
  • Video HD 720p
  • Possibilidade de fazer o desbloqueio do operador de forma oficial e gratuita
Contras
  • resolução de 800x480 - já merecia mais num ecrã de 4.3"
  • teria sido mais simpático a Optimus ter colocado o preço nos €199 :)



Galeria de Fotos e Screenshots







212 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. isto bem com o shell 3D ou instalas-te
    se é mobile shell 3d e android adeus iphone e 3xmais barato

    ResponderEliminar
  3. Um ponto que penso que faltou na análise, qual é a duração da bateria? Sei que depende da utilização e que a maior parte dos smartphones dura apenas 1 diaç

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Bem já estava à espera da review algum tempo, mas adiantei-me e comprei o Madrid no sábado.
    A Bateria dá-me para dois dias, com uso do Wifi e Dados (nem sempre ligados)

    É um bom Smartphone, já consegui ver um MKV 720 com o Mx Player sem problemas.

    Recomendo ;)
    Esperemos que o ICS não demore é tanto a vir.

    ResponderEliminar
  5. @Resende Obrigado pelo esclarecimento.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Bas tarde!
    Obrigada pela review!!!
    Já adequiri este equipamento, estou satisfeito com ele! Realmente achoo que falta actualizar o firmware para corrigir o tal bug já detectado e
    tirar o melhor rendimento possivel do hardware!
    deixo uma pergunta aqueles que já compraram:
    tiveram algum problema a instalar os drives usa para win7 Conseguem sincronizar-lo com pc atravez do android manager agent que já vem instalada no aparelho?

    cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprei há 8 dias. Não consigo emparelhar com o portátil nem com o PC. Nem por wifi nwm por usb.
      Ando desanimado com esta situação.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Acabei de comprar o Optimus Madrid e as primeiras impressões são excelentes. Deparo-me com aquelas dificuldades idiotas de quem chegou agora. Por exemplo, como posso adicionar novos toques e como posso associar um determinado toque a um contacto? Obrigado

      Eliminar
  7. Sera que vai ter comunidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero bem que sim! Este terminal tem tudo para vencer...

      Eliminar
  8. Preocupa-me essa questão da rede ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho o tlm ha uma semana e a questão de rede é mesmo chata. Ainda ontem pedi a rede do tlm enquanto estava no trabalho e fui para casa (20min) e ao chegar a casa ainda não tinha rede... Espero que a optimus resolva o problema. Estou pensar em ir devolver o tlm e compro novamente quando já houver actualização para o 4.0.

      Eliminar
    2. Anónimo3/6/12 00:36

      Boas comprei este equipamento á duas semanas e estou bastante satisfeito em relação á rede sei que não é solução mas retirei o automatico e trabalho apenas num modo, não tenho qualquer tipo de perda de rede naturalmente se estiver em automatico o que noto e que na comutação fica sem rede e demora algum tempo a repôr dai optar por funcionar apenas num modo, não é como disse solução mas deste modo nunca fico sem rede.Cumpts

      Eliminar
    3. Obrigado! Vou pôr a rede em Optimus, em vez de automático...
      Também não dava com outra...

      Eliminar
  9. Isto é o que se chama um teste completo,incisivo,honesto,informativo,e sério.Por isso eu gostar tanto deste Blog,e não passar um dia sem cá vir matar a sede.Obrigado Aberto.Amei este estudo.

    ResponderEliminar
  10. @Anónimo15 de Maio de 2012 20:34, agradeço o elogio a esta que foi a minha primeira review para o Aberto.

    @Nuno José, infelizmente não posso responder, pois não tenho este cabo mini-HDMI, nem televisor onde o ligar.

    ResponderEliminar
  11. Só não persebo uma coisa....se o telefone tem duas camaras porque que não dá para fazer video chamada!!!!
    Não entendi mesmo a optimus ao bloquear essa funcionalidade...enfim...depois queixam-se da concorrencia!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é a Optimus.
      É mesmo do Android, não suporta Video CHamada.
      Mas podes usar Skype ou semelhante.

      Eliminar
    2. Obrigada pela info, a utilização desses programas terá custos adicionais? O meu tarifário é tag que no meu n70 as video chamadas eram de borla!

      Eliminar
    3. O android não suporta vídeo chamada?? essa é nova para mim...Tenho o S2 há 11 meses já fiz muitas vídeo chamadas mas se soubesse que não dava não me tinha metido nisso... Obviamente estou a ser irónico e não querendo ofender ninguém, não venham para aqui dizer disparates, o android pode ter muitas falhas (não me lembro de nenhuma) mas vídeo chamadas não é uma delas...

      Eliminar
    4. Anónimo6/6/12 08:06

      Nem mais. A samsung e das poucas senão a unica que se deu ao trabalho de colocar video chamadas nos equipamentos android. E até mesmo no WP.

      Quanto as restantes... skypes apenas :\

      Eliminar
  12. Confirmo o grave problemas de rede 2D/3D e mesmo de wireless tem problemas. As aplicações que vem no tlm deveriam ser opcionais. De resto tlm é 5 estrelas.

    ResponderEliminar
  13. estava mesmo a pensar adquirir este equipamento mas esse problema na captação de rede é grave!
    ando em muitos locais de fraca cobertura e por isso este equipamento, assim como está, e com muita pena minha, é uma carta fora do baralho.

    obrigado ao blog pela análise

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. este problema poderá ser resolvido apenas pela mudança de ROM/versão do sistema operativo?

      Eliminar
    2. É o que falta determinar... se será problema de firmware, ou de hardware. Pessoalmente, e tendo por base outros casos semelhantes (como até no iPhone aconteceram), cheira-me a que seja algo que possa ser corrigido por software... Mas se for crítico para o vosso caso (locais com pouca rede, por exemplo), o melhor será aguardar até que tal seja esclarecido.

      Eliminar
  14. Estava a espera de mais nesta review.
    Uns testes de autonomia em navegação por Wifi/3G/GPS/Aplicações.
    Faltam também uns benchmarks (sim eu sei o quanto relativos estes podem ser, mas de qq das formas é apenas instalar um app e correr).

    Seja como for, este telemóvel já vem muito tarde, muito mesmo!

    Com os novos Dual-Core (como o caso do Xperia U, entre outros) na casa dos 220/230€, o Madrid deixa de ser opção. Basta darem uma vista de olhos na CumputerUniverse ou Xpansys etc, e conseguem ter uma ideia do conseguem pelo mesmo preço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho ridículo o Xperia U, por não permitir mais do que 4GB. Não tem nenhum slot para cartões. Custava assim tanto? Mas em que século estamos? ;)

      Eliminar
    2. Isso já depende do uso que cada um dá ao telefone.

