2012/06/07

Os Novos Mapas 3D do Google


Este evento do Google, marcado "à pressão" para se adiantar à apresentação da Apple na próxima semana (onde se espera ver a sua nova - e própria - solução de mapas 3D, que marcará o "adeus" aos mapas do Google) era já bastante suspeito por isso mesmo... e considerando que, tal como se suspeitava, não veio acompanhado de nada concreto para já, mas apenas de "coisas que irão chegar... eventualmente" parece dar crédito à ideia de que foi mesmo apenas uma tentativa de roubar algum brilho ao que a Apple pretenderá apresentar.

No entanto, não é por esse aspecto "político" que estas coisas que estarão para chegar aos mapas do Google deixam de ter interesse. O Google Earth vai passar a contar com mapas 3D mais fiáveis que nunca, utilizando aviões e sistemas de reconhecimento que permitem fazer uma reconstrução volumétrica 3D com base nas imagens capturadas.


Para mim, mais interessante seria ver o Google finalmente integrar todos os seus serviços de mapas numa única App (Google Maps, Google Navigation, Google Earth, Google Latitude, o Google Places que agora passou para o Google+... ufa... já começa a chatear um pouco estar tudo separado...)




Outra das novidades que o Google diz estar "para breve" para o Google Maps para Android, é... ter os mapas offline. Neste modo, os utilizadores poderão descarregar um ficheiro que conterá todas as informações do mapa, até ao nível streetview, para uma certa área e assim evitar a dependência de uma ligação contínua à internet.

A respeito do streetview, o Google continua a miniaturizar o seu sistema de captação de imagens panorâmicas, que se iniciou com os automóveis, passou para as bicicletas trikes, depois para carrinhos que puderam entrar nos museus... e que agora podem ser carregados em "simples" mochilas!


... Está visto que é apenas uma questão de tempo até que este sistema seja ainda mais miniaturizado o "streetview" chegue mesmo a todos os lados! (Espero que com os mapas em 3D e este streetview... não demore muito para que estes dados possam ser usados para jogos de corridas automóveis, simuladores de vôo... e até, porque não, jogos tipo Sim City, ou FPS. :)

Claro que com isto, os 20 Petabytes de imagens captadas para o Streetview se arriscam a duplicar ou triplicar... mas, é só comprar mais uns discos... (a não ser que por lá também se lembrem de querer implementar uma lei tipo a nossa PL118).



Não menos interessante, será talvez a capacidade de agora podermos reportar problemas com os mapas para a sua rápida correcção. Por exemplo, se num percurso de navegação se depararem com uma estrada cujo sentido de circulação foi alterado... podem reportar isso ao Google em poucos cliques. Uma ferramenta que recorre ao "crowdsourcing" para corrigir problemas, e que sem dúvida tornará os Google Maps e a sua navegação ainda mais fiável.





Se estão interessados... podem ver o este evento completo do Google já a seguir:

1 comentário:

  1. Anónimo9/6/12 01:49

    Notas:
    - Grande parte dos dados no Google Maps podem ser criados, editados, corrigidos,... via o Google Map Maker; Embora ainda não disponível para Portugal (+info» http://code.google.com/p/google-mapmaker/wiki/MappingPT )

    - Imagens a 45º e criação virtual automatizada de edifícios deverá ser uma consequência OU causa da/para a separação do SketchUp do Google.

    ResponderEliminar