2012/10/09

Notícias do Dia

Um salto do espaço para a terra (como foi atrasado, ainda estão a tempo de o acompanhar ao vivo) é o dstaque do dia, e que serve para fugir um pouco às habituais notícias de hardware e smartphones .

Mas se é isso que querem, seguem-se as notícias do dia... hoje dominadas pela plataforma Android e pelos novos Nexus:


As Versões do Android


O tema recorrente que nunca deixa de estar na moda: o tempo que as actualizações do sistema Android demoram a chegar aos equipamentos. Quase 1 ano(!) depois do lançamento do Android 4.0, a grande maioria dos equipamentos que acede ao Google Play continua a ter o Android 2.3 instalado - ou seja, um sistema que está quase a fazer 2 anos.

Este é um dos grandes problemas que o Google tem que resolver - mesmo sabendo-se que a "culpa" não é directamente deles. É que para um cliente, pouco ou nada está interessado em saber que o responsável pelos atrasos (ou ausência de actualizações) é a marca XPTO e não o Google. Se comprou um smartphone Android será de esperar que pudesse actualizá-lo para um Android mais recente assim que é lançado.

Os rumores que apontam para que o Google pretende alargar a iniciativa "Nexus", de forma a facilitar estas actualizações directamente da origem são um sinal de que o Google também está a tentar resolver a situação. Mas até que isso dê frutos, a única opção "segura" é apostar num Android Nexus.

E por falar em Nexus...



LG Nexus já descoberto?


Parece que se confirmam os rumores que apontavam para que o próximo Nexus fosse da LG. Aos poucos vamos ficando a conhecer mais detalhes... e parecem já estar disponíveis as fotografias do modelo final tal como será vendido ao público.

... Esticamente não há grandes surpresas (a não ser um efeito "3D" na tampa traseira), e só nos resta esperar que não haja patentes sobre "smartphones com cantos arredondados e ecrã de grandes dimensões e sem botões"! :)

E como não há duas sem três... continuamos com Nexus....


Tablet Nexus de 10" será feito pela Samsung?

Já sabemos que o Google está interessado em apostar em força nos Tablets, e para isso será necessário dar o salto do Nexus 7 para um tablet de tamanho superior, capaz de ser uma real alternativa ao iPad da Apple que continua a dominar este segmento.

Para isso, o Google deverá uma vez mais recorrer à Samsung para criar um Nexus... Desta vez um novo tablet Nexus de 10", que terá um dos novos paineis LCD de 2560x1600 (superando a resolução do iPad 3), e que assim ficará posicionado no extremo oposto ao Nexus 7 de $199 - e do hipótetico tablet de preço ainda mais baixo de $99 cuja produção supostamente terá início em Dezembro.


Fotos do Mini iPad

E para terminar com um assunto que combine com o anterior... continuam a surgir fotos do suposto iPad Mini que deveremos ficar a conhecer já na próxima semana.


Tal como o disse no lançamento do iPad original... é tudo muito bonito, mas o verdadeiro "segredo" está no preço. Se tivermos um iPad Mini a 249€ ou menos... muito bem; se for mais que isso... não me parece que venha a ser nova revolução. Nem que seja pelo facto de imaginar que muitos possuidores de iPads actualmente até possam considerar a compra de um mini iPad adicional, se estiver a esse valor... mas se for mais que isso... quanto é que o farão?




Curtas do Dia




Resumo da Madrugada



2 comentários: