2012/11/07

Feira Inovação e Tecnologia da PT

No passado dia 30, Domingo, realizou-se a feira sobre tecnologia e inovação da PT no Pavilhão Atlântico em Lisboa, que até contou com uma visita guiada para todos os participantes. Internet, televisão, domótica, saúde... muitos foram os temas abordados nesta feira. O João Feteira esteve lá, e conta-nos como foi.



Numa primeira fase foi explicado um pouco da tecnologia subjacente a toda a estrutura da rede da PT, o 4G e a Fibra. Ocorreram algumas demonstrações tais como, a soldadura de uma fibra “ao vivo”, e até vários tablets a correrem streams simultâneas dos canais Meo, através da aplicação Meo Go, por 4G. (Curiosidade: um speedtest feito num destes tablets apontava para os 80-90 Mb de download).

Posteriormente,  através da ajuda visual duma maquete e duma rack de um servidor, anunciaram o novo data center na Covilhã que irá ser o 6º maior do Mundo. Entre outras coisas, este data center vai servir de suporte aos novos serviços de Cloud que a PT pretende oferecer a todo o País.

Um apontamento para uma carrinha da PT presente na feira, em que demonstraram que estavam também empenhados em reduzir o tempo das instalações e a eficácia das mesmas, apetrechando-a de uma estrutura fixa na bagageira, com o equipamento necessário para uma semana de instalações, devidamente organizado.




De seguida passaram à parte dos serviços públicos, entre os quais soluções de videovigilância, gestão de frotas, ecrâs interactivos para montras, sistemas de gestão de filas e análise de audiências. Este ultimo pareceu-me interessante e até estive a “brincar” com aquilo, pois ele identificava o publico que estava a assistir, a sua idade, género e “grau de interesse”. Bastou-me sorrir e o sistema registou logo que naquele instante algo tinha captado a minha intenção (supostamente).

No entanto as duas soluções que mais apreciei foram o pagamento dos parques de estacionamento via uma app no telefone e um produto para vender a empresas de distribuição de água, (e possivelmente gás e electricidade) que lhes permitirá medir em tempo real o consumo de cada habitação.

No primeiro, destaco a simplicidade e facilidade com que se pode pagar um lugar de estacionamento (para já só está em testes em Sintra) através do telemóvel. É possível definer várias opções, como pagamento check in/check out (pagando assim apenas o tempo estritamente necessário), prolongar o tempo, carregar o parque com X euros, e consultar o tempo restante disponível. Para usar o serviço será necessário efectuar um registo num portal específico, e os revisores passarão a andar com um smartphone para controlar cada automóvel.

A solução de controlo de consumos é interessante pois permite às empresas distribuídoras fazerem a facturação real do nosso consumo, evitando aquelas surpresas desagradáveis por estimativa no final do mês se nos esquecermos de enviar a leitura dos contadores.


Demonstraram ainda várias apostas na vertente de saúde, como medicos à distância, monitorização remota dos recém nascidos (já em fase piloto nalguns hospitais), e ferramentas de acessibilidade para pessoas mais idosas.


A nível do serviço Meo, para além dos já conhecidos Meo Kanal, Music Box, entre outros, demonstraram uma solução de medição de energia para as casas, em que apresentava os consumos por datas e a quantia que já teríamos a pagar até essa altura do mês.

Como funcionalidades extra, aconselhava a melhor opção de tarifário para o nosso uso corrente, e as poupanças que dai adviriam se optássemos pelo tarifário indicado. No meu grupo esqueceram-se de mostrar a parte de domótica, mas pude fazer algumas perguntas ao responsável, e tanto quanto me pareceu a solução baseia-se na utilização da interface QuiiQ, a nível de controlo e integração (através dum touchscreen) e relativamente a equipamentos, pelo que percebi seriam soluções em que a PT já tinha sólidos produtos, mas não estavam integrados num “pacote” final, tais como segurança, vigilância, entre outros.

Embora seja apaixonado pela automação residencial, não sei até que ponto vão vingar com esta abordagem, um tanto ou quanto fora das luzes de ribalta. É uma área que deviam apostar fortemente, pois têm toda a estrutura, a meu ver, necessária para implementar com sucesso uma solução completa e até integrar os serviços na meobox.


Na vertente da educação, as novidades passaram por mais conteúdos para o Meo Kids, soluções de elearning (Formare) e quadros interactivos para as escolas.

A nível de cloud foi referido o serviço gratuito de alojamento para qualquer utilizador (mesmo sem ser assinante da rede PT) de 16Gb de espaço, e algumas opções para empresas e particulares, como remote clients, alojamento web, mails, e respectivas plataformas de gestão.


Já no final da feira foi possível assistir ao vivo ao TMN Wallet com o pagamento dum café numa máquina preparada para o efeito. Esta aplicação consiste num sistema para efectuar pagamentos através de SMS, QR Codes, NFC e que pode ser carregado via paypal, MBPhone, mutibanco ou cartao de crédito. Só não percebi porque não consideram a hipótese de carregar o dinheiro directamente para o saldo da
operadora, em vez de uma conta à parte, mas eles lá saberão.

Com isto concluo o meu relato, e espero sinceramente que algumas das tecnologias apresentadas vejam a luz do dia o mais rápido possível, pois irão sem dúvida melhorar a qualidade de vida, e ligarem-nos cada vez mais a este futuro digital.

1 comentário:

  1. Muito bom sim senhor, gostei do artigo :)

    É sempre bom ter relatos de eventos onde não pudemos estar presentes.

    ResponderEliminar