      No meu caso, e na maior parte dos casos (pelos que vejo nos meus amigos/conhecidos), os 4GB chegam e sobram.
      Pois tirando os 500MB em mapas, o resto e para fotos, aplicações e meia dúzia de músicas.

      De facto é uma falha, mas sejamos realistas, 4GB chega e sobra para a maior parte das pessoas :)

      Mas seja como for, como o Xperia U existem e irão aparecer mais alguns.

      Eliminar
    3. Tenho um telemóvel com 16 gb e um cartão de 32gb e por vezes tenho de descarregar videos e fotos para arranjar espaço... os 4 gb chegavam há uns anos atrás quando não havia smartphones ou para quem só usa o telemóvel para telefonar...

      Eliminar
    4. Caro Rui B., nem se atreve a comparar alhos com bugalhos!! O xperia só tem ecrã de 3.5 ao contrário destes generosos 4.3, e alem do mais com apenas 450 pontos Optimus o Madrid fica a 179€ ;)

      Eliminar
  15. @Luis Correia é verdade que este terminal tem um led de notificação?

    ResponderEliminar
  16. @Isydro sim, tem, está em cima do lado oposto à camara frontal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nota-se mesmo bem uma vez que parece um flash em miniatura.. :D

      Eliminar
  17. Alguém sabe se já a data para a actualização?

    ResponderEliminar
  18. @bruno, estima-se fins de Junho, mas como tudo, nada como esperar pacientemente.

    ResponderEliminar
  19. Se é só fins de Junho vou devolver o telemóvel. Depois compro de novo pois isto dos problemas de rede começa a incomodar muito.

    ResponderEliminar
  20. rui oliveira18/5/12 16:24

    Boa Tarde, estou indeciso entre comprar o iphone 3gs 32 ou o optimus madrid...umas das indecisoes passa pelo camara e qualidade de video deste optimus....Alguem me pode ajudar=? qual a melhor compra??

    ResponderEliminar
  21. Bem como no outro post disse estou a gostar muito do optimus madrid, a bateria dura bem, a questão de rede eu não tive problemas, estou numa aldeia e consigo fazer chamadas e sms smp com boa rede, aconselho....

    ResponderEliminar
  22. so falta a video chamada

    ResponderEliminar
  23. sera que um dia avera uma aplicaçao para video chamada

    ResponderEliminar
  24. Para video chamada há várias Apps: Tango, Skype, etc.
    (No caso de ainda não suportarem o Madrid será certamente algo que será resolvido numa próxima actualização.)

    ResponderEliminar
  25. Ontem experimentei-o e pareceu-me fluido a passagem entra aplicações, acesso à internet, visualização de doc. Mas fiquei com uma duvida. Na loja Optimus informaram-me que não permite fazer video-chamada, mas na loja FNAC diserram que tem essa possibilidade.
    Pesquisei nalguns sites e foruns e a duvida mantem-se, uns dizem que sim e outros que não.
    Alguem me pode esclarecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo, como possuidor de um S2 há quase um ano posso garantir que o Android permite chamadas de video, tanto com a versão 2.3 como com a 4.

      Eliminar
  26. Tiago Pereira20/5/12 21:02

    Boa tarde, ontem adquiri este telemóvel, até agora nada apontar, ainda não tive problemas de quebras de rede tanto gsm/3g como Wifi.
    Mas notei algo que penso que seja uma anomalia de construção do meu equipamento. Gostava da opinião de quem adquiriu este equipamento. No centro inferior do ecrã, o led que ilumina os "botões" do centro, passa luz para o ecrã também. Isto também vos acontece?

    Consegui tirar umas fotos, um pouco tremidas mas já dá para terem uma ideia!

    Quando o LCD não está iluminado:
    http://dl.dropbox.com/u/3964936/DSC_0210.JPG

    Com o LCD iluminado:
    http://dl.dropbox.com/u/3964936/DSC_0209.JPG

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é mesmo geral, quando se esta a usar uma aplicação com fundo preto é bastante chato.

      Eliminar
    2. Tiago Pereira20/5/12 23:16

      Achei estranho, como os restantes botões estavam todos com a luz isolada para o ecrã e no centro não suscitou esta dúvida. De facto, fundos pretos é chato mas pronto, fico mais descansado por ser geral! Obrigado! ;)

      Eliminar
  27. @Tiago Pereira sim, o LED que ilumina os botões aparenta ser o mesmo que faz a retroiluminação. Inclusivamente também ilumina a entrada HDMI, o que não deixa de ser curioso a utilização multifacetada do LED.

    Mas não deixa de ser irritante em situações de fundos mais escuros.

    ResponderEliminar
  28. Sobre a RAM "em falta", é usada pelo GPU. Todos os androids usam uma parte grande para isso e alguns também para o decoding de video por HW.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola boa tarde a todos , comprei o madrid apos muitas leituras aqui e ate agora ainda mais para quem tem o 1º android tou a gostar , mas queria colocar uma duvida que ainda nao passou aqui :- tenho uma autoradio da seat e sempre trabalhou o bluethoo com outros telemoveis e agora nao trabalha o carro ainda nao tem um ano alguem me pode ajudar , o tele detecta o radio mas no emparelhamento diz: ocorreu um erro de conexao

      Eliminar
  29. Olá pessoal, estou teclando de Angola, gostaria de saber se ele é desbloqueado, ou seja, se funciona no exterior.
    Gostaria de saber tambem se esse menu é real ou fake: http://2.bp.blogspot.com/-2WHApwj1BnM/T7Jq7IwxFuI/AAAAAAAAePA/21L3wFA2Q1o/s1600/OT-launcher01.png
    Aguardando uma resposta, vlw!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só é desbloqueado a rede Optimus se for comprado até dia 15 de Junho, depois disso deixa de ser.

      Esse menu é real apenas tem que ser escolhido nas opções.

      Eliminar
  30. Tiago Pereira22/5/12 23:19

    Boa noite, em seguimento das minhas anteriores mensagens, hoje decidi ir à loja onde adquiri o equipamento para o tentar trocar, porque estava-me mesmo a incomodar aquela luz irritante no ecrã, então às escuras ainda pior, para não falar que reparei hoje que as laterais também não estavam isoladas.

