Parece estar iminente a chegada dos novos MacBook Pro da Apple. Modelos que terão sido actualizados com as mais recentes tecnologias e design inspirado nos mais esguios e bem sucedidos MacBook Air.
A acreditar-se nos rumores destes novos MacBooks Pro, poderemos esperar coisas como portas USB 3.0 (para além das Thunderbolt), uma espessura bem mais reduzida; e... um ecrã com resolução "retina display".
Quanto ao USB 3.0 parece não haver problemas, é uma actualização perfeitamente normal e lógica. Mais estranho será a aparente falta de uma ficha ethernet (parece não haver lugar para ela na nova caixa).
Mesmo sabendo-se que a maioria dos utilizadores usará os seus portáteis com uma rede WiFi, será que o abandono da ficha ethernet num modelo vocacionado para o mercado "profissional" será visto com bons olhos? (Seja como for, já sabemos que a Apple não tem problemas em ser das primeiras a "abandonar" as coisas que acha desnecessárias... e eventualmente poderemos esperar que essa funcionalidade passe a ser feita através da ficha Thunderbolt.) Também desparecido parece estar o FireWire.
Mas a maior novidade será provavelmente a possível utilização de um "retina display" num portátil, marcando o primeiro passo para que as resoluções de "alta densidade" que a Apple iniciou com o iPhone e mais recentemente com o iPad, passem agora para outros segmentos.
Se o ecrã de um iPad de 9.7" tem 2048x1536... será de esperar que este MacBook não se fique por menos. Fala-se também de que a Apple poderá estar a pensar abandonar as resoluções indicadas por números de pixeis, e apresente apenas definições de densidade ao estilo "Pequeno/Grande/Ideal".
Actualização: fala-se que as resoluções dos novos MacBook "retina" serão:
- 15.4": 2880x1800, densidade de 220ppi (o dobro do actual, com 1440x900 com 110ppi)
- 13.3": 2560x1600, densidade de 227ppi (actualmente 1440x900 com 127ppi).
Algo que poderá prenunciar que se esteja finalmente a chegar ao tão desejado ponto da independência da resolução que há tanto é falada...
Quanto às placas gráficas, nada parece estar ainda decidido, mas parece ser provável que possam vir a ser as novas GeForce GT 650M da Nvidia.
Com a WWDC a chegar nas próximas semanas, espera-se ficar a saber coisas mais concretas destes novos MacBooks... que poderão ficar disponíveis já no próximo mês.
Faltou mencionar que também perde a drive ótica de CD/DVD.
ResponderEliminarO que?? Quer dizer que é um Air maior? Hum.. acho que vou optar pelo actual antes que venha o novo!
EliminarComo tinha comentado quando a Apple lançou o "Novo iPad" com retina display... de seguida seria logico ver o mesmo nos macbooks.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
Eliminar"enfim a burros para tudo".
EliminarAi pois há, há! Vai estudar, miúdo!
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
EliminarBoas Carlos, quando postas a análise ao Optimus Madrid?
ResponderEliminaro mais tardar na 4ª, está "in progress" :)
Eliminar*drool* :) Espero não seja apenas um rumor e que seja mesmo assim como escreves... eheh
ResponderEliminarCarlos, só uma nota: a "independência" de resolução/densidade não é atingida só por trocar os monitores... vai depender dos autores das apps, webapps, sites, etc. (qualquer coisa que use "imagens" estáticas).
E também há várias formas... umas penalizam o tamanho (como se tem feito várias versões das imagens usadas pelas apps de iOS/Android), outras aumentam a complexidade para o autor e processamento para fazer render da UI (SVG).
O 1o passo é, sem dúvida, criar a necessidade. Estes monitores fazem isso. Depois vai caber a cada pedaço de software preparar-se (ou não) para esta nova realidade. :D
I can't wait!
Sim, esse sonho não é novo, e já se falava no tempo em que a maioria dos computadores trabalhava com resoluções de 800x600 ou por aí... :)
Eliminar