2012/09/19

Novo Google Maps para Android no dia em que chega o iOS 6


Poderá ter sido uma mera coincidência que no dia em que o iOS6 chega ao público, e perca os mapas do Google, o Google lance uma nova versão do seu Google Maps para Android.

O novo Google Maps facilita a introdução de locais, ao sincronizar as vossas pesquisas entre todos os equipamentos que usam. Se pesquisaram por algo no computador, essa pesquisa será sugerida caso comecem a escrevê-la no vosso Android, facilitando o processo de encontrar locais pelos quais procuraram recentemente. (Para que isto funcione têm que estar com o login feito no google maps, e com o histórico web activado).

Também é possível ver o histórico das pesquisas feitas nos mapas e dos destinos, indo a My Places, e espreitar a secção "search" ou "directions". E tal como nas versões anteriores, é possível (e recomendável) que definam as localizações da vossa "casa" e "trabalho", para que assim possam navegar até lá escrevendo apenas esses atalhos.



Se têm um android, bastará irem ao Google Play para instarem ou actualizarem a App do Google Maps (se não tiverem as actualizações automáticas activadas).



Agora a grande questão que se coloca é quando é que surgirá uma app do Google Maps nativa para o iOS. O Google já disse que tinha intenções de "chegar a todos os utilizadores", e houve até relatos que afirmavam que a App estaria pronta a tempo da estreia do iOS6 (mas se é o caso, até este momento, ainda não apareceu). Outros argumentam que o Google poderia muito bem fazer "suar" um pouco os utilizadores de iOS, deixando-os ver o quanto estão a perder com os novos mapas da Apple (que podem ter modos "bonitos" em 3D fly-over... mas cuja praticabilidade real não chegará a poder ver realmente o que se procura via streetview, ou até ter o simples acesso às informações dos transportes públicos - os mapas do iOS6 permitem que essa informação seja adicionada via serviços de terceiros... mas por enquanto, poucos ou nenhuns existem.)

Embora estrategicamente seja fácil perceber os motivos que levaram a Apple e libertar-se da dependência do Google, admito que não me importava nada que este abandono do Google Maps se viesse a revelar uma autêntica "TSU" que daqui por uns dias obrigasse a Apple a admitir que fez mal e tivesse que regressar aos mapas do Google - mas... sendo a empresa que é, não contem com isso. :)

Há também que considerar que toda e qualquer tipo de "mudança" raramente é pacífica... e por isso, o melhor será esperar um pouco para que os ânimos acalmem, para depois se analisar friamente a validade da nova App de mapas da Apple face à do Google. Para quem não quiser abdicar do Google Maps no iOS6, a solução mais imediata é usar o Google Maps na sua versão web dentro do Safari (ou do Chrome). Mas... eu arriscaria a dizer que o Google não vai deixar os utilizadores pendurados por muito tempo - sob pena de eles se começarem a habituar bem demais aos mapas da concorrência! - e que uma app para iOS surgirá em breve.

A ver vamos...

6 comentários:

  1. A parte que eu mais gostei neste google maps, foi a possibilidade de se fazer zoom com um dedo. Poder conduzir e fazer zoom ao mesmo tempo.
    Muito bom.

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião, Google deveria fazer com tudo aquilo que está a fazer com o Maps - prioridade a Android.
    Para os outros?
    Apenas quando os utilizadores começarem a suspirar e a rezar...
    E olha que no caso da Apple não deverá tardar muito. Ainda ontem estávamos a comparar os dois e do outro lado era - "que raiva" e "#$()$##!"
    Por agora, o sistema da Apple é medíocre e terá que melhorar imenso para chegar aos calcanhares da concorrência. Ontem, no caso do aficionado da maçã colocava-o no meio do oceano!
    Convenhamos que por cá não é difícil mas... :-)

    A questão que vale milhões - porque será que a Apple optou por esta atitude?
    Themonuclear war!?
    Ou muito simplesmente viu que existe um enorme mercado a explorar no seu fechado mundo!?

    @braço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas se já deste a resposta !!! "A questão é ... vale milhões". Associados aos mapas há o negócio dos anúncios.

      Uma coisa é certa, o Maps da Google no iOS estava a ficar esquecido pela Google. Crie uma app ao nível da do Android e ponha-a no Apple Store. Qual é o problema ? Estou convencido que vai fazer exactamente isso.

      Por birra a Google deixava o negócio dos mapas para o iOS, só para quem usa Android ter uma vantagem para "esfregar na cara" de quem usa iOS ? Ora. "Business is business", obriga a uma certa racionalidade nas decisões.

      Eliminar
    2. Não era por culpa do Google. Com a app dos mapas a fazer parte do sistema, era a Apple que não tinha nenhum interesse ou vontade de mandar updates cá para fora a cada 2 ou 3 meses.
      (E por isso mesmo também a app do "youtube" do sistema era completamente arcaica.)

      Embora gostasse que a Apple continuasse com os mapas do Google, sem dúvida que assim separados, o Google passa a ter mais liberdade para desenvolver as Apps sem estar preso a essa limitação da Apple.

      Eliminar
    3. "mandar updates cá para fora a cada 2 ou 3 meses" ?!

      É verdade que não tenho memória para tudo, mas nos mais de dois anos que levo do iOS não me lembro de nenhuma actualização do Mapas e do Youtube da Google.

      Não me convenço que a Apple é que quisesse ter essas duas inutilidades no iOS. Mas também penso que o Google vai aparecer com melhores produtos na Appl Store, como apps normais.

      Eliminar
    4. Nas do sistema iOS, nao... mas olha para todos os updates da app nos Android, por exemplo. Daí a "separação" até ser boa para nós também... (desde que o Google se aplique, como será de prever, a lançar uma App em condicoes :)

      Eliminar