    Tudo muito bem, aceitaram os meus argumentos da anomalia e trazem o 1º, o 2º, o 3º, o 4º........................... e tudo igual, uns piores, outros melhores (com menos intensidade a iluminar o ecrã), afinal não é normal e é mesmo anomalia ou de série ou de construção. Contudo, pensaram que poderia ser o lote que foi para aquela loja e aconselharam-me tentar noutra loja se o problema persistia. Lá me dirigi à próxima loja e as luzinhas ditas para retroiluminação, estavam a iluminar a frente do ecrã!

    Ah, antes disto tudo, ontem já me tinha dirigido ao DolceVita, onde me informaram que talvez fosse mesmo normal, porque o que eles experimentaram lá e também tinha o mesmo sintoma!

    O que me parece é que a parte frontal que trocaram do Alcatel para este Optimus Madrid, não foi bem projectada, ou então houve problemas na assemblagem. Mas agora pergunto, onde está o controlo de qualidade que os produtos devem ser sujeitos!?!?

    Durante os dias de ontem e de hoje andei a ver telemóveis de colegas meus lá pela Faculdade e não detectei um que tivesse um problema semelhante.

    Deixo mais umas fotos para enviar um parecer à Optimus.

    http://dl.dropbox.com/u/3964936/DSC_0209%20%282%29.JPG

    http://dl.dropbox.com/u/3964936/DSC_0210%20%282%29.JPG

    http://dl.dropbox.com/u/3964936/DSC_0211.JPG

    http://dl.dropbox.com/u/3964936/DSC_0212.JPG

    http://dl.dropbox.com/u/3964936/DSC_0213.JPG

    http://dl.dropbox.com/u/3964936/DSC_0214.JPG

    Mas continuo afirmar que é um excelente telemóvel relação qualidade/preço, caso a Optimus predisponha-se a resolver esta situação, não hesitarei em ficar novamente com um.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, parece-me que seja mesmo problema de concepção/fabrico. De não ter isolamento entre os leds dos botões e o ecrã...

      Eliminar
    2. Tiago Pereira22/5/12 23:44

      Mas quem é que será que faz a troca da parte frontal? A Alcatel ou a "própria" Optimus?

      http://dl.dropbox.com/u/3964936/Alcatel-OT-995.png

      Tive a ver uns vídeos de alguns Alcatel e não me pareceu que tivessem este problema, mas a ver por vídeos, não posso afirmar que não tinham.

      Eliminar
    3. Boas Tiago,

      Falaste à bocado do controlo de qualidade... pois... na verdade o que encarece muitas vezes um produto, seja um telemóvel ou um iogurte, é mesmo os processos de qualidade aplicados no fabrico do produto em si.

      E todos estes processos são caros!

      Eliminar
    4. Tiago Pereira23/5/12 17:49

      Esses processos são caros mas muitas vezes é o que diferencia um produto low-cost para um high. E talvez se as marcas que lançam produtos low-cost tivessem mais controlo de qualidade nos seus produtos, sairiam a ganhar. Porque já por si, o dito low-cost já nos deixa de pé atrás, sem controlo de qualidade, ainda pior.

      Obviamente que isso iria-se reflectir no preço, mas mesmo assim para a marca talvez fosse mais vantajoso.

      Eliminar
    5. Pois... estou de acordo! A grande questão é que deixaria de ser um produto low-cost a partir da altura que começassem a aplicar processos de qualidade mais apertados! hehe

      E a ideia da Optimus é mesmo lançar um produto low-cost que potencialmente (se tiverem sorte, como foi o caso do Boston), sem grandes processos de controlo de qualidade, saia um bom produto!
      Desta vez... enfim... não aconteceu!

      Eliminar
    6. Qual é mail que vais fazer a expor esse defeito de fabrico?

      Eliminar
    7. Tiago Pereira25/5/12 03:38

      Tentei obter essa informação online pelo site da optimus, mas não obti nenhuma resposta, vou directamente à loja oficial deles na Boavista (Porto).

      Eliminar
    8. Anónimo5/8/12 16:35

      No chat da optimus eles dizer que é uma característica do equipamento e que continuarão a sair assim

      Eliminar
  31. Sinceramente já estou a perder o interesse em compra'lo :(

    ResponderEliminar
  32. Esperamos a análise do sr. Carlos Martins, e, a certeza de que o problema vai ser resolvido pela Optimus. Tenhamos confiança.

    ResponderEliminar
  33. e bluethoo alguem teve problemas? ou sabe como resolver o meu?

    ResponderEliminar
  34. Possuo um optimus madrid que deixou de fazer instalacoes e actualizacoes dando sistematicamente erro 492 quando acedo ao play store, tenho user do gmail, ja fiz a reposicao de valores de fabrica, reset ao telef, limpei cache da aplicacao play store e nada, e possivel alguem ajudar-me, obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. provavelmente o melhor é mesmo voltar à loja onde foi comprado

      Eliminar
    2. Anónimo5/8/12 16:37

      Vá á loja da optimus e mande restaurar o software (reinstalar) e deixa de ter esse problema

      Eliminar
  35. Boas! O meu optimus madrid tambem tem esse problema no ecrã! Outra anomalia que detectei foi que nao consigo sincronizar os contactos do facebook e com o pc o álvaro anseios manager não reconhece o telefone , mais alguem esta com esses problemas?

    ResponderEliminar
  36. Por este preço prefiro o meu LG P970 que está a 250€ desbloqueado e pode ficar mais barato se entregarem os velhos n phone house.

    ResponderEliminar
  37. Eu também perfiro o meu LG P970 desbloqueado,que só fica atrás no processador, e saida HDMI,de resto é sempre abrir,video chamadas,wi-fi em hot spots 4,5 estrelas

    ResponderEliminar
  38. Bem como me pediram para postar aqui, cá o ponho :)
    Está aqui o SuperOneClick que permite rootear este bicho: http://www.mediafire.com/?6dloaixc31oggn2

    Source: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1620387

    ResponderEliminar
  39. Boas
    só tenho uma coisa a apontar grave que é o facto de não ter tampas a tapar as fichas para o carregador ou o hdmi. mas tambem uma capa de silicone resolve bem as coisas.

    e depois é as App que a Optimus se lembrou de enfiar para lá, mas nada que não se resolva.

    de facto a iluminação do ecrã devido ao LED é um pouco incomoda, mas passa-se bem com aquilo.

    de resto, 5* e com o preço que está então está excelente.
    Em breve devem chegar as novas ROMs

    Optimus Madrid
    Aconselho
    Abraço

    ResponderEliminar
  40. Aconselho o Optimus Madrid
    é 5*

    problemas de rede 0.
    O problema do Led iluminar o ecrã, passa-se bem com isso.
    O Problema de não ter tampas a tapar as Fichas HDMI e a de carregar a baretia/conectividade, é que já é mais chata, mas resolve-se com uma capa de silicone.

