2012/07/02

Vencedor da T-Shirt "Nostálgica"


A semana passada o desafio para ganharem a nossa t-shirt oficial semanal foi recordarem e partilharem connoscos algumas das vossas memórias nostálgicas. E foi com especial prazer que percorri as dezenas de resultados - que me dificultaram a tarefa de ter que decidir um único vencedor.

Muitos recordaram os seus primeiros computadores "PC", outros os ZX Spectrum, outros optaram pela magia dos Game Boy (ou até dos Game&Watch), e outros ainda foram tirar o pó a coisas como a Brickmania, consolas de jogos, e até máquinas de flipper!

Deixo de seguida algumas destas memórias:

"Quando entrei na loja de brinquedos da minha cidade e vi pela primeira vez as consolas da Nintendo em Portugal, a NES e o GameBoy. Ainda me lembro dos sons do Super Mario e dos olhos em bico dos bonecos do WorldCup da NES quando levavam uma bolada, bem como dos "Opáá, não!" quando a jogar Tetris num GameBoy com o Link Cable, um jogador recebia uma enchente de blocos eliminados pelo seu adversário. :)"
-- Luis Marques
ZX Spectrum 128K. Jogar horas indefinidas o "CHASE HQ"... Demorava 15 minutos a carregar quando corria bem... Caso contrário tinha sempre à mão a chave de fendas para afinar o carregamento e tal e qual um maestro prestava atenção aos sons "espectaculares" para descobrir o melhor tom e "rezava" para que os 15 minutos de Load "" corressem de forma eficaz... Grandes tardes passadas com o meu ZX Spectrum que ainda lá está na caixa original...
-- Sérgio Gonçalves
O primeiro telemóvel que entrou la em casa, anos 90 eu teria uns 10 anitos, ainda era telecel e indicativo 0931, cartão sim tamanho total, ainda nem sequer tinha a função SMS activa no menu....menu esse que eu conhecia do inicio ao fim. Apesar de ser o mais novo da família era comigo que o meu pai tirava  as dúvidas.
-- Pedro Santos
Muito provavelmente a primeira lembrança tecnológica que possuo nas recônditas gavetas da minha memória, será certamente algo chamado de ""Boxing"". Ora o ""Boxing"" não é mais que o jogo de boxe mais arcaico que existe, lançado no início da década de 80 (anos antes de eu próprio nascer) pela Activision para a consola que provavelmente mais gozo me deu, a Atari 2600.
Consistia num pequeno quadrado onde circulavam os ""lutadores"" que mais pareciam dois macacos daqueles que usamos para levantar o carro com o intuito de trocar a roda do carro. Foram tardes e dias em que estava sempre a perder para a minha irmã mais velha e poucas vezes conseguia acertar no centro do boneco (apenas existia uma maneira de pontuar). Mas seja como for, era uma alegria para um miúdo com 4 anos poder jogar seja o que fosse através de uma televisão a preto e branco. Era um jogo fantástico, simples mas ao mesmo tempo desafiante. Provavelmente foi nessa altura que matei o meu primeiro Joystick de vários que possui.
Mais alegria que isto, só mesmo quando anos mais tarde consegui acabar o DOOM, seguido, e sem gravar.
Mesmo que não ganhe a camisola, obrigado por me fazeres relembrar isto, e por me teres feito procurar pela ATARI, e ter passado a última meia-hora a jogar (na mesma TV a P&B que referi) e a reviver os traumas de infância por não conseguir ganhar à minha eterna rival dos jogos electrónicos!

-- Rui Brandão


E para o final apoteótico... o nosso vencedor. :)
O que recordo com maior carinho é sem dúvida quando me foi oferecido o meu primeiro PC: um 486SX 25Mhz em segunda mão! (um portento, atendendo a que na altura pouco melhor havia). Claro que eu na altura andava a estudar e queria o PC para quê?... Para jogar, pois claro! Tinha uma disquete com o Ellifoot que andava sempre comigo para poder jogar nos PC's da escola. Ora a bela da disquete de tanto andar enfiada dentro da minha carteira começou a ganhar folga na cobertura metálica e um certo dia vou eu todo lampeiro jogar e quando vou para retirar a disquete da drive fica lá a cobertura metálica.Dizer aos pais estava fora de questão, portanto toca a inventar: Alicate de pontas, uma pinça, uma boa dose de paciência e lá consegui tirar aquilo.
O problema é que quando liguei o PC aconteceu uma série de acontecimentos estranhos: O PC estranhamente começa a "fumegar", vai o quadro eléctrico e para grande azar entra o meu pai.
Resultado: um raspanete seguido de um belo par de palmadas no rabo, e a reparação do PC bem me saiu do bolso!
Foi este episódio que me levou a querer seguir informática!

--Élio Sequeira


3 comentários:

  1. Muito obrigado Carlos!
    Um enorme abraço e continua com o fantástico trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Porque será que essa história da disquete é comum a muitos de nós? :D

    Não ganhei a t-shirt, mas fica para a próxima! Parabéns ao vencedor!

    BTW, serei o único a guardar uma coisa destas de forma muito religiosa? Vamos lá ver:
    http://i47.tinypic.com/oj2x6h.jpg

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os famosos arquivadores atulhados de disquetes, ah pois, tinha que ser. :)

      Eliminar