2012/05/25

Como funciona o Leap Motion?


Lembram-se do Leap Motion, uma pequena barra que permite detectar movimentos feitos no ar com enorme precisão? Tal como eu, também deverão estar curiosos por saber como é que este sistema é capaz de fazer o que faz, e agora ficamos a saber mais alguns pormenores sobre ele.


O sistema pode rapidamente ser utilizado em qualquer computador, já que embora seja capaz de reconhecer gestos num espaço tridimensional, poderá ser usado com qualquer sistema operativo que reconheça touchpads ou touchscreens.

Quanto ao princípio de funcionamento, embora continue a ser um segredo bem guardados, ficamos a saber que efectivamente usa câmaras (e leds infravermelhos) para detectar a posição dos objectos na sua área de acção. Os seus criadores dizem que os usam de uma forma "inovadora" e que lhes permite oferecer toda esta precisão a baixo custo, e sem atrasos de processamento.

E com isto, parece-me que a Microsoft poderá estar prestes a perder parte do mercado que poderia ter captado com o seu Kinect... pois com um custo extremamente baixo, e podendo ser facilmente integrado em teclado/portáteis/etc, e combinado para criar maiores volumes de detecção 3D... este poderá muito bem vir a tornar-se no equipamento "standard" para reconhecimento de gestos "no ar".


3 comentários:

  1. Creio que daqui por uns dias iremos ficar a saber quem irá comprar este project/company...

    ResponderEliminar
  2. Se isto for mesmo assim, e a tão baixo custo, então é um autêntico ovo de Colombo!

    ResponderEliminar
  3. ele já esta a venda no EUA preço sugerido é de 70 U$ cerca de 165 r$ acho que vale a pena a pre venda já esta sendo feita!!

    ResponderEliminar