2012/11/22
A "conversinha" com os Filhos sobre a Internet
Para quem tem filhos, as conversas sobre a sexualidade são por vezes assunto non grato que é tratado como tabu, ou que se assume que eventualmente eles lá descobriram por eles próprios (sendo que, não deveria haver motivos para isso, já que se trata de algo perfeitamente natural, e sem o qual... não haveria filhos.
No entanto, para além dessa "conversinha", há outra conversa que começa a ser necessária fazer, e que deverá ser feita bem mais cedo - e sem tantos constrangimentos: nomeadamente, a que se refere a uma utilização saudável e cuidada da internet. Este é um dos apelos que o próprio Eric Schmidt do Google incentiva os pais a fazerem.
Numa altura em que as redes sociais destroçam em muitos casos as fronteiras entre o público e o privado, convém educar desde cedo as crianças para as precauções que devem ter sempre que colocam algo na internet, tal como se anteriormente se alertava acerca dos "desconhecidos".
Sabendo-se que algo que vá parar à internet dificilmente poderá ser "apagada", faz com que toda e qualquer coisa - mesmo que feita por brincadeira ou acidente - possa ter consequências que se arrastam por meses, anos, ou toda uma vida.
Portanto... a ter em conta caso tenho por hábito deixar os mais pequenos "à solta" na internet sem qualquer tipo de controlo ou "formação".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Este é um assunto bastante pertinente, mas pouco discutido.
ResponderEliminarBem haja @Carlos por teres feito este alerta.