    O processador é rápido, é muito Fluido, sem qualquer problema.
    realmente a capacidade de video chamada é uma falha, mas a ROM 4.0 já deve de tapar essas lacunas.

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  41. Para que é que serve fazer o root, e as roms e o kernel . alguém me pode explicar essas coisas????
    se pudesses ajudar Carlos Martins.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho a que coloques essa pergunta no nosso forum de discussão:
      http://groups.google.com/group/aberto-ate-de-madrugada

      Onde encontrarás muitas pessoas com vontade de te ajudar.

      Eliminar
  42. http://www.expansys.com/alcatel-one-touch-ultra-995-eu-handset+uk-adapter-black-232797/?siteID=TnL5HPStwNw-_QPBfk6JCA7Sa4eOUCCBBA&ito=LKSTnL5HPStwNw

    Esta a 170 euros

    ResponderEliminar
  43. Adquiri um madrid á dias e é o meu primeiro android. Alguém pode me ajudar a entender porque tem camara frontal e não da para fazer video chamadas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgo que a Optimus não permite / bloqueia essa função nas chamadas 3G, mas sobre WIFI a video chamada é possível.

      Eliminar
  44. Anónimo2/6/12 07:50

    Bom dia,comprei um Madrid, e detectei que com os phones o som das chamadas e do mp3 é muito baixo,ja tentei com outros de varias marcas e o som ainda é pior, sera defeito?

    ResponderEliminar
  45. Anónimo2/6/12 15:35

    Boas comprei na 6a feira e hoje á hora almoço perdi a ligação hi-fi e são 15:30 e nada

    ResponderEliminar
  46. Continua-se a verificar os problemas reportados em relação à recepção de rede? Alguma resposta da parte da Optimus?
    Sr. Carlos Martins, estou indeciso entre este e o Xperia U, peço a sua opinião pessoal, se possivel.
    Acho este apelativo, mas tenho receio de ser pouco fiável e vejo tanta queixa aqui... cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saiu recentemente um update que se prevê ter resolvido estes assuntos. Estamos a testar para ver se se confirma isso.

      Eliminar
  47. Muito obrigado pela sua pronta resposta.
    Agradecia então noticias sobre esse update e a possivel correcção, o mais breve possivel visto que a campanha de desbloqueio termina dia 15 Junho e eu não queria arriscar sem ter isso esclarecido.
    Mais uma vez, fico muito grato pela sua ajuda.

    ResponderEliminar
  48. Anónimo7/6/12 13:01

    Boa tarde carlos!
    Esse muito esperado update é uma versão beta(só para testes)? ou já esta disponivel para todos? Se sim, onde e como se podemos actualizar o optimus madrid?

    Atentamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não está disponível publicamente, mas assim que for "aprovado" chegará a todos via actualização "OTA" (over-the-air).

      Eliminar
  49. Olá a todos, o update diz respeito à componente rádio do telefone e estou há já dois dias em testes.

    Até agora, está tudo a funcionar sem problemas, mas antes de confirmar alguma coisa, tenho que testar durante um pouco mais de tempo.

    ResponderEliminar
  50. Anónimo8/6/12 10:48

    Boas Luis!
    Esse update é par versão gb 2.3.6 ou já a tão esperada actualização para ICS?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  51. Obrigado pelo desenvolvimento dessa questão, Sr. Luis Correia. Agradeço então que vá "postando" noticias.
    Esse update referente à radio apenas irá corrigir o referido problema de rede, ou também tem algo a ver com o gps? é que em outro fórum há multiplas pessoas a reclamarem de perda de sinal ao fim de alguns minutos, só recuperando com um reboot...

    ResponderEliminar
  52. Bom Dia,fui a uma loja Optimus e confirmaram-me que a camara frontal do Optimus Madrid está bloqueada. Saí da loja, desloquei-me à Fnac e disseram-me que isso seria impossível. Entretanto tenho visto blogues....Alguns dizem que sim....outros que não. Pelo que percebi, este telefone não tem video chamada. Porém, conseguimos usar a câmara frontal através do Sype....Alguém me confirma isso? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custava muito ler o thread? É que 11 posts atrás está a resposta a esta pergunta... a preguiça por vezes é demasiada.

      Eliminar
    2. Caro "Anónimo",
      Não se trata de preguiça...Como pode verificar acima, não está explicito se sim,ou se não.
      Julgo que a existência deste tipo de diálogos/ comentários serve para tirar algumas dúvidas e trocar impressões acerca de temas menos explicitos para algumas pessoas.
      Peço desculpa de o ter incomodado, de ter irritado a sua demonstrada sabedoria sobre o tema e agradeço a ajuda.

      Eliminar
  53. Boa noite!
    Alguem tem alguma info sobre a data de lançamento da actualização que o Luis Correia anda a testar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas. Infelizmente não sei de nada e só "ouvi" disso aqui.
      Estou indeciso em relação à compra e amanhã seria o meu último dia porque necessitava do desbloqueio!
      Vejo muita gente satisfeita, mas também vejo montes de queixas e relatos de trocas sucessivas sem sucesso...
      Seria uma lástima estar a dar 200€ por um equipamento, desconfiando que à partida não estaria em pleno funcionamento.

      Eliminar
  54. Boas.Alguem me sabe informar se este equipamento pode funcionar com um cartão de dados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, do tipo SD. Com o tamanho maximo 32GB.

      Eliminar
  55. Boas,comprei um Optimus Madrid já á cerca de um mês e notei que quando ligado á corrente,o tlmvl fica baralhado se for fazer algo nele. Já várias vezes que fez isto,começa de fazer chamadas e enviar sms,abre todo o tipo de aplicações que tiver!
    Acho que quando a carregar a bateria,não se lhe pode tocar!
    Gostava de saber se tambem já aconteceu a algum de vós!
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/8/12 16:41

      Vá á loja onde o comprou e peça para reinstalar o software e o tl fica 5 estrelas

      Eliminar
  56. Olá a todos!
    Eu o quero mesmo saber como é que se configura a camera fotografica, porque no modo em que esta (e não sei qual é), as fotografias são muito fracas para 5mb pixeis.
    Agradeço a vossa atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Guggi, a plataforma em que o site está alojado (blogger) faz redimensionamento automático das fotos a partir de uma certa resolução. Daí não permitir ver o detalhe total das fotos.

