2012/09/21

Kickstarter Clarifica que não é uma Loja


O Kickstarter tem sido um projecto com enorme sucesso, que permite que pessoas com ideias as tornem realidade, financiadas directamente pelas pessoas a quem se destinam. Bastará ver que rara será a semana sem que por cá vos fale de um ou de outro projecto que por lá vai surgindo, ou então relembrar do gigantesco sucesso que foi o Pebble.

Mas, à medida que o Kickstarter se vai tornando maior e mais atractivo, aumentam também os riscos de projectos que podem ter boas intenções... mas que por um ou outro motivo não são capazes de concretizar com o prometido. E isso poderá deixar bastante angustiados todos aqueles que "compraram" a ideia, e depois descobrem que afinal a ideia não passava de isso mesmo... uma ideia que não se materializou.

Para evitar mal entendidos, o Kickstarter vai alterar ligeiramente as suas regras, com o intuito de deixar bem claro que o Kickstarter não é uma loja.

Alterações que têm sido alvo de bastante contestação por parte de algumas pessoas, mas que - pessoalmente - me parecem ser perfeitamente justas, e evitar potenciais enganos.


Para começar, os novos projectos terão uma secção dedicada a explicar os "riscos e desafios", que melhor informarão os potenciais apoiantes dos obstáculos que terão que ser superados para tornar o projecto realidade.

Depois, para os projectos hardware e produtos, vêm as medidas mais "polémicas":

  • Passa a ser proibido apresentar simulações do que o produto poderá fazer no futuro. Apenas será permitido mostrar aquilo que os produtos conseguem fazer *nesse preciso momento*.
  • Renderings do produto como ele será no final são igualmente proibidos, todas as imagens deverão ser dos protótipos tal como eles são.


Com estas medidas espera-se evitar a criação de expectativas nos apoiantes, que depois poderão não ser cumpridas. Assim, poderá ser mais difícil cativar as pessoas, mas pelo menos saberão com o que podem contar... e se tudo correr bem, saberão que no final terão um produto bastante melhor.

Outra medida polémica é que deixará de ser possível oferecer recompensas em quantidades múltiplas (tirando os casos em que tal será "obrigatório" ou apropriado). Diz o Kickstarter que desenvolver um novo produto já é incrivelmente complexo, e que dar a ideia de que os produtos já podem ser vendidos em quantidade cria a ilusão de que é como se já estivesse numa loja pronto para ser vendido.


Estas medidas aplicam-se apenas às ditas categorias de hardware e produtos, e não significam que - por exemplo - um videojogo não possa apresentar imagens do que os criadores pretendem criar.

Como disse, parecem-me medidas razoáveis para evitar potenciais enganos nos que lá chegam, vêem umas imagens bonitas, e pensam que a "compra" é como se fosse numa loja.


E vocês... já apoiaram algum projecto no Kickstarter? Eu estou actualmente a apoiar três (que me lembre!) e mortinho porque me cheguem os produtos finais às mãos. :)

1 comentário:

  1. Eu também estou a apoiar projectos no Kickstarter.
    E uma dúvida surgiu-me.
    E se ficarem presos na alfândega? Alem de ser muito chato, não 'comprei' o producto. O que aconteceu foi que contribuí monetáriamente para o projecto e fui recompensado, certo?
    Queria saber se já lhe aconteceu

    ResponderEliminar