2012/06/07
Ficha VGA num Ultrabook - o Peso da "Antiguidade"?
Já sabemos que não é fácil cortar os laços com o passado, nem mesmo quando em termos tecnológicos isso significa ir arrastando sistemas "obsoletos" ao longo dos anos. Sim, hoje em dia já nos livramos das portas paralelas e das portas série que noutros tempos eram obrigatórias em todos os computadores; o drive de disquetes demorou um pouco mais, mas também já se foi... e na maioria dos portáteis compactos, até o drive óptico deixou de aparecer.
Por isso mesmo, se torna um pouco ridículo que em portatéis "fininhos" que estão agora a ser lançados, onde até a ficha RJ45 para a rede obriga a alguma engenharia para lá conseguir ser encaixada, ainda se possa encontrar uma ficha VGA para ligação aos monitores.
Fichas que, como se pode ver no Sony Vaio X, parece ter sido a peça utilizada para determinar a espessura do portátil... pois nem 1mm sobra de "folga".
Poderá argumentar-se que ainda haverá muitos sistemas dependentes de uma porta VGA... mas... quantos dos reais utilizadores de um portátil deste tipo irão efectivamente usá-la? E assumindo que serão uma pequena percentagem, não faria muito mais sentido que se utilizasse uma ficha mais moderna tipo Mini-Displayport, e que permitisse a utilização de um adaptador externo para quem a quisesse usar para ligar a um equipamento (projector/monitor) VGA?
Quantos de vocês ainda dão uso a portas VGA regularmente; ou disquetes; ou drives ópticos; ou quantos utilizam ainda ratos ou teclados com ficha "PS/2"?
Arriscar-me-ia até a dizer: quanto ainda utilizam pens USB para transportar conteúdos... ou se não acham que é mais prático e eficiente descarregar o que se quer via rede ou internet?
(E isto leva-me de volta aos tempos em que compilava colecções de drivers e programas utilitários que gravava em CDs para ter sempre à mão sempre que instalava um novo PC, ou tinha que ir fazer "manutenção" a casa de algum amigo. E como as coisas foram mudando... até ao tempo de agora simplesmente nem me arriscar a mexer num computador que não tenha ligação à Internet. :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Portas VGA? Virtualmente sempre que preciso de fazer uma apresentação e estimo que isso ocorra pelo menos uma vez por mês.
ResponderEliminarTens toda a razão nas portas série, disquetes, etc mas VGA não pode ser, imho, considerado obsoleto ainda, só antigo.
VGA é a q mais duvido, sem duvida.
ResponderEliminarPen/usb uso diariamente, até pq no meu local de trabalho nem net há...
Sinceramente acho que cabe aos fabricantes quebrar estas barreiras. Bastava simplesmente equipar os equipamentos com as tais portas mini-displayport (por exemplo) e fornecer o respectivo adaptador para ligar a portas VGA que pessoalmente também considero ainda bastante utilizadas sobretudo no meio empresarial.
ResponderEliminarEsse ultrabook é o meu. :)
ResponderEliminarSony vaio vpcx115kx signature collection.
Posso dizer que desde que o comprei em seu lançamento a alguns anos atrás, essa porta vga é a conexão que eu usava diariamente para liga-lo à TV da sala.
E ainda levo arquivos em meu pen drive, já que nem tudo encontro disponivel na internet. Ou demoraria muito para procurar e baixar todos os arquivos que precisaria. Além das músicas, clips, apks, etc... ;)
Mas com certeza, como não se pode parar a evolução da tecnologia, portas menores são criadas e em novos ultrabooks o VGA e outras portas antigas já não existirão mais.
Já tenho que trocar o meu ultrabook tb, possivelmente pelo UX21 de segunda geração da Asus, o qual o VGA já não existe. ;)
No meu trabalho ainda é tudo portas vga nem DVI são fico :S
ResponderEliminarExiste algum serviço cloud para transferência de ficheiros tão ou mais conveniente e barato que uma pen usb?
ResponderEliminarAcho que o VGA já pode ser considerado uma tecnologia 'antiga', mas ainda não podemos escapar dela. Eu, por exemplo, tenho um notebook antigo que só consigo conectar a TV através do VGA. O correto, ao meu ver, seria o acompanhamento de um adaptador, para que aos poucos a tecnologia fosse sendo substituída.
ResponderEliminar"Já sabemos que não é fácil cortar os laços com o passado, nem mesmo quando em termos tecnológicos isso significa ir arrastando sistemas "obsoletos" ao longo dos anos. Sim, hoje em dia já nos livramos das portas paralelas e das portas série que noutros tempos eram obrigatórias em todos os computadores; o drive de disquetes demorou um pouco mais, mas também já se foi... e na maioria dos portáteis compactos, até o drive óptico deixou de aparecer."
ResponderEliminarNão nos livrámos das portas série e nem nos vamos livrar tão cedo.. A nível profissional é muito usado para a configuração de equipamentos de rede ;).
@Bruno
Eliminar... era no sentido de hoje em dia já não fazerem parte das coisas que vêm de série nos portáteis/motherboards.
Claro que tudo se resolve com uma placa add-on, ou adaptador USB<->série.
Eu tenho de usar todos os dias! Várias vezes...
ResponderEliminarNas salas de aula, todos os projetores só se ligam por esta porta...
Diariamente uso a porta VGA e a nivel de formação/educação principalmente é inclusivamente mais usada que uma porta USB....
ResponderEliminarLegacy hardware é um problema que se costuma resolver de 2 maneiras: espera-se que a Apple o faça para que o mercado todo vá atrás; toma-se a dianteira mas oferece-se, se possível sem custos adicionais, um adaptador.
ResponderEliminarO que não se pode ou deve fazer nunca é manter o hardware por causa de 20% ou menos do mercado.
A porta RJ45 tem que levar uma mudança das grandes...
ResponderEliminarQualquer dia is computadores são feitos só de mini-usbs :D