      Por norma colocamos também umas secções das mesmas à escala 1:1 para melhor se avaliar a qualidade, mas desta vez escapou. Se fizeres questão, posso tentar repescar as fotos e fazer isso.

      Eliminar
    2. Bom dia Carlos e obrigado pela atenção!
      Provavelmente, expressei-me mal e não fui claro na minha dúvida. Eu não estou a falar da resolução das fotos que tu postaste aqui no site, que na minha opinião, até estão muito boas!
      A minha dúvida é: no telemovel como se configura a resolução?
      Normalmente, dão para configurar com mais qualidade ou menos qualidade/definição, alterando os megapixeis.
      Grato pela a tu atenção!

      Eliminar
    3. Boas Carlos!
      Já consegui configurar a máquina fotográfica. Agora, a minha dúvida é em relação à qualidade/configuração do video. Qual é a melhor definição?
      [já agora, se poderes colocar por ordem, agradecia]
      720P
      D1
      WVGA
      VGA
      CIF
      QVGA
      QCIF

      Obrigado!

      Eliminar
    4. Já está por ordem! :)

      720P = 1280x720
      D1 = 704 x 480
      WVGA = 800x640
      VGA = 640x480
      CIF = 352x240 (ou 352x288)
      QVGA = 320x240
      QCIF = 176x120 (ou 176x144)

      Podes ver a lista (quase interminável) das definições das resoluções aqui:
      http://en.wikipedia.org/wiki/Wide_VGA
      e aqui:
      http://en.wikipedia.org/wiki/QCIF

      Eliminar
  57. Olá a todos!
    Eu o quero mesmo saber como é que se configura a camera fotografica, porque no modo em que esta (e não sei qual é), as fotografias são muito fracas para 5mb pixeis.
    Agradeço a vossa atenção!

    ResponderEliminar
  58. Em jeito de resposta condensada:

    A actualização que foi colocada no telefone fiz respeito apenas à questão do rádio, sendo que é provavel que também resolva algumas questões de GPS, pois também faz parte do blob baseband.

    Quanto à camera frontal, funciona perfeitamente e não está bloquada.

    Basta abrirem a app da Camera e trocar para a camera frontal.

    ResponderEliminar
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  60. Boas.
    Estava interessado em adquirir este equipamento, mas principalmente devido aos problemas de rede aqui anunciados deixou-me algumas dúvidas sobre comprá-lo ou não.
    Por acaso tem novidade sobre se este problema já foi resolvido? Ou se será resolvido em breve?
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  61. Boas,

    Estou a pensar em comprar 2 Optimus Madrid (Tenho 2 Nokia N95 que depois de muitas quedas já estão mais para lá do que para cá).
    Gostava de saber se existe alguma novidade em relação aos problemas aqui descritos.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  62. Ola boa tarde. estou bastante interessado em adquirir um Madrid, mas antes de mais gostaria de saber se a actualização de que o Sr. Luis Correia está a testar resolve os problemas relatados. E se resolver o que devo fazer para ter essa actualização no meu Madrid. obrigado

    ResponderEliminar
  63. Ola boa tarde. estou bastante interessado em adquirir um Madrid, mas antes de mais gostaria de saber se a actualização de que o Sr. Luis Correia está a testar resolve os problemas relatados. E se resolver o que devo fazer para ter essa actualização no meu Madrid. obrigado

    ResponderEliminar
  64. Muito Boa Tarde
    Alguem desta galera me pode ajudar? O problema é o seguinte; Comprei o "Madrid" e não consigo abrir o facebook na versão actual ou seja com foto de capa. Tenho o Monte Carlo e o face abre 5*. Alguem me consegue dar uma dica sobre este problema?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  65. Muito Boa Tarde
    Alguem desta galera me pode ajudar? O problema é o seguinte; Comprei o "Madrid" e não consigo abrir o facebook na versão actual ou seja com foto de capa. Tenho o Monte Carlo e o face abre 5*. Alguem me consegue dar uma dica sobre este problema?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  66. Olá a todos,
    Tenho necessidade de comprar um novo telemóvel, porque o que eu tenho atualmente funciona muito mal... Depois de ter lido esta analise, fiquei com boa impressão deste aparelho mas como não percebo muito do assunto agradecia o favor de me informarem se por este valor (+/- €200,00) o Optimus Madrid é a melhor ou das melhores opções do mercado actual.
    Verifiquei que há aqui pessoas que me parecem serem idóneas nesta matéria, por isso apelo aos vossos conhecimentos. Agradeço também que me informem se ainda é possível adquirir este tlm desbloqueado, uma vez que o meu operador não é a Optimus.
    Obrigado pela vossa ajuda. Cumprimentos a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,

      segundo a Optimus nos disse. o periodo de desbloqueio já acabou em Junho.

      Agora será uma questão de esperar por uma campanha de desbloqueados.

      Eliminar
    2. Penso que a campanha de desbloqueado já tenha acabado, mas nada como perguntar numa loja.

      Eliminar
    3. Ola Sr. Luís Correia
      É verdade, a campanha acabou no fim do mês de Junho e a Optimus para desbloquear cobra 25% do valor do telemóvel, neste caso €57,50. Mais vale aguardar, pode ser que voltem a fazer uma nova campanha.
      Cumprimentos

      Eliminar
    4. Boa noite a todos,
      Para quem estiver interessado a Optimus voltou a fazer uma campanha de desbloqueados durante o período de 09 de Julho e 31 de Agosto. Entre os telemóveis associados a esta campanha, encontra-se o Madrid a €229,90.
      Cumprimentos

      Eliminar
  67. Boas,

    Ontem comprei o 1º Optimus Madrid e já encomendei outro. Posso dizer que mal o liguei fiquei bastante admirado pois é um telemóvel bastante rápido e com muita qualidade. Só gostava de saber onde posso fazer a actualização referida pelo sr. Luís Correia e se já existe mais alguma.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que já existe uma actualização disponível face à versão que saiu inicialmente, e que pode ser feita OTA via wireless.

      Desconheço se os modelos em comercialização já terão essa versão.

      Eliminar
    2. o que significa OTA via wireless???

      Eliminar
    3. o que significa OTA ????

