2012/11/22

Notícias do Dia

Hoje em destaque temos o novo Series 9 da Samsung, e também promoções que publicitam desconto em tudo... mas que afinal deixam de fora uma dúzia de coisas (o "tudo" já não é o que era). O que continua a ser o que é são as nossas notícias do dia, que vêm já a seguir:

Google vs Apple


Já por cá temos falado muitas vezes nesta questão, e não deixa de ser curioso que o assunto seja excelentemente resumido por Patrick Gibson, que trabalhou no desenvolvimento do primeiro iPad: de que o real problema da Apple é que o Google está a melhorar mais rapidamente na área do design do que a Apple o está a conseguir fazer nos serviços web.

Todos sabemos que há coisas excelentes no iOS a nível de design e usabilidade; e que o Google tem toda a sua gama de excelentes serviços - do Gmail, aos mapas, calendários, etc. E uma vez que por agora parece inconcebível imaginar estas duas empresas a trabalhar juntas, a questão é que mais rapidamente o Android do Google tem as condições para resolver os problemas de design que faltam limar; do que a Apple tem de conseguir resolver todos os pontos fracos da sua plataforma.



Samsung quis ver acordo entre Apple e HTC... mas só viu 33 palavras

A Samsung queria saber alguns detalhes sobre o acordo feito entre a Apple e a HTC, mas... parece que confiou demasiado na "bondade" da Apple quando aceitou em receber uma cópia que teria censurado valor acordado a pagar pelos licenciamentos. É que embora o documento estivesse marcado como altamente confidencial e disponível apenas para os advogados sob ordem de sigilo, o documento fornecido estava completamente censurado e tinha apenas 33 palavras visíveis. (Afinal não foi bem assim, a notícia já foi corrigida).

A Samsung já deu seguimento a novo processo para conseguir ver o documento na totalidade.


Kickstarter processado por promover Impressora 3D


Lembram-se da impressora 3D Form 1 que apareceu no Kickstarter promovendo impressões 3D de alta qualidade, superiores à que podem ser conseguidas com o método de extrusão plástica?

Pois bem, parece que vai ser um projecto que vai dar que falar, e pelos piores motivos. Os seus responsáveis - e também o Kickstarter - estão a ser processados por outra empresa que diz que esta impressora utiliza tecnologia que viola as suas patentes.

... De forma algo relacionada, no caso das Ultimaker, impressoras 3D que pudemos ver ao vivo no Codebits, é igualmente triste que não possam oferecer um modelo "dual-head" que poderia imprimir com dois materiais diferentes... precisamente por também temerem que essa alteração os coloque em risco de uma patente de outra empresa.

Estão a imaginar o que é terem uma excelente ideia, e quererem trazê-la para o mercado, e descobirem que não o podem fazer, porque alguém se lembrou do mesmo primeiro e a patenteou?


Linux Mint 14 já disponível


Querem espreitar um sistema operativo "Linux", mas já estão fartos de ouvir falar do Ubuntu e querem algo diferente? Então aproveitem e experimentem o novo Linux Mint 14 "Nadia", acabadinho de sair.

Embora o Mint assente no Ubuntu como base, dispensa por completo o seu interface gráfico (Unity) e recorre a um ambiente de trabalho mais tradicional - e que será mais do agrado de todos os que não engraçaram com o aspecto remodelado do Ubuntu.

Como sempre... não custa nada experimentar, e podem dar uso a uma máquina virtual, usando um programa gratuito como o VirtualBox para criarem um PC virtual com o qual podem "brincar" à vontade.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

6 comentários:

  1. Carlos, acho que o que foi omitido foram 33 palavras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, já corrigiram... ontem quando a escrevi (pré-agendada) referiam isso.

      Eliminar
  2. Bem, o gajo é tão burro tão burro que antes de escrever qualquer coisa deveria tentar saber do que está a falar. Claro que depois vem a desdizer tudo o que disse mas ao estilo da Apple de uma forma encapotada quando deveria ter passado um traço na palhaçada que escreveu.
    "At the hearing, Samsung explained that it needs an unredacted version of the settlement agreement because the financial terms are probative of arguments Samsung raises in its opposition to Apple’s permanent injunction motion."

    De facto o que aconteceu é que a Samsung nunca quis o documento redigido e com omissões. Por esse motivo entrou com uma moção para que a juíza obrigasse a Apple a mostrar totalmente o acordo efectuado. E a juíza mandou que sim - a Samsung tem o direito de ter o acordo sem qualquer redacção - ou seja uma cópia do original:
    "Accordingly, Samsung’s motion to compel production of an unredacted version of the settlement agreement is GRANTED. Apple shall produce the unredacted document without delay subject to an Attorneys-Eyes-Only designation under the protective order already in place in this case."

    Depois do que a Apple fez na Grã-Bretanha não sei como esta juíza verá mais esta reles jogada.

    ResponderEliminar
  3. Realmente as deficiências dos serviços Apple parecem insanáveis:
    1) A Siri que nunca mais sai da fase beta, com o serviço do Google a ganhar cada vez mais funcionalidades e idiomas;
    2) O iCloud só não é um completo fiasco por causa dos backups (já testei e funcionam muito bem) e do Photo Stream, pois os contactos, agenda e email são muitos fracos se comparados aos do Google.

    ResponderEliminar
  4. "Estão a imaginar o que é terem uma excelente ideia, e quererem trazê-la para o mercado, e descobirem que não o podem fazer, porque alguém se lembrou do mesmo primeiro e a patenteou?"

    Este é precisamente um dos pontos que me irrita no "negócio" das patentes.

    Imagina agora quando alguém tem uma patente que não explora comercialmente e que impede outros que fizeram o trabalho de casa completo e só à posteriori descobriram a existência desta?!

    Acho isto completamente absurdo e sim, também na minha empresa de aposta em I&D

    ResponderEliminar
  5. Ah! e Carlos, tem cuidado quando ligas a essa mula floreada. Não passa de um gajo pago pelo menos pela Oracle e Microsoft. Até ao momento, embora as suspeitas sejam imensas, ainda não fez o respectivo disclaimer que também trabalha para a Apple.
    Se tens lido o The Register, onde antigamente papagueavam o que este gajo lhes injectava quase diariamente, podes ver a natureza dos comentários quando alguém o menciona. De tal forma que ultimamente não tem aparecido qualquer ligação a este logro. Em muitos outros sites acontece exactamente o mesmo.
    O gajo raramente acerta uma e como é lógico é tendencioso ao ponto de ser sempre contra a Google - de tal forma que até apareceu o seu nome por obrigação do juiz como opinador pago da Oracle no caso destes contra Google/Android que como sabes terminou miseravelmente mal para a Oracle - este palhaço fal(h)ava em biliões para a Oracle!

    @braço.

    ResponderEliminar