A apresentação do novo iOS6 da Apple não deixa de ser mais um golpe dado ao Google, e que agora se vê "de fora" do iOS - que, mesmo sendo incapaz de competir com o volume dos Android, continua a ser a plataforma mobile que mais lucro dá e que maior "utilização" tem por parte dos utilizadores.
Esta fricção não é nenhuma surpresa, pois os rumores há muito que se vinham a acumular. Bastará olhar para a lentidão com que as novidades do Google Maps chegavam ao iOS (ou nem chegavam, em muitos casos)... para não falar naquelas vezes em que Apps do Google (como o Google Voice) foram adiadas e recusadas pela Apple, obrigando o Google a encontrar formas alternativas de chegar aos utilizadores.
Não deixará de parecer um pouco "estranho" que a Apple não tenha tido problemas em usar o Google em tudo aquilo que precisava, e enquanto precisava.... e que agora o trate com tal "desprezo" (até com as piadas da Siri no início da sessão da WWDC).
Isto leva-me a repescar os velhos dilemas de: quem precisará mais de quem?
Está mais que visto que a Apple se sente confiante de que não precisa do Google para nada, e na China - mercado onde está agora a apostar em força - até vai passar a usar o Baidu e seu serviços em vez do Google.
Mas... não consigo deixar de imaginar: e se esta guerra se tornasse numa guerra aberta e total entre as duas companhias? E se o Google decidisse também "pagar na mesma moeda" e simplesmente cortasse com tudo o que fosse Apple?
Ou seja: não mais apareceriam produtos Apple na pesquisa de resultados; não haveria Apps do Google ou dos seus serviços para iOS; nada!
Tendo que optar por um iOS sem Google, ou um Google sem Apple, qual seria a vossa preferência? E no fundo... seria isto suficiente para fazer utilizadores iOS mudarem-se para o Android?
Claro que é uma questão hipotética, e no mundo real as coisas são bem mais complicadas. Para começar, muitos utilizadores ficariam certamente horrorizados em ver o Google fazer tal "malvadez", e só por isso poderiam fazer boicote ao Google e seus serviços. Por outro lado, o abandono do iOS teria também como efeitos colaterais o aumento da utilização de serviços concorrentes (se não posso usar o Google e Gmail, passaria a usar os serviços da Apple, ou o Bing, ou o Hotmail , Yahoo, ou outros.)
Daí que, voltando ao mundo real... mesmo que de certa forma desse vontade de ver o Google a "responder à letra" à Apple, provavelmente fará mais sentido passar um pouco ao lado destas questões, e continuar a oferecer o melhor serviço possível a todos os utilizadores, independentemente de usarem Android, ou iOS, ou Windows Phone, ou qualquer outra plataforma.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Não deixaria a google por responder na mesma moeda à apple, quem não quer ser lobo não lhe veste a pele...
ResponderEliminar"Ou seja: não mais apareceriam produtos Apple na pesquisa de resultados" - não me parece, dava demasiado nas vistas. Os resultados da pesquisa têm que - parecer - sérios. É uma questão de credibilidade, indispensável.
ResponderEliminar"não haveria Apps do Google ou dos seus serviços para iOS; nada!" - acho que com isso a Google ia perder dinheiro ... para nada.
Em rigor o que se sabe é que o iOS deixa de ter a app Maps (ou Google Maps) e passa a ter uma com os seus próprios mapas. Não sei se o Google Maps é banido e as APIS que permitiam a sua utilização por outras apps.
Este caminho já vinha a ser traçado há algum tempo. Em 2007 foi lançado o iPhone, em 2008 o Android. E a partir daí deixaram de ser partners!
ResponderEliminarNão vejo qual o mal desta mudança.
ResponderEliminarSe a Apple considera que consegue oferecer uma melhor aplicação que a Google e sendo esta deles........
Havia de estar a dar a ganhar a outros quando pode fazer melhor "de borla"......
@Anónimo
EliminarConcordo plenamente!
Como sempre assistimos a uma luta de ecossistemas. Google vs apple. Mas também a uma guerra de modelos de negócio. Sendo que a segunda é bem mais interessante do que a primeira.
ResponderEliminarPara mim a grande questão! Espero que a Google mantenha a sua postura mais preocupada consigo do que com acabar com a concorrência. Como já li algures quando o iOS "copia" algo é uma novidade, quando alguém "copia" o iOS a Apple processa...
EliminarComo sempre assistimos a uma luta de ecossistemas. Google vs apple. Mas também a uma guerra de modelos de negócio. Sendo que a segunda é bem mais interessante do que a primeira.
ResponderEliminarPerfeitamente aceitável...gosto quando há este tipo decisões e "atritos" pois é isto que faz as empresas procurarem a inovação!
ResponderEliminarSe por algum motivo este novo mapas do iOS6 tiver algo que supere o Google Maps, fará com que a google procure melhorar!
Só com a aposta do turn-by-turn (gratuito? só EN como o siri? alguma vez terá turn-by-turn tipo iberia, europa???) já é uma melhoria que a google terá que superar!
A Google sempre viveu rodeada de sistemas hostis.Isto com a apple é uma brincadeirinha se compararmos o que aoontece há anos com a Microsoft. Para o pessoal do PC e do android essa guerra nem aquece nem arrefece
ResponderEliminarIsto é um dejá vu, e também é tipico apple (sim com letra pequena, pq nestas atitudes conseguem ser pequeninos), quando precisam de alguém são "amigos" e como somos "amigos" vocês não se importam que eu mude uma coisita e eu use uma coisinha tua, é que somos "amigos".
ResponderEliminarAgora que não preciso de ti, és uma besta só fazes coisas de merd* etc.
Isto já aconteceu com o JAVA, lembram-se quando eles precisavam dos developers JAVA pq não havia ninguém a programar para eles? depois passou a ser um ballchain e por fim deixou de ser suportado no MacOS?
Business as usual para os lados de cupertino
A Google deve continuar com a cabeça levantada e andar para a frente, a oferecer a qualidade que sempre quis ou tentou oferecer, não deve descer ao nível da Apple. A Apple fecha-se cada vez mais, criando uma espécie de elite (pelo menos parece que é o objectivo deles). Eu sempre foi Anti-Apple, por que a Apple sempre se colocou numa postura superior em tudo e para mim há alternativas plenamente viáveis. A Google fazia bem, mas era se começasse a investir duro, muito duro no Android... Mesmo no Google Play: facilitar a compra de aplicações, ser mais exigente no controlo de aplicações e ser mais pontual nas actualizações (isso é mais para as fabricantes). Trabalhar melhor no desenvolvimento do Android, aumentando-lhe a qualidade e a fluidez... Ela tem grandes marcas capazes de aproveitar o máximo do software, acho que chegou a altura de ser ela a tirar o máximo do Hardware. O Android tem a grande vantagem de ser código aberto e a questão do Root no android também é fantástica... Apple é muito mais fechada e tem sempre a mania, está sempre a levantar processos por causa de Patentes... Google a tua vitória está no Android, investe mais...
ResponderEliminar