      Eliminar
    4. Ota= over the air. Ou seja, um update que é feito via wifi/wireless sem necessidade de ligar o aparelho a um computador.

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. Fiz a minha actualização através do Wifi daqui de casa. Reparei que o sinal de rede (Optimus) anda um pouco pobre...

      Eliminar
  68. Mas conclusao, a actualização que o Sr Luis Correia está a testar resolve ou não os problemas de rede. e onde posso fazer a actualização?? Obrigado

    ResponderEliminar
  69. Comprei um Madrid para a minha filha e está toda radiante com o telele. NO entanto reparei que é necessário carregar diariamente a bateria. Como posso prevenir esta situação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,já tenho o meu Madrid quase á dois meses e a minha bateria aguenta cerca de dois dias com a utilização de WI-FI e ver videos.
      Aconselho dirigir-se onde comprou o telemóvel e talvez trocar a bateria,supostamente deveria durar pelo menos dois dias.

      Eliminar
    2. Boas,já tenho o meu Madrid quase á dois meses e a minha bateria aguenta cerca de dois dias com a utilização de WI-FI e ver videos.
      Aconselho dirigir-se onde comprou o telemóvel e talvez trocar a bateria,supostamente deveria durar pelo menos dois dias.

      Eliminar
  70. Ola malta!
    Bem alguém pode explicar-me como colocar o outro menu SPB SHELL q vem ai nas imagens?

    Abc´s

    ResponderEliminar
  71. Boas,

    Tens que entrar nas definições e seleccionar a 2ª opção a contar da última com o nome "Selecção do iniciador". Em seguida escolhes a opção "ONE TOUCH Launcher" e já está.

    ResponderEliminar
  72. Boa tarde,

    estou mt interessado no Opt Madrid mas tenho uma duvida, ele lê suporte flash?!

    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/8/12 00:19

      Sim o optimus madrid tem flash

      Eliminar
  73. Boas,
    Tenho uma duvida basica para voces experts mas aqui vai...
    Disseram-me que o optimus madrid deixa colocar fotos e filmes no cartão mas não permite correr software android apartir do cartão, para correr software android só o colocado na memoria rom. Isto é verdade ou treta?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dependendo da versão do Android, há apps que podem ser transferidas para o cartão de memória, e assim "poupando" a memória interna.

      No entanto, há também apps que permitem fazer isso, como o App2SD (embora não seja recomendável mover para o cartão certo tipo de apps, como widgets e afins).

      Eliminar
  74. Olha malta eu comprei... e já era...
    eu estou em angola neste momento pedi para que comprassem para mim de dia 1 ate hoje 6 dias e ja tenho problemas com o touch do visor e alguns de software enfim n sei o q fazer -.-" dinheiro perdido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/8/12 13:23

      faça uma actualização de software e ele deve de ficar bom

      Eliminar
    2. Resultou ja funciona ;)

      E ja Agora sera que ele sera compativel com a ultima actualizaçao do Android ?

      Eliminar
  75. Anónimo6/8/12 12:09

    Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  76. Anónimo6/8/12 12:10

    faça uma Actualização de software que o tl deve de ficar bom

    ResponderEliminar
  77. Viva, tenho um OPT Madrid e estou bastante satisfeito. Apenas alguns problemas que aqui já foram abordados mas nada que não se suporte bem.
    Apenas uma questão em relação à app do facebook, acontece-me por vezes o ecrãn ficar todo preto e apenas com a barra de opções superior, fechando e voltando a abrir 2 ou 3 vezes e fica bom. Já vos aconteceu? Há algun fix para isto?
    Obg.

    ResponderEliminar
  78. Boa noite, tenho um optimus Madrid, comecei a usa-lo foi a tecla do gmail abri o meu mail mas agora nao consigo terminar sessao. ja cliquei em cima do nome do lado direito e ele nao apaprece nada. Alguem me pode explicar como faço. Obrigado

    ResponderEliminar
  79. Boa noite, tenho um Optimus Madrid comecei a usa-lo foi ao meu gmail, carreguei na tecla que la esta, e entrei na boa, so que para terminar sessao nao consigo, ja carreguei em cima do mail do lado direito e nao da, alguem me sabe explicar como posso fazer. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá ao site da optimus no chat e pergunte como pode faze-lo eles resolvem o poblema

      Eliminar
  80. Mais uma informação sobre este excelente smartphone da Optimus.

    Os problemas que eu estava a ter com a rede foram resolvidos pelo update que ficou disponível para todos.

    A lentidão que eu notei na utilização do Tweetdeck no upload de imagens, está relacionado exclusivamente com questões da rede 3G Optimus relativamente ao serviço de fotografias do YFrog.com .

    Isto ficou confirmado pela utilização de um cartão TMN no smartphone, usando exactamente as mesmas configurações e versões de software.

    Continuo a recomendar vivamente este smartphone.

    Decididamente a melhor escolha actual (Agosto 2012) na relação qualidade/preço.

    ResponderEliminar
  81. Bom dia Sr. Luis Correia! COmo se faz esse update? Obrigado

    ResponderEliminar
  82. OPTIMUS MADRID SOBREAQUECE
    O meu OM após 15 dias de o ter comprado apercebi-me de que ligando a net, mesmo sem estar a trabalhar nele, fica de tal maneira quente que quase queima.
    Alguém tem este problema?
    Outro problema que o OM tem é que ao desbloquear para efectuar uma chamada, de vez em quando, inopinadamente reinicia sozinho.
    Fui à loja da Optimus no Vivavci, nas Caldas da Rainha, mas a solução foi ir para a Optimus e ficar a penar 3 semanas sem o aparelho, pois a optimus não só não empresta um igual ou similar como cobra 7,5€ por um aparelho velho e sem net.
    Optimus? Não, obrigado... Pessimus... (atendimento e cativação do cliente)

    ResponderEliminar
  83. José Lucas:

    qualquer smartphone em utilização constante aquece.

    No caso do Madrid, isto ocorre quando nos pomos a navegar por GPS usando o Google Navigation.

    Sugiro que analise o que é que está a "Usar a bateria", pois haverá certamente um ou mais programas que estão a trabalhar em contínuo.

    ResponderEliminar
  84. José Lucas:

    qualquer smartphone em utilização constante aquece.

    No caso do Madrid, isto ocorre quando nos pomos a navegar por GPS usando o Google Navigation.

    Sugiro que analise o que é que está a "Usar a bateria", pois haverá certamente um ou mais programas que estão a trabalhar em contínuo.

    ResponderEliminar
  85. A todos os interessados:

    os updates surgem pelo próprio software de gestão de actualizações.

    ResponderEliminar
  86. boa tarde

    Ando interessado na compra deste telemovel, no entanto tenho algumas duvidas e gostava, se possivel, que alguem as elucidasse.
    Iniciando entao as questoes que gostaria de ver esclarecidas. Desde logo gostava de saber se a questao da rede anteriormente tao debatida ja se encontra resolvida apos a actualizaçao (em comentarios anteriores da a entender que sim , mas gostaria de ver esta ideia confirmada). de seguida tenho curiosidade de saber como se comporta o sinal de wi fi se geralmente perde a conectividade, se possui o alcance razoavel, esse tipo de situaçao. Tenho igualmente curiosidade em relaçao ao comportamento da bateria recorrendo a uma utilizaçao razoavel do aparelho( sei que ira sempre depender das aplicaçoes que utilizarmos e do que fazemos, mas gostava de ter apenas uma ideia). Algo que ainda nao vi debatido e achava igualmente interessante e a capacidade de som com fones, como e a sua qualidade e se consegue atingir um volume razoavel. Em comentarios anteriores verifiquei tambem ligeiras reclamaçoes em relaçao a luz que os leds deixavam passar para o ecra, principalmente quando o ecra seria mais escuro, gostava entao de saber a vossa opiniao, de ate que ponto tal se torna incomodativo , por exemplo na visualizaçao de um filme ou em outras situaçoes.
    por fim possuo uma duvida de caracter mais geral, em comentarios aqui referidos vi que este telemovel so se encontrava desbloqueado para compra apenas ate dia 15 de julho mas no site da optimus, essa informaçao nao e visivel, visto que la aparece como desbloqueado , alguem me sabe dizer se ainda da para comprar desbloqueado?

    desde ja agradeco a vossa disponibilidade e a informaçao que a analise possui.
    obrigado e aguardo ansiosamente uma resposta

    ResponderEliminar
  87. Tenho a mesma duvida que o amigo em cima, o telemóvel foi me oferecido, tenho a factura do mesmo com a data de junho, mas só a pouco tempo me foi oferecido pois estava a ser usado e esta bloqueado a rede optimus, gostaria de saber se tenho direito ao desbloqueio gratis na loja.

    Desde já obrigado,

    Cumprimentos João Silva

    ResponderEliminar
  88. Vá ao chat da optimus e de-lhes o seu numero e o imei do tl e eles indicarão se tal é possivel ou não

    obrigado

    cumprimentos migas_2000 :)

    ResponderEliminar
  89. Alguém ja sabe para quando a actualização para o ICS e se é mesmo verdade?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  90. Anónimo6/9/12 05:23

    ostaria de saber qual a melhor compra , optimus madrid por 229 euros ou o lg msximo 2x por 270 euros??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/9/12 00:49

      O optimus madrid tem melhor processador e a capacidade que quiser para por aplicações e a maior diferença entre estes dois é que o madrid compensa com o processador mas o lg compensa com a sua grande câmara mas isso é uma questão de gostos e de testar ambos os tl para ver qual o que mais gosta

      Eliminar
  91. Anónimo9/9/12 01:48

    Boa noite , gostaria de saber qual o melhor telemovel ;

    LG Maximo 2x , Optmus Madrid , ou o LG PRADA 3.0 ???

    ResponderEliminar
  92. Lg Máximo 2x: Processador Dual core 1Ghz, camara de 8 mP, ecrã tatil 4 capacitivee com capacidade multitouch, saida para hd e memória interna de 8 gb com o preço de 429.90€

    Optimus Madrid: Processador Dual core 1.4Ghz, câmara de 5mp,ecrã tatil 4.3 capacitive com capacidade multitouch, saída para hd, memória interna de 2 gb mas com a capacidade de colocar as aplicações no cartão de memória com o preço de 225€

    LG PRADA 3.0: Processor 1.0 GHz Dual-Core, camara de 8 mP, ecrã tatil 4.3 capacitive com capacidade multitouch, saída para hd, memória interna de 8 gb com o preço de 599€

    As especificações entre estes 3 tl são muito diferentes e entre elas os processadores e os ecrãs.

    O Madrid compensa com o ecrã, o processador e o preço de 225€ mas os outros com a camara de 8 MP e com mais memória interna em bora no Madrid possas ter as aplicações no cartão.

    Com o Prada a custar 599€ também pode comprar o s3 que é o melhor destes todos a todos os níveis e custa o mesmo que o Prada.

    O madrid para mim é o melhor deles mas com 600€ o s3 fica bem melhor entre eles e como referi antes é uma questão de gostos.

    ResponderEliminar
  93. Mas eu compro o LG PRADA a 260 euros novo .
    Assim acho que prefiro ao Madrid

    ResponderEliminar
  94. Boa noite,

    Gostaria de saber a sua opinião, até 250€, quais os telemóveis que me aconselha? Tenho andado a ver o Madrid e o Sapo, ate gosto deles, mas havera melhores?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite

      A comparação entre o madrid e sapo é muito pouco relevante. Para começar o madrid ganha em todos os aspectos como por exemplo o processador e o monitor.

      Se está a tentar escolher entre o Sapo a5 e o madrid esqueça o madrid sem duvida é o melhor mas com o preço do sapo o Barcelona é um bocado melhor e custa quase o mesmo, só aumenta 1€ e tem mais 200ghz de processador.

      Eu aprovo e recomendo o madrid mas se preferir o a5 tem o barcelona.

      E respondendo á sua pergunta pelo que eu sei não existe tl melhores em relação a desempenho/preço.

      Continuação

      Eliminar
    2. Obrigado pela sua resposta, tambem acho o madrid melhor. Só mais uma coisa, compensa comprar o Galaxy S PLUS em vez do SII? Isto porque, o preço é bem diferente e o equipamento, mas o S PLUS melhorou algumas coisas em relação ao primeiro que saiu.

      Obrigado.

      Eliminar
    3. E entre o Galaxy S PLUS e o Galaxy SII? Isto porque, o S plus melhorou alguma coisa e custa menos um pedaço que o SII, mas valerá a pena?

      Obrigado

      Eliminar
    4. As diferenças entre o s plus e o s2 são muitas mas mesmo assim o s2 compensa em quase todos os modos menos no processador embora seja doble-core perde 200ghz em relação ao s plus mas neste caso não se nota porque o doble-core compensa os 200ghz em falta .Eu sei que custa mais um bocado mas o s 2 é melhor na maior parte dos aspetos e tem uma grande capacidade de autonomia. Eu recomendo o s2 mas o s
      plus também é bom. Ambos são excelentes tls mas como já referi nos meus comentários anteriores é uma questão de gostos e da utilização de cada um.

      Continuação

      Eliminar
  95. Muito boa tarde. Gostaria de saber se, após as actualizações disponibilizadas pela optimus, o madrid deixou de ter os problemas relacionados com a má recepção da rede.
    Desde já, o meu muito obrigado pelas vossas respostas.

    ResponderEliminar
  96. Substitui o meu BOSTON pelo Madrid. Deixei de ler no meu sistema do carro mãos livres MB PHONESYSTEM os meus contactos que, com o LG, uma vez emparelhado por Bluetooth com o sistema do carro tinha acesso imediato. Podem ajudar?

    ResponderEliminar
  97. Tenho o mesmo problema alguem que ajude P.F.

    ResponderEliminar
  98. Ainda algumas até bloqueia mesmo outras desliga-se o Telemóvel, penso que será do AVG e chato que não partilhe a lista com BT do carro

    ResponderEliminar
  99. Problema Optimus Madrid.Os meus contactos, uma vez emparelhado por Bluetooth com o sistema do carro não tenho acesso a lista de contactos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DarkAngel já descobriste a solução para o problema da ligação por bluetooth ao carro?

      Eliminar
  100. Adquiri este equipamento a poucos dias e nem cheguei a utiliza-lo com a rom da optimus de origem, cheguei a casa dei-lhe um pouco de bateria e de seguida meti-lhe a rom andoid 4.04 original da orange francesa, estou muito satisfeito com todo o desempenho e caracteristicas do equipamento e nao noto nenhum dos erros ou bug´s aqui mencionados.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  101. Boas, no carro tb não consigo ter acesso à lista telefónica através do emparelhamento por bluetooth, apesar do sistema do carro reconhecer o telemovel e ser possivel efectuar e receber chamadas, mas lista não descarrega... Alguém já descobriu a solução???

    ResponderEliminar
  102. Mesmo Problema , no carro não consigo ter acesso à lista telefónica através do bluetooth, apesar de reconhecer o telemovel efectuar e receber chamadas, Alguém ajude P.F.

    ResponderEliminar
  103. Bons dias
    Amigos estou com vontade de comprar um optimus madrid , mas 1º gostaria de saber se já vem com a versão 4 e , se tambem é possivel ter toques reais e toque por contatos.
    Agradeçia ajuda .
    Obrigao

    ResponderEliminar
  104. Bom dia.
    Pf preciso de ajuda...Fiquei muito interessada em comprar o Optimus Madrid, mas depois de ler alguns post daqui fiquei na "dúvida" pois ja tive um telemovel que me deu problemas e nao queria comprar outro que me viesse a dar o mesmo...O telemovel é mais para o uso de tirar fotografias, ouvir musica e principalmente para chamadas e sms que é o principal, só para estas utilizaçoes nao havera nenhum problema pois nao????
    Preciso de uma resposta rapido pf..
    Obrigado e Comprimentos

    ResponderEliminar
  105. Bom dia.
    Pf preciso de ajuda...Fiquei muito interessada em comprar o Optimus Madrid, mas depois de ler alguns post daqui fiquei na "dúvida" pois ja tive um telemovel que me deu problemas e nao queria comprar outro que me viesse a dar o mesmo...O telemovel é mais para o uso de tirar fotografias, ouvir musica e principalmente para chamadas e sms que é o principal, só para estas utilizaçoes nao havera nenhum problema pois nao????
    Preciso de uma resposta rapido pf..
    O comentario acima fui eu que fiz mas ja nao vinha ca aos anos e estava a tentar mudar o nome, peco desculpa por alguma inconveniencia...
    Obrigado e Comprimentos

    ResponderEliminar
  106. Todos ou a maior parte dos problemas estão resolvidos e comprar um telemóvel e como tudo pode vir com defeito

    Este tl e uma grande maquina e tem uma grande procura. Eu pelo menos tenho um e recomendo a toda a gente comprimentos

    ResponderEliminar
  107. Obrigado...
    Já fui buscar este fim-de-semana e para ja estou muito satisfeita :).
    Comprimentos

    ResponderEliminar
  108. Bom dia: Por favor alguém me informo como fazer print screen com o telemóvel Madrid?

    ResponderEliminar
  109. Bom dia,
    Este natal quero substituir o meu htc explorer, por outro telefone android, principalmente porque quero um com ecrã maior, mais rapido e mais espaço para instalar aplicações, não queria passar muito dos 200€. Qual dos seguintes me aconselhariam, sendo que sou vodafone?
    Este, Huawei Ascend G300 por 149€
    Optimus madrid por 199€ desbloqueado
    Sony Xperia J por 189€
    Sony Ericsson Xperia Play por 187,38€ desbloqueado
    LG Maximo 2x por 199€ desbloqueado

    ResponderEliminar
  110. OPTIMUS MADRID SEM DUVIDA

    ResponderEliminar
  111. Boa tarde:
    Quem me pode dizer como fazer printscreen no Optimus Madrid

    ResponderEliminar
  112. Bom Dia..
    Alguem me pode dizer sff quando nos enviam uma foto como guardala?
    comprimentos

    ResponderEliminar
  113. Boa noite estou indeciso entre o Optimus Madrid e o Samsung Galaxy Ace.
    Poderiam.me ajudar pf

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Optimus madrid sem nenhuma duvida. Tipo já testei os dois e n vejo qual o interesse entre um tl fraco e uma maquina mas gosto sao gostos e nao se discutem

      Eliminar
    2. Para começar muda muitas coisas como o processador que o do madrid e de 1.4 contra um de 800. O ecrã onde o madrid tem um de 4.3 e o do ace e mais fraco, resoluções memorias tudo e diferente.

      Eliminar
  114. so gostaria de saber uma coisa o Optimus Madrid nao tem toques reais.Como assim?

    ResponderEliminar
  115. Boa noite,

    Acham que este telefone supera o galaxy SII?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  116. Boa noite,

    Alguém me sabe dizer se o optimus madrid dá ou não para toques reais?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  117. sim da mas como a optimus n comercializa esses toques ela n põem no site que o optimus madrid suporta mas sim ele tem e suporta esses toques

    ResponderEliminar
  118. Obrigado pelo esclarecimento Miguel Silva

    ResponderEliminar